Como se aposentar por invalidez ou doença?
Minha irmã tem uma doença que não pode mais trabalhar, pois fica muito debilitada, ela não trabalha registrada e não paga INSS. Há alguma possibilidade de começar a pagar e se encostar? qual valor?
Minha irmã tem uma doença que não pode mais trabalhar, pois fica muito debilitada, ela não trabalha registrada e não paga INSS. Há alguma possibilidade de começar a pagar e se encostar? qual valor?
Comments
Carissima,a previdencia social é semelhante a uma seguradora,se ela entra ao Regime Previdenciario com a doença,entende-se como doença pre-existente,porem ela pode tentar solicitar o beneficio assistencial,a seguir tem os criterios e requisitos para pedir:
Pessoa com Deficiência - PcD: deverá comprovar que a renda mensal do grupo familiar per capita seja inferior a ¼ do salário mínimo, deverá também ser avaliado se a sua deficiência o incapacita para a vida independente e para o trabalho, e esta avaliação é realizada pelo serviço de pericia médica do INSS.
Para cálculo da renda familiar é considerado o número de pessoas que vivem na mesma casa: assim entendido: o requerente, cônjuge, companheiro(a), o filho não emancipado de qualquer condição, menor de 21 anos ou inválido, pais, e irmãos não emancipados, menores de 21 anos e inválidos. O enteado e menor tutelado equiparam-se a filho mediante a comprovação de dependência econômica e desde que não possua bens suficientes para o próprio sustento e educação.
O benefício assistencial pode ser pago a mais de um membro da família desde que comprovadas todas a condições exigidas. Nesse caso, o valor do benefício concedido anteriormente será incluído no cálculo da renda familiar.
O benefício deixará de ser pago quando houver superação das condições que deram origem a concessão do benefício ou pelo falecimento do beneficiário. O benefício assistencial é intransferível e, portanto, não gera pensão aos dependentes.
Ligue para o numero 135 ou agende pela internet(www.mpas.gov.br)
Poxa! dependendo do tempo dela d trabalho, o correto seria sim ter uma carteira assinada ou INSS pago, mas pra correr atrás disso agora é chatinho, é tanta exigencia q é melhor desistir.
mas possibilidades tem sim, ñ sei como e ñ sei o valor,
desculpe ñ sei te responder.
Oi colega!
O colega acima já te informou!
Mesmo assim, entra aqui e dá uma lidinha:
http://www.mpas.gov.br/conteudoDinamico.php?id=23
fique invlida ou doente, não sei mais detalhes, desculpe