Minha filha é super dotada? Ou isso é natural?

Bem, vou contar desde o início.

Quando minha filha tinha uns 2 anos, eu comecei a incentivá-la a assistir TV, e colocava na Discovery Kids, Nick Jr...Mas ela não se interessava. Eu apenas pensava que ela preferia brincar do que ver TV.

Mas um dia, eu estava assistindo National Geographic, uma matéria dublada, e ela brincava no chão da sala. Então ela subiu no sofá e começou a assistir junto. Eu achei fofinho, mas não estranhei.

A partir daí, ela começou a me dizer, já com 3 anos, que queria ver o canal dos bichinhos, Animal Planet. Nada tão esquisito até agora.

Agora, com 7 anos, ela virou pra mim, do nada, e disse: "Mamãe, somos muito privilegiadas em morar no Brasil, não é?". E eu respondi: "Sim, filha, é um país muito bonito!". E ela me surpreendeu: "Não, mãe, tô falando da posição geográfica. Porque ele fica numa área que não tem quantidade significativa de placas tectônicas, daí nem tem terremoto".

Eu fiquei chocada com isso, porque muito adulto não sabe disso. Fiquei até preocupada dela não acompanhar os coleguinhas na escola. Por exemplo, ela sempre me fala que a escola é fácil demais e que não gosta de lá.

Uma outra vez, fomos à livraria. As crianças normais dessa idade vão ver os livrinhos de fábulas e tal. E ela me surpreendeu novamente. Perguntou para uma atendente de lá se o livro "O monte dos ventos uivantes" estava disponível. Na hora eu falei que não era um livro muito bom para crianças, muito triste e dramático.

Além disso, ela gosta de jogar xadrez, e joga muito bem até com adultos, não me lembro da última vez em que ela perdeu.

Agora, quero que me respondam: ela é super dotada? O que eu faço?

Comments

  • Acho q ela tem uma mente aberta pra aprender. Ela tem cultura, no caso do livro e do xadrez. Terá um lindo futuro. Lembre-se: tamanho não é documento. Ela tem o raciocinio de adulto num corpo de criança. Ela é super dotada, digamos assim, pq está acima da mente da idade dela q consideramos ser comum. Mas ela näo é anormal. Veja eu: tenho 15 anos e desde criança, q amo ler, enquanto os outros brincavam. Fui tbm num shopping e ao inves de ir nas areas da moda, fui logo numa livraria. Sou considerada esquisita aqui. Os idosos se chocam quando conversamos. Dizem q minha mente é diferente. O modo como penso. E falo. Na escola, sou a nerd. Em casa, mãe näo entende. Gosto de coisas antigas, mpb, musica classica, filosofia, imagino e crio muitas histórias. Tenho muitos cadernos escritos a mão. Completos. Sou muito critica. E por ai vai.

    Talvez sua filha seja assim, ao crescer. Mas por favor, não deixa de entende-la. Ao menos tente. Não seja como são pra mim. Foi bom ver este caso. Trate-a normal. E incentive a sabedoria dela.

    Q Deus as abençoe.

  • As crianças de hoje estão super inteligentes. Não se preocupe com isso, é um dom de Deus.

    Pode deixar a sua filha assistir estes programas, quem sabe ela se dedica e tem um belo e lindo futuro.

  • Ola desculpe a indelicadeza mas isso nao é normal.'Mas ate que nao tao estranho uma menina se interessar por outros assuntos e nao os que sao normal da sua idade.Voce tenque se orgulhar de ter uma filha tao inteligente! Mas procure saber se esta tudo bem na escola (com os colegas) pois crianças assim(inteligentes) sao muito zuadas no dia a dia escolar.Espero ter ajudado beijao

  • É super dotada, isso é muito raro SIM. O melhor a fazer é no caso de ela estar em uma escola publica ser passada direto pra uma instituição particular, comecar imediatamente o acompanhamento com o psicologo e ser matriculada em uma atividade que a estimule e que ela goste. Mesmo se comportando intelectualmente como adulta, a sua filha deve seguir uma rotina de crianca, então tente estimula la da melhor maneira possível.

    Mesmo que ela não seja super dotada e diga apenas coisas decoradas, a memoria dela é também espantosa, se for o caso as vezes pedir para que ela pule o ano na escola pode ajuda-la, porque crianca super dotadas podem perder o interesse nas aulas por não se sentirem desafiadas.

    Escolas de linguas, danca, musica e arte marciais e colégios que oferecem segundo turno são as melhores opções pra sua filha, porque dividem as criancas em classes de acordo com a idade e estimulam a inteligencia.

    Boa sorte.

  • Ela é sim, mais você não precisa se preocupar é bom ela ser inteligente. Acho que você devia começar a recompensa-lá por suas notas na escola por que uma criança assim tem futuro na certa! Mais eu vou deixar uma dica aqui, cuide bem dela, tome cuidado com o que ela ouve e faz, com que assiste ou faz por trás, mais não precisa privar muito ela, só não deixa ela ouvir besteiras que hoje em dia tem em todo lugar!

  • Na verdade não sei se essas são características de crianças super dotadas mas sei que nem sempre isso é bom, o que poucas pessoas sabem é que as crianças super dotadas nem sempre são bem-sucedidas. Se a inteligência privilegiada as ajuda a compreender mais facilmente problemas e situações, a falta de orientação pode atrapalhar o desenvolvimento psicológico e criar uma barreira para a inserção social. Pois, apesar da mente rápida, para o bom desenvolvimento emocional, essas crianças precisam das mesmas coisas que as outras (às vezes em maior quantidade): acolhimento, compreensão, sentimento de pertencer ao grupo (escola, família) e nem sempre isso ocorre pois, em primeiro lugar, elas são diferentes do grupo e percebem isso rapidamente; depois, a super dotação pode provocar desconforto nas pessoas (familiares, colegas, professores, etc.) que se relacionam com a criança, até mesmo sentimento de inferioridade, e isso pode prejudicar o relacionamento

  • ela não é super dotada , só é muito inteligente pra idade dela , e isso é uma coisa muito boa . ela é muito inteligente , nem eu sei de nada disso que ela faz ai : eu nao sei jogar xadrez , e nao entendi nada doque ela falou ..

    kkkkkkkk' , voce deveria se orgulhar dela, porque ela ée inteligente até demais .

    realmente muitos adultos também nem iriam entender oque ela falou , como eu nao entendi !

    ela é muito esperta .se orgulhe dela .

    e muitos Parabéns pra você que ée Mãe dela e parabéns também para ela !

Sign In or Register to comment.