A Fé é que cura, ou a cura promove a Fé?

No Evangelho de hoje, Mateus 1,40-45 , lemos a cura de um leproso que , pela sua condição, deve ter se encontrado com Jesus nos caminhos onde Ele andou, porque aos leprosos era impedida a entrada nas cidades, assim sendo, a única forma daquele homem se tornar curado seria Jesus.

E ele , não se sabe bem como, rompeu a multidão em volta de Jesus e pediu:

"Se queres, tens o poder de curar-me".

Aqui é o querer de Jesus é o que é pedido; não a cura.

A cura é decorrência.

E Jesus se compadece daquele homem e lhe estendeu a mão, tocou nele e disse: "Eu quero: fica curado!" No mesmo instante, a lepra desapareceu e ele ficou curado.

O diferencial dessa narrativa de cura em Mateus é a frase é que o homem diz ao Senhor: "se queres, tu tens o poder de me curar".

Aqui, Jesus não realiza milagres para promover a Fé, ao contrário, Ele faz da Fé existente o milagre acontecer.

E isto se torna muito interessante nesses nossos dias , onde multidões se declaram crédulas porque viram supostos "milagres" e ai passam a ter Fé.

Mas o milagre nunca pode ser causa de Fé e sim sua consequencia, e então esta passagem de S.Mateus não deve fazer muito sentido nas "igrejas oba oba" e dos milagreiros de plantão.

Não.

Jesus responde direto à pergunta do leproso e lhe diz : Eu quero sim,que tu sejas curado.

Não e como o que aconteceu com aquele cego a quem Jesus pergunta, o que queres que eu faça? E obteve como resposta: que eu volte a ver. Ou seja, que eu volte a ter Fé, que é a vida para os meus olhos.

No texto de hoje Jesus parte de uma constatação de uma Fé já existente para promover a cura tão desejada e ela vem em decorrência.

A lição fica pra todos que correm atrás de milagreiros, sejam eles de que crença for.

Não é a cura que promoverá a Fé, isso é ilusório e beira à supertição.

É a nossa Fé que deve se expressar de tal forma confiante ao ponto de podermos dizer ao Cristo: Se tu quiseres...

Porque nós não mandamos em Deus, nem "determinamos" nada em nome Dele, nem "tomamos posse de benção" nenhuma, nem temos "Vitória” nenhuma, se antes não crermos sinceramente que somos apenas seres humanos, tão necessitados da graça e da bondade de Deus, que age segundo o "Seu querer", não no nosso querer.

Como queremos nos curar?

Comments

• Oi Frei,

A fé é que cura.

Mas, em muitos casos, acontece de a "cura" ser espiritual e nao fisica. E muitos passam a desacreditar em Deus por nao ter obtido a cura da enfermidade fisica.

Nós sabemos que Deus nao deseja e nem manda a doença para ninguem. Mas sabemos tbem que em muitos casos, a doença é uma "oportunidade" para um encontro pessoal com Deus.

Pois é na doença e nas dificuldades em que a maioria das pessoas se "fecham em seus quartos" para encontrar-se com o Senhor.

Só que há muitos casos em que a pessoa sofre de varios males e atribulações,mas nao silenciam para encontrar-se com Aquele que só nos fala no "silencio" de nosso "quarto".

E o resultado disso é que a "cura" nao vem ou quando vem, a pessoa nem se apercebe que foi "curada".

Esse tema sobre Fé , "doença" e "cura" é fascinante e tem muito o que nos ensinar.

É muito dificil saber que Deus está agindo na nossa v ida mesmo quando, aparentemente, nao estamos sendo "curados".É dificil se lançar nos braços de Deus nessa hora, é dificil entender porque ele nao "ouve as nossas preces", etc.etc.

Como ver Deus quando ele nao nos "cura"?

Como entender que Ele está "agindo" ,inclusive, nesse momento ?

O que é a "cura" ? O que é a "doença"? O que vem a ser a "Ação de Deus em nossas vidas" ?

Vixe....quantas perguntas em um unico dia, hein !? (rsrsrs)

Paz e Bem !

• Frei, a fé é que cura, mas alguns episódios da vida católica mostram que às vezes o milagre( estou vendo a cura como um milagre) é uma forma de despertar a fé. Ou estou enganada? O caso de Paulo, que foi provocado pelo Senhor e passou a ter fé? E de alguns santos, que se converteram depois de terem uma experiência de milagre? Acho que a falsa cura para despertar a fé, como no que você chama de igrejas de oba-oba é que realmente é uma farsa para enganar os crédulos. Ali não se cura ninguém, lida-se com doenças somáticas ou psíquicas, que têm seus surtos melhorados ou paralisados por um espetáculo pirotécnico que impressiona os tolos. Mas as doenças reais não reagem aos milagreiros nem as somáticas e psíquicas têm o seu fim definitivo.

