Como sei que a cor que eu vejo é a mesma que outras pessoas veem?

Ou seja, como tenho certeza que quando eu vejo a cor azul, a cor tem a mesma tonalidade, intensidade, aparencia, etc para uma outra pessoa?

Esta outra pessoa poderia na verdade estar vendo uma cor branca (para mim), porém como ela aprendeu que o branco que ela vê se chama azul, ela sempre ira associar aquela cor ao azul....

Qual o nome para esta questao?

Comments

  • Levei 45 anos para descobrir que eu sou daltônico.

    Sou daltônico para cores não primárias, tipo tons pastel.

    E durante a vida inteira, eu descobri, que todas as outras pessoas (e não eu), viam as cores diferente da forma que eu via.

    Então já viu. Era um tal de eu falar "-pega a minha blusa cinza..."

    que cinza? -aquela marronzinha... marronzinha? -é aquela azulada... azulada? -é, é aquela pardinha... é esta verde?

    Vocês podem rir, mas eu vejo tudo pardinho... sou ótimo pra combinar pisos com azulejos... E descobri isto depois de discutir cores durante 45 anos...

    O nome? Daltonismo...

    Fui...

  • Sempre quis saber isso, mas quando eu pergunto pra alguem se eles tambem pensam assim, todos me acham meio pirado. Mas isso tem um fundo de verdade, como faz para saber?

  • Paris, está aí uma pergunta sua inteligentissima. Tambem sempre me perguntei por isso. Será que o que eu vejo, é o mesmo que você vê?

    Boa Noite.

  • essas pesoas são daltonicas tenhoo um tio assim .... detalhe ele é pintor

  • Paris !! Tive uma namorada que tinha os olhos verdes, e isso me exitava mais ainda a questionar essa impressão de que outras pessoas poderiam ver diferente as cores, não as formas, mas hoje acredíto que todos vêem iqual, se não daria muita confusão.

    Um abç.

  • Não é a mesma!Todos podem enxergar azul,mas cada um vai ver com mais ou menos tonalidade.Veja bem,se todos enxergassemos do mesmo jeito seria muito chato,por exemplo,vc acha o Tom Cruise bonito?Eu não acho!Sabe pq?Não o vejo do mesmo jeito que vc.Bjss

  • Pergunte para a pessoa!

    Mas têm pessoas que são daltônicas, aí enxergam cores diferentes das pessoas 'normais'!

    Até mais!

  • problema de vista!!!!

  • é verdade sempre me questionei sobre essas coisas...se as pessoas vêem oq eu vejo da mesma forma.

  • O Daltonismo, também chamado de discromatopsia ou discromopsia, é uma deficiência na percepção de todas ou de apenas algumas cores. O mais comum é a dificuldade de identificar o verde e o vermelho. O distúrbio genético foi descoberto pelo químico John Dalton que era portador da doença e foi o primeiro cientista a estudar a anomalia. A transmissão do gene defeituoso se dá pelo cromossomo X e por isso a maioria dos casos se apresenta em homens, pois eles só possuem um gene X. Para que o Daltonismo se manifeste numa mulher, é necessário que ela possua os dois cromossomos X defeituosos. Como a probabilidade de que isso aconteça é mínima, a maioria das mulheres é apenas portadora do distúrbio. Mas no caso de ter um filho, as chances de que ele tenha a deficiência são de 50%. A maioria dos portadores da doença não sabe que a possui. Por isso, os pais precisam ficar atentos desde o início da vida escolar pois, é nesta idade que a criança encontra dificuldades em identificar mapas e lápis de cor, por exemplo.

Sign In or Register to comment.