Você coloca a culpa nos outros pelas mazelas da tua vida?
Eu escuto muito essa ladainha das pessoas dizendo que a vida delas está ruim por culpa do governos, da familia, do conjuge, da sogra, do vizinho, do salário, do País e etc. - elas nunca acham que o problemas pode ser da atitude delas perante a vida.
Comments
se eu disser que nunca coloquei a culpa nos outros por algum motivo, é uma mentira. uma lorota muito boa. e, até hoje, sei exatamente discernir quando alguém tem "culpa" por alguma consequência que estou vivendo.
porém, antes de aprender algumas liçõezinhas básicas com a vida, eu me debati várias vezes em questões como essa. e, o que aconteceu? me afoguei.
hoje, eu assumo a responsabilidade para mim, mesmo quando vejo claramente que o outro é quem tem "culpa". e por quê? porque enquanto eu assumo a responsabilidade, a importância da "coisa" diminui. e, boiando consigo ver uma saída ao invés de ficar batendo naquela tecla.
mas uma coisa é certa: antes e hoje em dia, não me lamentei com ninguém. porque uma frase sempre ecoou nos meus ouvidos: "você é 100% responsável por você mesma".
beijos.
A maior responsabilidade sobre nosso destino recai sobre nossos ombros, não dá para mudar isso. Porém, temos que nos lembrar que não somos uma ilha isolada no meio do nada, estamos cercados por outras pessoas que também estão lutando para se sobressair nessa selva de pedra em que vivemos. à claro que, dependendo da situação, o velho adágio "quem pode mais, chora menos" é aplicado sem muito escrúpulo pela maioria das pessoas. E aqueles que se recusam a usar esse golpe rasteiro em seus semelhantes, acaba sendo prejudicado. Isto posto, eu diria que alguns percalços em nossa vida são postos, sim, por outras pessoas. Cabe a você dar a volta por cima e não deixar que te façam sentir-se derrotada...
Muito pertinente sua pergunta. Você está tomada de razão, nós humanos, principalmente os brasileiros temos o costume de culpar os outros por todas as coisas que acontecem em nossa vida.
Isso, independente de ser algo besta ou de extrema importância é apenas fruto da irresponsabilidade que temos em relação a certas coisas, falando em relação a questões sociais, como polÃtica etc e a questões pessoais principalmente quando o maior prejudicado somos nós mesmos.
à preciso entender que tudo o que acontece conosco é nossa culpa, não estamos no mundo como vÃtimas e sim como participantes. Algum amigo que partiu nosso coração, uma mulher que nos traiu. Até mesmo as situações mais absurdas ocorrem por que nós demos a chance de acontecer.
Então ao invés de ficar culpando os outros, que já tem todos os seus problemas os quais também culpam os outros e assim de forma sucessiva, deverÃamos agir e sem pensar em quem são os culpados, tentar resolver a situação de alguma forma.
Eu já fui assim mas agora encaro as situações de forma mais sincera comigo mesma. Tenho plena certeza hoje de que se determinadas coisas me acontecem é porque eu deixei. Claro que existem outras que não tem como, a culpa não é minha - situações de governo, por exemplo, que afetam a todos e que não dá para fugir delas. Conheço muita gente, inclusive familiar, que faz isso e sempre digo a eles: até quando você vai encontrar uma desculpa para deixar a sua vida assim? Eles não concordam e continuam, como você disse, com a ladainha de que a vida é difÃcil por culpa do outro... cada um no seu caminho de evolução pessoal!
Gostei.
Sabes, no seu subconsciente sabem que a culpa delas, mas o que é agradável é que conseguimos viver à custa do que impomos no nosso consciente. Quero dizer que, e por saberem que são elas a parte guilty do seu caos, desviam as culpas para os outros para se absolverem dos seus erros perante si e sobretudo perante os outros (porque sabem como isto do julgamento dos outros é importante... num parêntese à parte e numa lamúria humorosa, olhem só pr a minha percentagem de boas perguntas lol... pr tentar dizer uma aproximação da verdade...)
Para responder à tua pergunta, eu TENTO sinceramente não fazer isso, porque já sou crescidinha e tenho um apreço pela moralidade que quero pôr em práctica ao máximo, mas às vezes... tá bem tá, lá vem a desonestidade absolver-me de tudo. Mas digamos que não sou propriamente agressiva nessa atribuição de culpas... é mais do género dizer que não quero ir à festa dum tal por tar constipada e ter de estudar ou assim. Menos mal.
nunca!!!
ja coloquei muito no passado, hoje nao
Esse é o mal do "povo"! Colocar a culpa nos outros é melhor do que admitir para si mesmo que é um fracasso! Quando a vida não caminha para nós é sinal claro de que estamos errando em algum ponto e temos que rever nossas atitudes. Mas a maioria se recusar a admitir o próprio êrro!!!
Com o tempo, amadurecimento, podem perceber, q são as próprias atitudes q fazem a diferença.... ; )
Nunca