socorroooo ^^ reaçao global da eletrolise aquosa NaNO3?

ao galera me ajudem ae ^^

eu to em duvida so nu finalzinho, nao precisa fazer toda a equaçao aki so quero saber como simplifica o final da reaçao global i qual a resposta

grato xD

Comments

  • Regras para a eletrólise aquosa:

    cátion sódio:sairá hidrogênio;

    ânion oxigenado, sairá oxigênio.

    A reação de eletrólise será a decomposição da água em hidrogênio e oxigênio:

    2H2O --> 2H2 + O2

  • Prá mim, a eletrólise não vai dar em nada, a não ser a decomposição da própria água em H2 e O2, se atingido o potencial. Meu raciocínio vem do seguinte: a eletrólise é um fenômeno de oxi-redução. O íon nitrato só pode ser reduzido, pois o nitrogênio central está no estado de oxidação +5. As duas reduções, em meio neutro, tabeladas, para esse ânion, são:

    2 NO3(-) + 2 H2O + 4(-) --> 2 NO2(-) + 4 OH(-) = 0,01V

    e

    4 NO3(-) + 4 H2O + 4 e(-) --> 4 NO2 + 8 OH(-) = 0,85V

    Porém, se o NO3(-) só pode ser reduzido, a água tem de se oxidar (o potencial do Na(+) é muito alto, sua redução não pode ser alcançada em água), e a oxidação da água é:

    2 H2O --> O2 + 4 H(+) + 4 e(-) = -1,2V

    Assim, qualquer combinação de meias reações que a gente some, por exemplo

    2 H2O --> O2 + 4 H(+) + 4 e(-) = -1,2V

    4 NO3(-) + 4 H2O + 4 e(-) --> 4 NO2 + 8 OH(-) = 0,85V

    -------------------------------------------------------------------

    6 H2O + 4 NO3(-) --> O2 + 4 H(+) + 4 NO2 + 8 OH(-) = -0,35V

    cuja voltagem indica que o processo não é espontâneo. Se você fizer o cálculo com a outra meia reação de redução do nitrato, a resposta será a mesma. Resultado: a eletrólise do nitrato de sódio irá detonar a água em H2 e O2, já que não pode detonar o NO3(-). O Na(+), em água, nem pensar!

Sign In or Register to comment.