Alguem aí da Congregação Cristã do Brasil ou Testemunhas de Jeová ? Podem me tirar uma dúvida ?

Boa tarde.

Os que são membros da Congregação Cristã no Brasil e os Testemunhas de Jeová dizem que o dízimo foi abolido após a vinda de Cristo no novo testamento.

Poderiam me mostrar os versículos que comprovam esta teoria na biblia ?

Obrigado.

Update:

Muitas respostas boas aqui, vou ter que colocar para votação.

Update 3:

As respostas dos usuários :

Eliza - em luto

prof_ade...

Tompson Rogério Vieira

Índião

me deixaram em dúvidas quanto a ser a melhor, mas todas merecem 10 pontos estão bem explicadinhas. Vai para o juri popular.

Comments

  • Hannia, o dízimo era uma ordenança, para o povo hebreu, onde Deus determinou que o povo deveria separar 10% de tudo que ganhavam para ajudar a manutenção do Templo e sustentar os sacerdotes de Deus, que tinham sua vida separada apenas para servir a Deus, e Eles tinham familias, esposas e filhos, assim como Deus determinou. Com a vinda de Jesus, o Sacerdócio foi tirado do meio do povo Cristão, lembrando que no iniciou da era Cristã ainda havia o povo Judeu e os Sacerdotes e a lei do dízimo continuava a ser cumprida, mas para os Cristão que já não se reuniam com os judeus, exceto quando os apostolos iam ao Templo para ensinar aquilo que Jesus lhes ensinara e ordenara que o fizessem como testemunho., então se reuniam no principio, para o culto cristão, em casas e alguns dos apostolos trabalhavam e se sustentavam, alguns eram sustentados com doações voluntárias. Então caindo a Lei do Sacerdócio, caiu a ordenança do dízimo, e nenhum versículo da Novo Testamento há em que se fala em Lei ou ordenança de se pagar o dízimo. Infelizmente muitos se aproveitam, dessa lei para obrigar os cristãos a pagarem o dizimo porque eles vivem do salário do sacerdócio, voltando a pratica da lei judaica, ignorando a doutrina cristã.

    A Congregação e a Testemunha de Jeová, vivem da contribuição voluntária da suas irmandades. Os Dirigentes não ganham salário, para se sustentarem, tem que trabalhar para o seu próprio sustento.

  • O pacto da Lei, com suas ordens sobre o dízimo, foi abolido à base da morte de Jesus na estaca de tortura. Sobre isto, escreveu o inspirado apóstolo Paulo: “[Deus] apagou o documento manuscrito . . . e Ele o tirou do caminho por pregá-lo na estaca de tortura.” (Col. 2:14) Por isso, a ordem sobre o dízimo, dada aos israelitas, não pode ser usada para provar que Deus exija isto dos cristãos.

    Um exame das Escrituras Gregas Cristãs não fornece indício algum de que os membros da igreja do primeiro século tivessem de pagar dízimos. Na verdade, faziam contribuições para medidas de socorro em favor dos concrentes necessitados. Davam também ajuda aos anciãos que trabalhavam arduamente em falar e ensinar. Em ocasião alguma, porém, lemos sobre se pôr de lado uma quantia específica de renda para tais contribuições. — Atos 11:29; Rom. 15:26; 1 Cor. 16:1-3; Fil. 4:15, 16.

    Nas Escrituras Gregas Cristãs, dá-se ênfase à dádiva voluntária que procede do coração. Lemos: “Se houver primeiro a prontidão, é especialmente aceitável segundo o que a pessoa tem, não segundo o que a pessoa não tem.” (2 Cor. 8:12) “Faça cada um conforme tem resolvido no seu coração, não de modo ressentido, nem sob compulsão, pois Deus ama o dador animado.” (2 Cor. 9:7) Manifestamente, se o dízimo fosse imposto aos cristãos, a quantia já teria sido determinada para eles por uma ordem específica.

