Dever de casa: EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA... alguém se habilita? rsrs?

A UNESCO considera que um dos pilares para a educação em nosso século é fazer com que o aluno "aprenda a conhecer". Aprender a conhecer é muito mais importante do que acumular conteudos. Você concorda? Justifique

Update:

Clave... vc entendeu o x da questão, e era justamente isso que eu precisava, respostas fora do academicismo, de linguagem simples, onde a pessoa expresse o que entende!

Como postei em outras perguntas, estou ajudando a uma amiga - e com mta preguiça de pensar! srsr - pra melhorar, estou sem os livros, que direcionam para a resposta que os professores querem aprovar, por isso agradeço a vcs, que me ajudam a visualizar o foco da questão!!

Ricardo, Karlos, sempre presentes... vcs são ótimos!!

Obrigada mesmo!

Comments

• Amiga, não sei o que é aprender a conhecer. Desde a mais tenra idade eu aprendi e acumulei conteúdos. E garanto a você que a dureza e o rigor das escolas em decorar tabelas, tabuadas, ainda nos deixavam inocentes contra a crueldade humana, apesar das palmatórias, mas não precisávamos aprender muito mais do que os livros ensinavam. Nosso lazer era puro e perfeito, fazíamos e inventávamos nossos próprios brinquedos, se as condições financeiras não permitissem algo melhor. A tecnologia ainda se limitava aos transistores e velas... e com vagar os transistores e velas foram sendo deixados de lado. Os discos bolachões e os compactos, simples ou duplos, que guardávamos com o maior amor, foram substituídos pelo CD, que foi substituído pelo que foi substituído pelo que será substituído pelo... e assim caminha a humanidade.

Tenho saudade da boneca de palha de milho, da bola de meias, dos carrinhos de rolimã, do esconde-esconde, do caçador, do tempo em que ainda achávamos que as "camisas de vênus" eram balões de gás mais leves e menores... Será que éramos mais estúpidos do que são hoje os jovens que mal saem para a vida o fazem de maneira a se aparecerem frente aos mais velhos, tidos como caretas e antiquados e hoje são obesos em sua grande maioria, por se alimentarem e viverem em frente a um computador com jogos mortais? Será que valíamos menos porque não existiam doenças incuráveis além da tuberculose e da lepra, e quando aparecia algum rapaz com a doença da "gotinha matutina" a cidade toda ficava sabendo e ele era internado para se tratar, doença esta tida como doença das "mulheres de rua", e hoje a promiscuidade e a sodomia são opões, garantias individuais de liberdade de expressão e de vida que devemos respeitar? Se era preciso uma informação maior e a tempo, os megafones saíam às ruas... hoje basta um clique e a informação vem de todas as partes do mundo ato contínuo, em questão de micronésimos de segundos... do espaço sideral... e por que é que hoje os alunos são agressivos e malcriados, surram os professores, os amigos, os pais, se eles têm tudo o que nunca sequer sonhávamos um dia existir? Quando o sul-africano Dr. Barnard fez o primeiro transplante cardíaco, que maravilha! Hoje se opera por vídeo!!!! E quando assistíamos Guerra nas Estrelas, Perdidos no Espaço, The Jacksons, Patrulha Estelar, Viagem ao Centro da Terra, quem diria que tudo aquilo seria real um dia? Eis aí tudo o que imaginávamos ficção científica!

Será que aprender a conhecer é mais importante do que acumular conteúdos? Você concorda? Justifique!

Perdoe, amiga, posso ter sido prolixa e não ter respondido o que você queria...

Beijão.

• Concordo. Acumular conteúdo, o aluno seria uma espécie de 'papagaio', ou seja, só aprende aquilo que as pessoas ACREDITAM ser o certo. Não porque ele raciocina a respeito do assunto.

Agora ao aprender a conhecer ele irá PROVAR porque tal conceito é o certo. E em suas próprias palavras irá explicar melhor o aprendido, sem ficar preso a dogmas e conceitos.

• Exato.

Conhecimento é uma coisa e informação é outra.

A informação pode estar em qualquer lugar, como num computador que está cheio de informação e é composto por um sistema de informação e daí vem o nome informática e/ou tecnologia da informação.

Já o conhecimento é aquele adquirido com as experiências e somente seres que pensam podem passar por experiências e até por isso eu tenho lá minhas dúvidas se é apenas o ser humano que pensa. Observe que os animais irracionais podem ser treinados e servirem de guia para cegos, atrações circenses, etc.

Sim a informação por "decoreba" está por fora e não resolve nada.

Exemplo: A pessoa passa a vida estudando que fumar é prejudicial, mas se forma em medicina e fica viciado em fumar.

Outro exemplo: Aprendemos que devemos andar pela calçada, mas muitos não respeitam isso e por isso muitos acabam prejudicando o trânsito de veículos. O mesmo acontece quando se estaciona veículos na calçada, ou seja, a mesma pessoa que decorou para um vestibular que isso não é legal acaba cometendo o erro na vida real.

Devemos aprender para a vida e não apenas para "engavetar" as informações.

Conhecimento é ser alfabetizado. Ter apenas a informação e não saber usá-la é ser analfabeto funcional.

KKK

Um pouco de filosofia também é bom.

Um ótimo FDS para todos.

Até mais.

• A modernização da educação brasileira

A educação brasileira precisa ser modernizada, e para isso se faz necessário o uso da tecnologia, desde que se mantenham os princípios de humanização dos estudantes. É de grande importância a reforma educacional, pois estamos em um mundo moderno que cobra a capacidade do ser humano de saber lidar com diversos tipos de tecnologias e acumular informações, para que este não venha a ser excluído pela sociedade.

As novas tecnologias são essenciais e indispensáveis para a educação, e por isso devem ganhar espaço efetivo na sala de aula. Computadores com acesso à internet e televisões, são exemplos de tecnologias que podem facilitar a aprendizagem na sala de aula.

Muitas escolas brasileiras possuem tais tecnologias, mas não conseguem transformá-las em um método de facilitação de aprendizagem, e as deixam trancadas em salas isoladas e longe do manuseio de alunos e professores.

A tecnologia é uma maneira de revolucionar a educação. O acesso à internet não exige exagero mental, e os professores precisam saber lidar com este meio que pode facilitar e induzir a aprendizagem. Estamos em um país em desenvolvimento que precisa ter professores que saibam lidar e ensinar através da tecnologia para formar cidadãos preparados para essa sociedade moderna.

• Nossa, tenho raiva de pessoas que não se esforçam pra fazer seus próprios deveres. Ainda mais um fácil desse.

Sign In or Register to comment.