Para espiritas! Me esclareçam por favor! Mediuns de Umbanda X Mediuns Kardecista?
Ouvi dizer que existem diferenças entre ambos!
É verdade que Médiuns de Umbanda nascem com os chackras totalmente abertos e girando em frequências de bastante aceleração. E que
No Espiritismo ou Kardecismo os chakras dos médiuns são mais fechados e só abrem aos poucos, durante a sua vida, conforme seu desenvolvimento espiritual e mediúnico?
Obrigado por sua resposta!
Comments
Veja nesse Fórum :
Não existe a menor diferença entre médiuns espíritas e umbandistas. O que muda, na verdade, é a crença e não a mediunidade, que é característica FÍSICA do individuo, desvinculada de sua religião *(Livro dos Mediuns)
O medium espírita é, portanto, igual ao umbandista, ao católico, ao evangélico e ao candomblecista.
O que muda, na realidade, é a vibração utilizada para os trabalhos, que acaba gerando uma adaptação maior do médium a esta ou aquela casa ou entidade.
Um exemplo pessoal: enquanto ainda não tinha contato com os exus que trabalham comigo, a vibração de exu emanada num centro vizinho à minha casa (quando havia gira) me fazia muito mal, ao ponto d eu ficar sem dormir e extremamente perturbada.
Com o passar do tempo me adequei a esta vibração e consigo trabalhar com várias entidades, de várias vibrações diferentes e em conjunto. Ou seja, em um trabalho de cura realizado no centro espírita, dependendo do problema do paciente, quando necessário temos a presença de exu, pomba-gira, velho, médico, enfermeira, todos trabalhando unidos e mostrando que as diferenças existem apenas entre os encarnados.
Isso sem mencionar que mesmo entre os encarnados há pouca diferença entre umbanda e espiritismo (quase nenhuma) o que tornaria desnecessario mediuns distintos para cada trabalho.
Bons livros sobre umbanda e seus mediuns são os do Angelo Ignacio, pelo medium Robson Pinheiro (tambores de angola e aruanda), afinal pouca gente, dentre os espiritas, sabe realmente o que é a umbanda e como trabalha.
Clique aqui para ler mais: http://www.forumespirita.net/fe/comunicabilidade-d...
No médium creio que não, mas na incorporação tem sim. Eu falo porque eu vejo.
Se você reparar na incorporação de um Umbandista verá que o médium muda até a voz. Muda o jeito, de falar, de andar, de se expressar corporalmente. Muda a expressão facial. Tudo de acordo com a entidade. O Exu da minha Mãe quando incorpora, ela fica pálida e com a voz grossa, e quando ela incorpora o Preto-velho ela fica bem corada e fala e se mexe como se fosse de iadade bem avançada.
No Espiritismo (kardecismo), eu vejo que apenas são transmitídas as mensagens.
Médium é a pessoa em sí, não a religião. Há médiuns ostensivos em todas as crenças e nos ateus, também.
Os chákras, ou centros de força, não são diferenciados por ideologias religiosas, mas pela estrutura psico- espiritual do individuo.
Olhe, eu já "estudei" mais de 50 livros espíritas e sou espírita kardecista... Sobre chacras eu já lí muito em vários livros de ioga... Os livros espíritas (kardecistas) falam muito pouco a respeito dos chacras.... Quanto a questão de que médiuns da umbanda nascem com chacras girando com frequência muito acelerados e os médiuns kardecistas nascem com chacras mais fechados e só abrem aos poucos é um imenso "papo-furado" e quem lhe disse isso é um grande enganador... Isso é pura blá-blá-blá de quem não tem o que inventar... A grande diferença entre os médiuns da umbanda e os médiuns espíritas kardecistas é que os médiuns da umbanda seguem a religião afro-brasileira que é a umbanda e a qual foi trazida para o Brasil pelos negros africanos que foram trazidos como "escravos" para o Brasil e que aqui continuaram suas tradições "religiosas" trazidas por eles da África... Os médiuns espíritas kardecistas seguem a Doutrina Espírita que não tem absolutamente nada a ver com a Umbanda e os médiuns espíritas kardecistas seguem os ensinamentos transmitidos por Allan Kardec nos cinco livros "básicos" escritos por Allan Kardec e que constituem os "pilares" da Doutrina Espírita... Atualmente já existem mais de 2000 livros espíritas psicografados por inúmeros médiuns espíritas kardecistas e "ditados" por inúmeros espíritos desencarnados... Essa é a grande diferença entre uns e outros...
Isto é lenda.
Sou médium umbandista de incorporação e teenho mediunidade de psicografia.
Isto independe de religião, mas tudo é passivel de desevolver ou reprimir, mas todo ser humano é médium.
Se não fosse assim um médium não teria como mudar de religião, mas é possivel um umbandista tornar-se espírita, ou evangélico, católico etc.E VICE VERSA TAMBÉM.
Para DEUS e para os Espíritos não existem religiões, só existe o Bem e o mal.
Seja umbandista, seja espírita cabe a cada dia buscar servir ao Cristo, no Amor e por Amor. Reforma Interior, e atitude de renovação sempre!
==============
lima, ótima resposta, também recomendo Robson Pinheiro (que antes de ser espírita e medium era evangélico) e um de seus mentores Angelo Inácio.