Duvida sobre essências ?
Bem, a questão é a seguinte, uma amiga minha que acabou de voltar do Egito me trouxe uma essência de flor-de-lótus.Minha única preocupação é que no vidrinho em que ela me deu não é completamente vedado. Existe risco de evaporação e o que eu devo fazer pra preservar melhor a essência?
Comments
Na verdade deve ser uma mistura de oleos essenciais, que possui componentes de diferentes que se evaporam em proporções diferentes.
Nestes casos, você pode ter a perda da parte mais volátil, ou seja, as partes mais aromáticas, que provocaria uma alteração do odor.
Outro problema pode ser causado pela degradação por oxidação em presença do ar, ou por reações fotoquimicas pela ação da luz.
Como já foi dito, conserve em local fresco ou refrigerado.
Frasco ambar ajuda a proteger.
Mas lembre-se que a exposição ao ar é o principal agente de degradação, pois mesmo fechado, o ar contido no frasco provoca degradação, e cada vez que você abrir o frasco deixará entrar mais oxigenio.
Como qual;quer substância, principalmente os de origem natural, tem um prazo de validade, independente dos cuidados de conservação.
Dentro de algum tempo, o odor vai ter se alterado.
-colocar em um vidro opaco, para proteger da luz ultra violeta etc.;
-usar uma tampa de borracha bem firme;
-enrolar o frasco em papel aluminio para proteger mais ainda da luz que degrada o óleo essencial.
e como disse a colega armazenar refrigerado.
ok
Sim. As essências são compostas por substâncias(basicamente óleos essenciais) muito voláteis, ou seja, que evaporam facilmente.
Acredito que a melhor maneira de armazenar a essência seja dentro de um frasco de vidro, e caso queira melhorar a vedação, coloque teflon (fita para vedação) na tampa, evite exposição à luz e ao calor, se preferir coloque o frasco na geladeira.
Espero ter ajudado!