• Talvez por questão de tradução eu tenha entendido de uma maneira diferente da sua.

Na minha tradução, na passagem do leproso Ele fala: "Vai, a tua Fé te curou." Eu entendo nesta frase que o que Jesus quis dizer ao leproso é que a vida é uma caminhada, o verbo foi bem imperativo "Vai".

O que purificou o leproso, na minha concepção, foi o continuar caminhando, muito mais que a cura física, foi o impulsionar que Jesus deu a ele naquele momento. Algo tipo, continue seu caminho independente de tudo.

Esta passagem do cego é das que mais me espanta na bíblia. Claro que Jesus sabia que ele queria a cura. Então por que perguntou? Porque mais que necessitar de algo, precisamos professar o que queremos. Não adianta todo mundo perceber que eu quero enxergar, eu preciso querer e professar o que quero. A fé do cego já estava dentro dele...parece até um sarcasmo de Jesus perguntar o que queres que Eu te faça, porque para Jesus já era nítido que a cura estava dentro do próprio cego. A história de Jesus em nosso meio, mostra o tempo todo que o maior milagre que Ele fez foi tirar de cada um o que já existia dentro das pessoas...Jesus apenas extraiu possibilidades!!!!! Eu acho isto magnífico!!!!

Eu já vi o filme desta foto do seu avatar. Aliás, eu já todos os filmes existentes de Francisco, é a mais fascinante história que já ouvi, depois da de Jesus.

Fé é o que cura. Eu quero ser curada pela Fé.

• Excelente Paradoxo !!! Merece REPLAY este seu comentário: "...E Marcos, Jesus não realiza milagres para promover a Fé, ao contrário, Ele faz da Fé existente o milagre acontecer. E isto se torna muito interessante nesses nossos dias , onde multidões se declaram crédulas porque viram supostos "milagres" e ai passam a ter Fé. Mas o milagre nunca pode ser causa de Fé e sim sua consequencia, e então esta passagem de S.Marcos não deve fazer muito sentido nas "igrejas oba oba" e dos milagreiros de plantão..." Repito aquilo que N.Sr. Jesus Cristo disse a Tomé:" Crestes porque vistes, FELIZES SÃO OS QUE NÃO VIRAM E MESMO ASSIM CRERAM..." Não devemos seguir a Cristo por causa de benção,medo de condenação e milagres,pois este tipo de seguimento é próprio dos MERCENÁRIOS. Devemos segui-lo por amor e gratidão, e por estarmos convencidos que Ele é o caminho a verdade e a vida. Um abraço fraterno !!!

• queremos nos curar sem abandonar o pecado, não tem Jesus, nem fé suficiente no universo para promover este milagre.

• A Fe cura todos os males!

Mas ela distingui-se em "ter" a Fe e "ser" a Fe?

Esta eh a diferenca, a meu ver, entre aquele que busca a cura e aquele que "promove" a cura!

Jesus E a Fe encarnada, por isso o cego sabia que Ele poderia cura-lo.

O cego tinha a Fe, ele a possuia(do verbo Possuir), mas nao sabia o que fazer com Ela, era um bem inutil, ate que a Fe em pessoa o encontrou e o Libertou!

Exemplo: eu tenho Fe, mas a que ela me serve e em que eu posso usa-la? A partir do momento que eu sei do que ela eh capaz, eu vou "querer" usa-la, então o milagre acontece! Eu passei a "ser" a Fe!

Meu pai me dizia sempre esta frase:

Eu quero, Eu posso e Eu consigo!

Ótima leitura o Evangelho de hoje, como sempre!

Paz e Bem!

• A fé promove a cura a fé seja no q for

• A Fé em algo errado pode gerar mais males.

• Acredito que, para ser curado, primeiro precisamos ter Fé para isso.

http://www.youtube.com/watch?v=pO4UjH4iIRA

• olá, frei!

como sempre ótimas reflexões.

A Fé é que cura, ou a cura promove a Fé? a fé cura, quando cremos que quem realizará a cura é maior do que a enfermidade.

mas por ai existem dezenas, talvez milhares de "milagreiros" promovendo a fé através de "duvidosas" curas.

Como queremos nos curar?

através da fé, acreditando que a cura será real e possível.

Sign In or Register to comment.