Ainda posso cortar a cauda do meu rottweiler?

Ele tem 32 dias e esta com cauda, queria poder leva-lo no veterinário para la poderem fazer essa cirurgia. Vai afetar alguma coisa no cão? Tirar o rabo dele é crime? Eu posso leva-lo sem medo?

Comments

  • De acordo com a resolução Nº 877 de 15 de fevereiro de 2008 do CFMV (Conselho Federal de Medicina Veterinária),

    "considerando que as intervenções cirúrgicas ditas mutilantes, em pequenos

    animais, têm sido realizadas de forma indiscriminada em todo o País e que muitos

    procedimentos são danosos e desnecessários, o que fere o bem-estar dos animais;

    considerando que é obrigação do médico-veterinário preservar e promover o

    bem-estar animal,

    RESOLVE:

    ...

    ...

    ...

    Art. 3º Todos os procedimentos anestésicos e/ou cirúrgicos devem ser realizados

    exclusivamente pelo médico-veterinário conforme previsto na Lei nº 5.517/68.

    ...

    ...

    ...

    Art. 7° Ficam proibidas as cirurgias consideradas desnecessárias ou que

    possam impedir a capacidade de expressão do comportamento natural da espécie,

    sendo permitidas apenas as cirurgias que atendam as indicações clínicas.

    § 1° São considerados procedimentos proibidos na prática médico-veterinária:

    conchectomia e cordectomia em cães e, onicectomia em felinos.

    § 2° A caudectomia é considerada um procedimento cirúrgico não

    recomendável na prática médico-veterinária.

    Art. 8° Todos os procedimentos cirúrgicos devem ser realizados respeitando

    o previsto nos Artigos 2º e 3º desta Resolução."

    Ou seja, fica proibido para a prática médico-veterinária, o "corte de cauda" e "corte de orelha".

    Como Médicos Veterinários estão proibidos de realizar esses procedimentos, recomendo não realizar esse procedimento com os "práticos" dispostos a fazê-lo, visto que todos os procedimentos anestésicos e/ou cirúrgicos devem ser realizados exclusivamente pelo médico-veterinário conforme previsto na Lei nº 5.517/68.

  • Putz vc ta bem desinformado em !! é CRIME ! tadim dele . um vizim meu mandou corta o rabo dele e deu infecçao. acho melhor não pense nele também. falow :)

  • Corta o rabo de um cão e crime, e os veterinarios não cortão so se ouve augun dano na calda que vai prejudicar o cão, mais não corte ele vai sofrer muito.

  • hoje em dia é proibido cortar rabo de cachorro claro que afeta porque o cachorro ele tem o rabo para expressar se ta triste ou feliz

  • Acredito que não seja crime , se o rabo não estiver muito grosso leve-o sem medo.

  • Ta maluko????

    naum

    da joinha aiii qm acha q naum e para fzer isso.

    coitadinho!

Sign In or Register to comment.