Curiosidade: O Zoroastrismo foi a primeira religião monoteísta do mundo..............?

.

O Zoroastrismo ou Masdeísmo foi a primeira forma de monoteísmo documentada na história. Seu fundador era o profeta Zaratustra ( Zoroastro para os gregos).

O monoteísmo do Zoroastrismo influenciou por sua vez o Judaísmo, o Cristianismo e o Islamismo. Este fato é comprovado historicamente.

Vejam mais algumas influencias do Zoroastrismo sobre estas religiões:

Imortalidade da alma

Vinda de um Messias

Ressurreição dos mortos

Juízo final

Eis aqui um pouco sobre o Zoroastrismo:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Zoroastrismo

.

Comments

• Serei sincera,nunca ouvi falar em Zoroastrismo sabia,mas legal,gostei de saber!

Beeeeeeeeeeeeeeeeijos!

• Pode ser, já li algo sobre isso.

• c é um frouxo atrasado mental um coxo

' P H E L I I P I N H O O ² ² diz:

FILHO DA ****

karlo diz:

**** é sua mae

e ela ficou brava quando vc nasceu

' P H E L I I P I N H O O ² ² diz:

junto com a sua

fdp

block e rackiado seu otario

karlo disse (5:17):

vc foi um desgosto

me desculpe num pude evitar sua mae engravidar

• Por quê você responde sua própria pergunta?

Mas sim, zoroastrismo é a religião monoteista mais antiga de que se tem registro.

• Bom, eu fui ler... estamos em papéis trocados aqui, você está respondendo uma pergunta que eu nem pensaria em perguntar, mas é interessante. Eu já li um pedaço dum livro entitulado Zaratustra, nem lembrava mais.

• Sim,o Zoroastrismo foi o pai do judaísmo e portanto avô do cristianismo. A idéia de um único deus, a do maniqueísmo e as outras que você citou foram todas de Zaratustra.

• Eu acho que sim; lembro-me vagamente de ter lido sobre isso.

• O atonismo é a religião monoteísta mais antiga do mundo. Os primeiros movimentos religiosos se apresentaram como ensaios de grupos religiosos politeístas para o aparecimento das religiões monoteístas. Eles eram "cultos de adoração" aos fenômenos da natureza, imagens zoomórficas e antropomórficas e sem doutrinas religiosas definidas ou escritas.Elas tentavam apaziguar a fúria da natureza ou "entidades divinas" criados pelo homem primitivo. O atonismo é a primeira manifestação monoteísta documentada em linguagem escrita, comprovada através de farto material arqueológico, sendo adotado como a religião oficial no antigo Egito enquanto uma nação politicamente organizada no governo do faraó Akhenaton há mais de 3.350 anos do presente. Ela é considerada como a primeira religião monoteísta pela história universal através de documentos, fatos históricos e pesquisas realizadas através de métodos científicos e dentro de um período cronológico histórico.O atonismo não é uma religião panteísta, visto que Deus NÃO está circunscrito no universo e por NÃO ensinar que ao final do processo de evolução espiritual perderemos a nossa individualidade nos unindo a Deus como prega resumidamente o panteísmo. Akhenaton jamais se considerou um deus como outros faraós, conforme o Grande Hino a Aton ele se considera um filho do único Deus! O atonismo não aceita o diteísmo, ou seja duas forças poderosas que competem no universo, sendo uma do bem outra do mal o que se resumiria num deus do bem e outro do mal. O atonismo não pode ser considerado um henoteísmo, visto que no 9º ano do governo de Akhenaton comandou a revolução atonista que combateu com radicalidade o politeísmo, quebrando imagens e raspando inscrições de "deuses" zoomórficos e antropomórficos, proibindo esses cultos e destituindo os sacerdotes politeístas, sem derramar uma gota de sangue, ficando apenas o Deus único revelado por Akhenaton que é representado por um Ser de luz espiritual, inteligente, poderoso e bondoso que permeia os seus três infinitos campos divinos. Apesar de Akhenaton ter proibido os cultos politeístas algumas pessoas realizavam esses cultos escondidos em suas casas como herança religiosa de seus ancestrais. Akhenaton não é uma lenda, ele é o mais bem documentado faraó do antigo Egito e seus restos mortais se encontram preservados no atual Egito! Para os atonistas Deus não é o sol (aton). Aton é apenas uma partícula do seu campo físico que fez e mantém a vida na Terra. Devido essas dádivas do sol (aton), os seguidores de Akhenaton são chamados de atonistas. Conheça e estude o sagrado Papiro Neter!

Sign In or Register to comment.