Queria saber o que é:?

. Eixo de manivelas

. Bielas

. Pistões

. Válvulas

. Bloco

. Cabeçote

Comments

  • CABEÇOTE

    Cabeçote do motor é a tampa que fecha a parte superior do bloco de cilindros. É justamente uma plataforma ajustada especificamente para se adaptar ao bloco de cilindros com o objetivo de criar maior resistência nas explosões que acontecem.

    O cabeçote além de ser essencial para um bom performance, facilita a manutenção do motor pois ele que define a forma da câmara onde ocorrem as explosões, o funcionamento das válvulas, passagem de gases de admissão e exaustão. Por ser uma das peças mais importantes do motor, apenas por trocar o cabeçote é possível trocar completamente o aproveitamento de um motor.

    O bloco do motor

    ou bloco de cilindros é uma peça fundida em ferro ou alumínio que aloja os cilindros de um motor de combustão interna bem como os suportes de apoio da cambota (virabrequim).

    O diâmetro dos cilindros determina a cilindrada do motor.

    A válvula de um motor de combustão interna é um dispositivo que visa permitir ou bloquear a entrada ou a saída de gases dos cilindros do motor.

    O pistão ou êmbolo de um motor é uma peça cilíndrica normalmente feita de alumínio ou liga de alumínio, que se move longitudinalmente no interior do cilindro dos motores de explosão.O pistão tem a forma de um copo cilíndrico invertido sendo a superfície direccionada para a câmara de combustão denominada fundo ou cabeça do pistão. A parte média, é normalmente chamada de corpo, onde existem dois orifícios circulares alojar o eixo do pistão que o une à biela. A parte mais afastada da cabeça é denominada a calça do pistão

    Uma biela é toda a peça de uma máquina que serve para transmitir ou transformar o movimento rectilíneo alternativo em circular contínuo. Um exemplo de biela no interior de um motor de automóvel é a peça que liga o êmbolo (pistão) à cambota. A cabeça (a parte mais larga) é apertada à cambota por meio de parafusos e a extremidade oposta é trancada pela cavilha do êmbolo, no interior da sua saia. Enquanto esta extremidade se desloca para cima e para baixo (solidária com o movimento do pistão), a cabeça descreve um movimento circular. Não tem, portanto, qualquer mecanismo de atenuação do esticão do pistão aquando da explosão ou combustão, pelo que o movimento brusco seria transmitido directamente da cambota para o eixo com esta, por sua vez, sofrendo as consequências da explosão - vibrações. Esta função é assegurada pelos moentes de apoio da cambota e pelo volante do motor.

    Eixo de manivelas

    O eixo de manivelas é a espinha dorsal dos motores alternativos. Ele está sujeito à maioria das forças desenvolvidas pelo motor. Seu objetivo principal, é transformar o movimento alternativo do pistão e da biela em movimento rotativo, para acionamento da hélice. O eixo de manivelas, como o próprio nome sugere, é um eixo composto de uma ou mais manivelas localizadas em pontos específicos ao longo do seu comprimento.

    As manivelas são feitas forjando-se protuberâncias em um eixo antes dele ser trabalhado. Tendo em vista que os eixos de manivelas tem que ser muito resistentes, eles são geralmente forjados em ligas muito resistentes, tais como aço cromo-níquel-molibidênio.

    Um eixo de manivelas pode ser construído em uma ou em múltiplas peças. A construção de quatro manivelas pode ser utilizada, ou nos motores de quatro cilindros opostos, ou nos de quatro cilindros em linha.

    Os eixos de seis manivelas são utilizados nos motores em linha de seis cilindros, motores em V de doze cilindros e opostos d

  • se for pra explicar tudo que vc citou bem detalhado não VAI sobrar espaço pra + ninguem fazer perguntas no YR

  • bom pra te explicar meio por cima

    eh preciso começar do inicio

    valvulas de admisao e escap (fucionam de forma alternada//uma abre outra fecha )

    a mistura gasosa resultante da combustao entra

    a vela inflama a mistura e provoca uma especie de "explosao"

    q impeli o pistao para baixo ,o pistao fixado na biela

    a biela "converte o movimento alternativo do pistao emmovimento rotativo do "eixo de manivelas" ou virabrequim como eh mais conhecido :p

    a rotação do virabrequim eh transmitida para as rodas

    o pistao volta e a istura resultante da "explosao" sai pela valv de escap

    nao sei bm ,mas eh mais ou menos isso

  • Tentando fazer alusão a algo conhecido, é o seguinte:

    . Eixo de manivelas: manivela, como diz o nome, como se fosse o pé-de-vela de uma bicicleta.

    . Bielas: onde se apoiaria o pedal

    . Pistões: o pé, que "pedala"

    . Válvulas: de admissão - por onde entra a mistura de ar e combustível, ou apenas ar, como nos diesel.

    de escape - por onde sai o resultado da queima da mistura.

    . Bloco: dentro de onde ocorre, num cilindro, a combustão, com um êmbolo, o pistão, sendo empurrado para baixo, preso numa extremidade da biela, com a outra extremidade presa ao "eixo", ou árvore de manivelas, ou virabrequim, pedalando-o, para converter o movimento de sobe-e-desce do pistão em giratório.

    . Cabeçote: "tampa" do cilindro, onde estão as válvulas e a vela, ou apenas a vela, em um motor dois tempos.

  • O GSFILHO ESCREVEU UM LIVRO PRA VC AGORA VÊ SE APRENDE.

  • Observe bem esse video

    Um pistao

    http://www.youtube.com/watch?v=fatCY7U_2LE

    O funcionamento de um motor pode ser grosseiramente comparado a uma bicicleta: enquanto uma perna "vai" a outra "vem". Só uma perna faz força ao mesmo tempo. Já imaginou se as duas pernas fizessem força ao mesmo tempo? A briga ia ser feia!!

    Da mesma forma o motor: em um dado instante apenas um pistão está fazendo força. A força vem da explosão do combistivel dentro do cilindro. A força faz girar o "eixo de manivelas".

    As valvulas servem para controlar a entrada de ar e combustivel a ser queimada (valvula de admissao) e, óbvio, para controlar a saida dos gases da queima (valvulas de escape).

    Note que a "vela" é quem faz a mistura "pegar fogo"!!!

    Leitura complementar:

    Motor de 8 valvulas:

    http://www.youtube.com/watch?v=MhyeD8ZWXCM

    Motor de 16 valvulas

    http://www.youtube.com/watch?v=QPhJKSVI1lI

    Isso é só o básico.

  • O Senai da curso de mecânica e você sai bom em motorização veicular.

  • componentes de um motor veicular

  • sei la parece palavra q vc inventou

Sign In or Register to comment.