OS IRMÃOS UMBANDISTAS PODERIAM ME RESPONDER MINHA DUVIDA SOBRE MEDIUNIDADE NA UMBANDA POR FAVOR?

Poderiam me dizer se procede a informaçao de que as entidades da esquerda são definidas depois da direita?Comecei agora na corrente e não participei de gira da esquerda ainda, não tenho nada definido ainda na direita, mas no meu templo todo final de mes tem Cangira voltado para esquerda e todos os mediuns deve participar como não participei ainda tenho duvidas alguem poderia me explicar como é funciona da mesma forma as entidades vem por afinidades? Questão as roupas ja que não sei nem quem é a entidade com quem vou trabalhar? etc..

Comments

  • Não se meta com essas coisas, mas q feio.

  • Sereia,

    Quando no desenvolvimento, as entidades se apresentam de forma indistinta e aparentemente desorganizada (seja na direita ou na esquerda), isto se dá em razão da sintonia que vai surgindo entre entidade/médium, até que este último esteja pronto e ocorre concomitantemente em giras específicas.

    Quem ordena a sua Banda e quimbanda (direita e esquerda se preferir), é o seu chefe de cabeça, que ao menos no meu rito (banthuameridium), se apresenta por ocasião da pemba e os demais componentes por ocasião da realização da Obrigação de Cabeça (e/ou Mão de Santo), quando conhecemos o nosso Gerente, adjunto, chefe de quimbanda e demais componentes e nas posteriores Obrigações (tem-se o segundo e terceiros Orixás).

    Evidente que há variação de um ritual para outro, inclusive quanto a vestimentas, de forma que é mais aconselhável, que você busque orientação segundo o seu rito, diretamente com seu pai ou mãe no santo a fim de dirimir tais dúvidas.

  • Sereia, em alguns centros se desenvolve quando "necessário" a esquerda primeiro sob a alegação que é uma entidade mais forte e alinha a mediunidade da pessoa, mas na casa que eu frequento a explicação é outra.

    SEMPRE SE COMEÇA PELA DIREITA (caboclos e preto velhos, as vezes baiano) que está mais relacionado com as aspirações futuras e "dármicas" e depois pela esquerda relacionadas as necessidades "cármicas".

    Um ótimo livro (além de bem fininho) é "Mediunidade um mergulho no lado oculto dos terreiros de Umbanda" da Editora Masdras.

    Lá explica muito bem que o médium não desenvolvido pode ser mais facilmente vítimas de quiumbas se passando por exu de lei. O médium não conseguiria sintonizar com suas entidades protetores e seria escravo de obsessores, vampiros astrais, etc se passando por entidade de luz.

    Teu exu e tua "moça" já são teus guias desde que vc nasceu, se vc vai desenvolvê-los é livre arbítrio e herança mediunica, mas começar pela esquerda pode lhe fazer comprar gato por lebre.

    Outra coisa= teu exu é alinhado com o caboclo, "supostamente" se vc trabalha com o "exu errado" desalinha o trabalho com teu caboclo. Exu mesmo sendo entidade de luz o caboclo tem ascendência sobre o exu.

    Quanto a roupa é só acessório, o que importa é a alma do medium, desenvolvendo suas entidade lhe mostrarão que roupas e demais objetos (cachimbo, rosário, roupa de determinada cor ou jeito) com os quais trabalhará contigo.

    Mesmo que seja a mesma entidade, nem sempre se usa os mesmo materiais pois existe diferença de vibração de orixás que varia da coroa de médium para médium.

    Cangira, só havia visto este termo em dicionário, legal, afinal tem casas que usam, na minha região são ditos apenas engira ou gira.

  • Na verdade algumas entidades da esquerda podem acompanhar seu desenvolvimento há anos mesmo vc não tendo estado na Umbanda, alguns guias contam que acompanham o trilhar do médiun desde o final da infancia e adolescência.

    Mas no ingresso em uma corrente, sim eles são firmados depois da direita e aí sim eles se manifestam com seus fundamentos, normalmente não se permite que se firmem antes de caboclos, pretos velhos ou mesmo boiadeiros, é uma questão de ordem e respeito aos que mais podem ensinar no progresso, como a esquerda se coloca muitas vezes em igualdade de evolução conosco, primeiro os que mais sabem, firmam sua cabeça na direita para só então vc receber os fundamentos dos exus e o descarrego deles, não se preocupe com a gira, eles saberão como lhe instruir, apenas não se cobre e vá até a canjira com a tranquilidade e boa vontade de sempre.

    Sim eles se achegam a ti por afinidade e muitos podem ser designados a trabalhar com vc. Acho que tudo tem uma razão mesmo que não seja bem entendida.

    Salve

    Abraços do White Cat.

    Fique em Paz.

  • Concordo com White Cat.

    Axé

  • Olha, vou te responder de acordo com a minha experiência pessoal, ok? Espero ajudar...

    A primeira vez que incorporei uma entidade, foi a minha mãe, Oxum, no primeiro terreiro que frequentei. Mas também só recebia ela e mais ninguém.

    Depois, fiquei um tempinho sem terreiro e acabei incorporando a minha pombo gira em casa mesmo, com ajuda de uma mãe de santo. Não é o certo: entidades (principalmente as de esquerda) não devem vir dentro de casa. Mas foi assim que aconteceu. E só depois de ter incorporado a minha entidade de esquerda é que passei a ter facilidade em incorporar os outros: minha criança, meu preto velho, meu caboclo... Dessa vez, já num terreiro...

    Quanto a ter um mais firme que o outro, minha entidades mais firmes são a minha criança e a minha pombogira mesmo. As outras ainda não se identificaram e nem falaram, embora eu já vista roupa branca no terreiro há mais de 2 anos.

    No meu terreiro também tem sessões de desenvolvimento para médiuns, inclusive os chamados "girões", em que vem todas as entidades, exceto crianças. Por que você ainda não foi numa gira de esquerda? Há alguma regra em seu terreiro de que não pode participar de gira de Exú sem antes conhecer as entidades de direita? No meu terreiro, não é assim que funciona, as entidades são livres para virem no momento em que acharem que o médium está pronto.

    Quanto as roupas, na casa que frequento há muita disciplina: só vestem roupas próprias as entidades firmes. Por exemplo: minha pombo-gira não veste a roupa dela (vai de branco mesmo) e não bebe e nem fuma, porque ela ainda não é firme, pois ainda não cantou e nem riscou o ponto. Nem consulta ela pode dar... Mesmo assim, ela é uma das entidades mais antigas que eu trabalho e é a mais firme (para mim e não em comparação aos outros médiuns da casa) que tenho, juntamente com a minha criança. Melhor dizendo: nenhum entidade minha veste sua própria roupa, só a branca mesmo. Nem minha vovó, nem meu caboclo, nem minha criança, nem minha pombo-gira... Nem meus orixás. Enquanto eles não estiverem firmes, não vestem roupas próprias, só a branca mesmo. Deu pra entender? Não sei se estou sendo clara o bastante.

    Bom, é isso. Espero ter ajudado de alguma maneira.

    Beijos!

  • Umbanda>::não existe esquerda ou direita.Umbanda é amor e caridade é luz evolução...

    www.caboclopery.com.br

    www.google.com.br

    umbanda clic pesquisar

    mediunidade na umbanda clic pesquisar

    orixá na umbanda clic pesquisar

    umbanda=entidades clic pesquisar

    Um grande abraço, que tua fé te conduzaaaaaaaaaaaaa!!!!

  • Não sabia que as entidades gostavam de política.

    Sério, o que é "esquerda" e "direita" nesse contexto?

Sign In or Register to comment.