Quais são os direitos da mulher em um divórcio após 40 anos de casamento?

Qual direito uma mulher tem se pedir o divórcio após 40 anos de casada? Sendo que teve 3 filhos, todos maiores de idade hoje. Nunca trabalhou fora, apenas no lar e auxiliando o trabalho do marido. Como fica a divisão de bens e há direito à pensão...

Comments

• Olivia, eu nao sei exatamente quais sao os seus direitos. Mas nao deixe passar em branco pois tenho certeza que nao sao poucos. Lute pelo que é seu minha amiga.

• Se foram casados em comunhão parcial de bens, ela tem direito a metade de todos os bens e se ela se sentir lesada de alguma maneira pelo marido e ele tiver uma renda fixa mensal, pode pedir pensão vitalícia para ela (não para os filhos maiores), tudo depende do seu advogado ser bom ou não. Já estive no meio de vários divórcios e em uma conversa com meu advogado ele me disse que a mulher pode sim pedir pensão para ela.

• Coitada da tua mãe!!!

• qual foi o tpio de contrato?

• Vc pode arrancar até a cueca dele se quiser, afinal 40 anos de casamento não é 40 dias.

• Depende, em que regime de bens casou?

Em separação total - só tem o direito a que comprou ou está no seu nome.

Em comunhão parcial - tem direito a metade de tudo o que foi adquirido após o casamento, e mais a pensão dele.

Em comunhão total - tem direito a metade de tudo, até o que pertencia a ele antes do casamento e a pensão dele.

Lembrando que a pensão é cerca de 10% do salário dele em carteira, não conta o que ele ganha por fora ( bônus, gratificações e gorjetas)

• Terá direito a meação,dos bens que adquiriram durante o casamento,menos as doações e heranças,pressupondo ser seu regime de casamento o usual= comunhão parcial de bens,pois voce não o informou na perguntaPensão,por pedido seu não,pode o juiz por alguma circunstância pessoal dar uma pensãoo temporária ,mas vai depender da situação.e tambem se a conceder será extinta com o falecimento do ex-marido ,pois somente viuva tem pensão após a morte.Caso venha ser necessário para sua sobrevivência pós a morte dele terás que buscar junto a previdencia social e ou seus filhos,estes sim aí passam a ter obrigação de te ajudar.

• Amiga, voce se esqueceu de dizer qual é o seu regime de bens. Bom, há 40 anos , deve ser provavelmente a comunhão universal de bens. Se assim o for, voce terá direito a metade da totalidade de bens pertencentes a ele , a voce, e ao casal em conjunto. Se, entretanto, for regime de comunhão parcial de bens, voce terá direito a metade dos bens adquiridos na constancia da união. Em relação a pensão, certamente voce terá direito, pois nunca trabalhou fora e pelo que demonstrou não tem direito de se sustentar sozinha. Procure um advogado.

• Os direitos da partilha dos bens patrimoniais conquistados no período!

Também,a responsabilidade da partilha das dívidas adquiridas,se houver!

Pode ser requerido junto a autoridade competente,indenização, no período como profissional do lar!Desde que haja acordo entre as partes,caso contrário,justiça!

• Direito a metade de tudo que ele tem...(se casados c/comunhão de bens )

Um bom advogado poderá orientá-la.

Mas ...pense com calma antes de tomar decisões... pois elas influenciam pro resto da vida...

Peça p o advogado entrar com um pedido de pensão (ajuda ) afinal sem trabalho, e como dona de casa, sempre... vc terá que se estabelecer...financeiramente...e se tornar independente...

Sign In or Register to comment.