Será que podemos confiar In totum na Psicologia Universitária, acadêmica ?

Este é meu (insignificante) ponto de vista :

"...Antes de tudo há que se aclarar que nas universidades não se estuda Psicologia, senão o que se estuda e classifica é o comportamento humano.

A palavra Psicologia significa: Psique = alma e logos = estudo, ou seja, a Psicologia é o estudo da alma. Se na universidade não se aceita a alma porque a desconhecem, menos ainda vão aceitar o seu estudo".

O que é alma?

R: A alma é um composto de virtudes, poderes, qualidades, corpos, etc.

Mas, nós temos alma?

R: Nós temos alma mas não a possuímos. Recordemos o que nos ensina o Cristo: "Com paciência possuireis vossas almas"

E então, como podemos confiar in totum na psicologia acadêmica se ela nem sequer crer na existência da Alma ?

Felicidades.

Update:

lrmourao,

É só isto que você tem a dizer, para rebater a religião ! Pensei que vocês, ateus, tivessem argumentos mais consistentes !

Quem está aqui constetando as Leis do Universo ?

Quem está aqui falando que a Bíblia é um livro infalível ?

Só existe a bíblia como referência de Religião para você ?

Não leve estes meus questionamentos como ofensa, mas como reflexão .

Agora faço como você :

Carpe Diem !

Comments

• Caro Pescador

A psicologia é uma ciência recente ainda. Não há um corpo consensual de conhecimentos como no casos das ciências exatas e biológicas. Há diversas vertentes, como a psicologia evolucionista, psicologia positiva, gestalt, behaivorismo, ciência cognitiva, etc. Com o tempo certamente será possível distinguir o joio do trigo. Isso independente da questão da alma.

(Obrigado pelo elogio na outra questão, apesar de discordarmos em quase tudo o diálogo sempre é agradável, um abraço)

• Felicidades para vc tambem.

• Por outro lado, como confiar (in totum, latu sensu, ipsis literis, ipsis verbis, whatever!) num livro cuja história é tão controversa e cheia de equívocos e ilogismos e manipulações HUMANAS??

Do ponto de vista de quem NÃO crê nesse livro, quem o faz é que está fora da Realidade...

Logo, tudo é relativo...

Exceto as Leis do Universo!!!

E essas Leis não confirmam NENHUM dos eventos narrados no livro.

Bem, você fica com seu livro; eu fico com o Universo!

Carpe diem!!

• Meu amigo, as universidades deveriam adotar o ensino da dianética, que não separa o homem da pisque, e do espírito.

A nossa alma é a nossa essência, que está encoberta, por egos e eus.

No mundo contemporâneo, se tornou mais difícil descobrir quem verdadeiramente somos, é um turbilhão de informações que prejudica, o nosso bem estar, e assim encobrimos nossa alma.

O poder da mente sobre o corpo.

A mente é capaz de obter a cura, primeiramente é necessário tratar a mente como um todo.

O espírito pode causar efeitos sobre o corpo, se o paciente está sofrendo de depressão, as drogas são inúteis.

O comportamento humano é gerado através do pensamento.

Conheço psicólogos que ignoram a existência do espírito, já me consultei com uma profissional cética, que dificultou o tratamento, por que não aceita a existência do espírito.

Os problemas fisícos é parte do emocional e espiritual, sendo assim devemos considerar, o ser humano, como sendo corpo e espirito.

• 1-A fé e a crença religiosa são um auto-convencimento circular onde o místico acredita sem questionar e substitui a realidade por alguma fé risivel e irracional... A crença religiosa é tão viciante como o álcool, a cocaína e a heroína.

Sendo que ao longo do tempo o místico precisa aumentar o consumo diário desse “entorpecente” .

E quando a doutrinação é interompida o místico passa por alguma Síndrome de abstinênciaa, onde precisa superar os efeitos que a crença religiosa impôs ao seu cérebro.

2- Os indivíduos com a mente fechada, são mais relutantes em se expor a perspectivas diferentes. E em 75% das vezes, a maioria opta por informações que reforçam os seus pontos de vista.

3- Para inovar ou modificar algo, temos que primeiro enfrentar a arcaica oposição dos que pensam de maneira contrária.

E esta tarefa solitária, difícil, perigosa, cara e mal compreendida é o preço que se paga pelo atrevimento de ser diferente.

4- A ciencia moderna seria como um bebezinho, que irá crescer e aprender...

Resumildo, muitas coisas ainda estão fora da nossa capacidade atual... Mas tudo tem alguma logica, alguma matemátia e obedece alguma Lei do mundo físico...

• Dependendo do psicólogo, cada um fará o seu caminho após a graduação

se eu não me engano, existe a Psicologia Transpessoal, que admite a existência da alma ou do espírito, não sei direito, mas vc poderia pesquisar sobre essa vertente...

agora, quem tá precisando de psicólogo é esse Irmourão putz! q cara bitolado!!! as respostas dele quase nunca tem a ver com as perguntas!!!

• Boa questão!

Muito inteligente você.

Acompanhemos as respostas dos senhores ateus.

• acho que esse termo é apenas metafórico... e não faz sentido a psicologia acreditar na alma... a existência da alma não pode ser provada, logo não existe...

Sign In or Register to comment.