Como o Abba consegue multiplicar as vozes?

Quando as duas cantoras da banda Abba cantam juntas parece que é um coro inteiro de vozes cantando ao mesmo tempo.

E isso já na década de 70 quando não havia os efeitos especiais que existem agora!

Comments

• Poxa, eu entendo você!

Sou fã do ABBA e da Agnetha Fältskog (a loira) desde os oito anos, e a sensação que tenho é a mesma que a sua. Eles eram fantásticos, os rapazes com suas letras e melodias criativas e as garotas com suas vozes maravilhosas, mesmo a Agnetha sendo soprano e a Frida mezzo-soprano, é impossível distinguir uma da outra. É claro que você sempre vai dizer que a voz aguda é a da loira e a grave é a da morena, certo, eu também fazia isso, mas o que quero dizer é na perfeição. Ninguém aparece mais que ninguém quando não deviam aparecer.

Perfeição, se isso responde sua pergunta, perfeição para ele era tudo. As vezes o perfeccionismo de Björn e Benny incomodavam as garotas, mas davam bons resultados.

Bem, tudo o que eles faziam era gravar cada faixa, com os instrumentos separadamente, e o mesmo com as vozes, e depois uniam tudo, e a sensação é que tinha um grande coro, sem contar os efeitos por cima das vozes. Era um trabalho longo e cansativo, mas o resultado era grandioso, não? Eu te aconselho a conhecer cada vez mais sobre o ABBA.

Eu sou adolescente, e os adolescentes riem de mim por causa disso, mas eu não estou nem aí, o som deles é melhor do que muitos cantores de hoje. Olha o trabalho que eles tinham para gravar uma música, e tem tantos hoje fazendo trabalho porco, que a perfeição nem chega na do ABBA. Por isso eu apertei a tecla F.O.D.A - SE, pra essas pessoas. ;)

Beijinhos

Carol

• Nossa, A Carol disse tudo!

Perfeição é o que descreve um pouco da magia do ABBA. Um pouco eu disse? Sim, porque ninguém consegue fazer como eles fizeram, então, além da perfeição há a magia. Perfeição e magia descrevem o que o ABBA é.

ABBA é um fenômeno.

• acho que a voz dos caras ao fundo contribui com isso

• Abba. USHAUSHAUSHUAHSUAHS

Sign In or Register to comment.