Posso substituir um cabeçote de 16 válvulas por um 08 válvulas no motor 1.16?

TENHO UM PÁLIO WK ADVENTURE MOTOR 1.6 16 VÁLVULAS,GOSTARIA MUITO DA AJUDA DOS COLEGAS MECÂNICOS, QUE ME FORNEÇA INFORMAÇÕES SE POSSO FAZER A SUBSTITUIÇÃO DO CABEÇOTE DE 16 VÁLVULAS POR UM DE 08 VÁLVULAS, O QUE ALTERAR SER ALTERADO OU SE NÃO TEM CONDIÇÕES DE REALIZAR ESSA TROCA, E QUANTO CUSTARIA SE PUDESSE SER FEITO.

Comments

  • Não é possível, não por causa da documentação, pois mantendo-se o bloco, que é a parte que contém o número, não há problemas.

    Só que o bloco desse motor é específico dele, não existe cabeçote de 8V que se encaixe - ao contrário, por exemplo, dos motores 1.0 de 1999 da GM (Corsa), cujo bloco é o mesmo nas versões 8 e 16V, mas mesmo assim não vale a pena pois mudam muitas peças.

    O motor 16V da Palio é um excelente motor, muito robusto, e a retífica não é das mais caras.

  • Ambos motores tem o mesmo bloco, pois são os modelos Sevel, e o 16 v partiu do 8 v, com diferenças pra cima do bloco, sendo que pistões são cabeçudos no 16, e planos no 8.

    Que dá, dá!

    Mas compensa mais trocar o motor todo, também com a injeção do 8 junto.

    Mas por qual motivo você quer fazer tal troca?

    Poderíamos ajudar mais sabendo o motivo.

    Por economia, não se justifica.

  • É quase impossível essa substituição, tendo em vista que o tamanho do pistão do 16V é menor e comporta quatro válvulas, sendo assim o giro do motor é levemente maior para poder abrir e fechar as válvulas, além de a taxa de compressão do motor de 16V ser maior, podendo com essa substituição danificar o bloco do motor e a parte interna inferior, fora o custo de mão de obra.

    Nesse caso, menor custo benefício é trocar o motor inteiro.

    Boa sorte.

  • Cara com o cabeçote de 16 válvulas você tem aceralação baixa em baixas rotações, Consumo alto em baixa rotação , ao passo que aceleração alta em altas rotações, consumo baixo em altas rotações. Bom para pessoas que querem carros rápidos ou que viagem mto com o carro.

    Mas com 8 valvulas aceleração maior em baixas rotações, consumo baixo em baixas rotações , em contrapartida aceleração fraca em alta rotação, consumo alto em alta rotação. São ideais para carros que costumam rodar na cidade, por não precisar usar com freqüencia rotações mais altas.

    Mais vai ser mó B.O ter que legalizar ele no detran.

    Compre outro carro.

  • Olá,

    Não vale a pena, diversas peças teriam q ser substituidas, afinal a camara de combustão esta totalmente mudada .Velas, coletores de admissão e escape,injeção eletronica, bicos, furação, parafusos especificos,retifica. Enfim. Dor de cabessa e muito dinheiro gasto a toa. Custaria bem caro, mais de 2800 reais só em peças.

  • Cara voc não pode fazer isso...está no documento do veiculo que é 16v...

    e tanbem pra que mudar um baita motor desse ai..106cv anda muito...

    c é por economia...passa pra álcool..c é por mecânica faz uma retifica nele troca o óleo certinho...q ter motor por 250mil km...não faça isso com seu motor..é um pecado...troque de carro então...

  • Não quase impossível. é impossível substituir o cabeçote de 16 por 8 vauvulas. São motores de concepção diferentes!!

  • Ñ COMPENSA POIS VC PRECISA D POIS IR AO DETRAN PARA LEGALIZAR CUSTA CARO .

    MAS DA SIM CUSTA MUITO TROCA A PARTE D CIMA SÓ . É + FACIL TROCAR MOTOR INTEIRO .

    ABRAÇO ZÉ .

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