    A respeito da ajuda material dada aos anciãos, instruiu-se aos cristãos: “Os [anciãos], que presidem de modo excelente, sejam contados dignos de dupla honra, especialmente os que trabalham arduamente no falar e no ensinar. Porque a escritura diz: ‘Não deves açaimar o touro quando, debulha o grão’; também: ‘O trabalhador é digno de seu salário.’” (1 Tim. 5:17, 18) De novo, não se menciona qualquer dízimo a ser usado em ajudar materialmente os anciãos. Daí, também, não devemos concluir deste texto que quaisquer dos anciãos recebiam um salário fixo. Aquilo que recebiam eram dádivas voluntárias da parte dos que apreciavam que o tempo que estes anciãos dedicavam a favor da congregação poderia ter sido usado por eles em trabalhar para ganhar dinheiro. O apóstolo Paulo e outros anciãos fiéis, contudo, não procuravam tal ajuda material. Trabalhavam com a mãos para cuidar de suas próprias necessidades físicas. — 1 Tes. 2:9.

    Assim, não há prova bíblica de que os cristãos primitivos considerassem o dízimo como requisito divino. Isto só se deu durante o tempo em que vigorava o pacto da Lei. Com a abolição da Lei, a ordem de dar o dízimo também foi cancelada. E nenhuma ordem de dar o dízimo foi dada à congregação cristã. As contribuições para adiantar os interesses da adoração verdadeira eram estritamente voluntárias. As testemunhas cristãs de Jeová hoje em dia seguem, o exemplo da congregação do primeiro século.

  • O dízimo amigos, era utilizado para manter a tribo de leví (levitas) que faziam o serviço no templo e para financiar o proprio templo. Com a vinda de Cristo ele foi abolido.

    Nós (Testemunhas de Jeová) NAO recebemos o dizimo. Aceitamos doações voluntarias. Nas nossas reuniões nao fazemos coletas, nao passamos cestinhas e nao distribuimos envelopes.

  • Creio que na bíblia não tem nada a respeito !

    Penso que Deus é dono de tudo, não necessita de dinheiro !

    Nós sim necessitamos disso, para pagar os custo da vida.

    Sou a favor dos membros custearem e fazer suas doações de acordo com as possibilidades de cada um, sempre levando em consideração a seguinte palavra : "Misericórdia quero e não sacrifícios".

    Valeu !

  • MAS TEM UM ACOISA TAMBÉM...

    QUEM RECOLHIA O DIZIMO ERAM OS LEVITAS..

    SOMENTE ELES..

    CADE ELES??

    ENTÃO NÃO POSSO DAR O DIZIMO A OUTRA PESSOA...

    MAS SIM CONTRIBUIR VOLUNTARIAMENTE DE ACORDO COM AS MINHAS CONDIÇÕES.....

    POIS IGREJA TA VIRANDO COMERCIO..

  • Sou tj= 1º= os anciãos (pastores) não recebem salário.

    2º= Fazemos uma obra voluntaria, não deve ser cobrado uma taxa fixa para que continuemos a divulgar a palavra de deus.

    3º= Na biblia mostra que uma vez jesus estava no templo, e viu os ricos botando o "resto'' de seu dinheiro, então chegou uma viuva e botou tudo o que tinha ( moedas ) jesus parou a todos e mostro que aquela viuva embora pobre, depositou ali o que o coração resolveu.

    4º= uma coisa é certa as publicações e reuniões das testemunhas de jeová envolvem custos, porém os pequenos donativos que pessoas interessadas deixa-m são o suficiente para ajudar a aumentar a nossa hobra( já somos 7 milhões).

    Abraços qualquer coisa poderá me enviar um email.

  • Vc passará a entender esta parte, quando vc ler 2º corintos, cap.3, versiculo 1 ao 14 pede ao SENHOR JESUS pra te guiar nessa leitura, e ele vai abrir o seu entendimento. DEUS te aençoe!!!

  • Eu adoraria mostrar...

  • Não sei pq insistem em citar Biblia, mostrar isso ou aquilo se nunca vao chegar a conclusao nenhuma enqto cada um interpretar a Biblia de forma diferente......

Sign In or Register to comment.