Por que razão você gostaria de ser Maçom?
Qual a razão pela qual tantos procuram ingressar na Ordem Maçônica? Curiosidade? Desejo de se beneficiar da filiação?Busca pelo status? Ou vontade de se aperfeiçoar como ser humano?
Qual a razão pela qual tantos procuram ingressar na Ordem Maçônica? Curiosidade? Desejo de se beneficiar da filiação?Busca pelo status? Ou vontade de se aperfeiçoar como ser humano?
Comments
A vontade de me aperfeiçoar como ser humano através de um caminho iniciático tradicional que usa o simbolismo como principal método didático.
Pelo sua id Y!R e pelas pertguntas que faz, deduzo que talvez você seja Rosacruz e, se for, está num excelente caminho, porque o Rosacruz busca o autoconhecimento e valoriza as coisas do PLANO ESPIRITUAL. Já o maçom (existem fortes semelhanças entre os maçons e rosacruzes, sendo estes dissidentes daqueles), embora também busque o autoconhecimento, tem um espÃrito corporativista e protecionista entre seus membros, com interesses voltados com maior ênfase para o PLANO MATERIAL.
Em regra, só é convidado para ser "maçom" (não é só esse, mas é um dos principais requisitos) quem possui condições financeiras e um certo satatus social que lhe permita ajudar um outro membro da loja, caso necessário.
Assim, no meu entender, as pessoas que desejam ser maçons, não são movidas pela autêntica busca do conhecimento interior, mas sim pela busca de proteção, segurança, companheirismo e valorização do seu status social.
Pode ser que eu esteja errado, mas é o que penso. Se eu estiver errado, que me perdoem os maçons, mas esta é a imagem que passam aos não iniciados, tantos são os seus "mistérios". E digo isso por conhecer muito de perto essa duas ordens (rosacruzes e maçônicos).
o.O Vontade nem uma...
A minha vontade é de SER EU MESMA ...
sem titulos... rotulos que me moldem ...
E quem lhe disse que gostaria de ser maçon?
Dinheiro cobiça,e ser aliados de forças ocultas e misteriosas
Eu? Ser maçom? Desculpa, eu não!
Há uma grande diferença entre 'ser e parecer maçom'. Como entre 'ser afetivo e buscar ajudar o próximo' e fazê-lo efetivamente.
Não seria maçom, porque esta agremiação só aceita - ao que tudo indica - pessoas de posses. Como se para fazer o Bem fosse apenas necessário o dinheiro?! (idéia ridÃcula e tola). Se vc me disser que é um grupo de pessoas que buscam conhecimento - tudo bem!!!!. Existem faculdades, bibliotecas etcetc. Onde posso achar o mesmo conhecimento (estudar teosofia, agnosticismo, filosofia, história, literatura etcetc).
Só não acredito nesta história de esconder e colocar 'véus' sobre as práticas maçônicas.
O que não pode servir para ricos e pobres, bem como para homens e mulheres - a que se desconfiar (não acha?).
Muitas vezes o diabo (boas intenções ou más intenções) se travestem de azul ao invés de vermelho ( e em nome da fraternidade levantam bandeiras ególatras). Como em nome de DEUS já se mataram milhões. Quiçá bilhões.
Procurar a maçonaria, a igreja, um clube social. A motivação interna - como fonte de verdade - só se completa com o tempo (esse sim separa o joio do trigo).
E ser isso ou aquilo não é importante se vc pratica a afetividade. Esse sim, é o sinal na testa daqueles que carregam a bem querença.
Pra ser sincero, nunca tive vontade, mas tenho apenas curiosidade de saber como isso funciona porque meu avô era maçom e eu visitei várias vezes a loja dele quando tinham festas abertas à s famÃlias.
Eu Sou Maçon- Busco como vc. disse me aperfeiçoar como Ser Humano, para poder ter na vida a oportunidade de poder servir, e ser feliz por isso.
Abraços