A missa de 7º dia é um costume brasileiro, derivado ainda dos tempos antigos quando não haviam transportes nem estradas, nem aviões, em que era difícil para um membro de uma familia chegar a tempo do enterro do defunto.
Como somos um pais tropical não se pode manter o defunto insepulto por mais de 24 horas, assim somos todos enterrados no dia seguinte.
Em nenhum outro país se celebra a missa de 7 dia.
A Missa então era celebrada para reunir a familia e aqueles que não chegaram a tempo do enterro, e , juntos celebrarem a memória do parente que morreu.
Não tem nada mais que isso, nada esotérico, nada cabalístico.
Se não puder ser no 7º pode ser no 8º, a da minha mãe foi aliás no 8º.
O importante é reunir toda a familia e rezar juntos pela alma daquela pessoa que Deus chamou para sua Glória.
Comments
A missa de 7º dia é um costume brasileiro, derivado ainda dos tempos antigos quando não haviam transportes nem estradas, nem aviões, em que era difícil para um membro de uma familia chegar a tempo do enterro do defunto.
Como somos um pais tropical não se pode manter o defunto insepulto por mais de 24 horas, assim somos todos enterrados no dia seguinte.
Em nenhum outro país se celebra a missa de 7 dia.
A Missa então era celebrada para reunir a familia e aqueles que não chegaram a tempo do enterro, e , juntos celebrarem a memória do parente que morreu.
Não tem nada mais que isso, nada esotérico, nada cabalístico.
Se não puder ser no 7º pode ser no 8º, a da minha mãe foi aliás no 8º.
O importante é reunir toda a familia e rezar juntos pela alma daquela pessoa que Deus chamou para sua Glória.
Eu acho que é pq deus criou o mundo em sete dias,sei lá,mas isso nao muda a vida espiritual do morto em nada,o que ele tinha que decidir céu ou inferno ele fez em vida,qual caminho escolher,dai pra frente só ele mesmo,nenhuma vela ou reza vai salvá-lo ou purificá-lo pra onde ele tem que ir.
Excelente pergunta era uma dúvida que estava escondida na minha cabeça e de que eu não tinha tomado conciência!
se fosse missa do oitavo dia,você estaria questionando agora,Qual o problema de a missa ser no sétimo dia.
Rezar para mortos é mais uma heresia dos católicos.
Olá. primeiramente na missa de corpo presente, de setimo dia, na minha cidade não passa cesta de oferta. A cesta de oferta dá quem quer e quanto puder, desde moedinhas de um centavos, e já participei da caritas, recolhiamos o ofertorio e não era muito não, sorte que tem dizimo senão não daria para pagar as despesas da paroquia. voltando ao assunto. é veridico que não precisa ser de setimo dia, pode ser de tres dois, um. Mas aqui no Brasil virou um costume, rezar a de corpo presente no dia do falecimento e de setimo dia, tem até a missa de um mes de falecimento. Então, ela serve para acalmar e enviar benções ao falecido, para que o caminho dele seja mais leve, e até mesmo para pedir perdão a Deus pelos erros do falecido. isso é o que sei espero que tenha ajudado.
Na BÃblia, a simbologia dos números atribui ao sete e seus correlatos, os significados de “totalidade, plenitude, completação ou perfeição” (Mackenzie, 1983: 873). A referência ao número sete e seus derivados (setecentos, setenta, sétimo), aparecem na BÃblia, em diversos livros, somando um total de 662 vezes, segundo o dicionário de Concordância BÃblica (Sociedade BÃblica do Brasil, 1975: 955). Destarte, diversos relatos, como por exemplo, a narração do livro do Gênesis (2, 2), mostra que Deus levou sete dias para criar o mundo e, quanto terminou, vendo que era bom, perfeito, descansou. Portanto, no paralelismo desta passagem com a missa do sétimo dia, simboliza que aquela pessoa, após cumprir sua missão nesta terra, poderá agora também descansar.
no oitavo dia ficaria mais caro
Custume Hindu de Celebração aos mortos ...
mais uma doutrina pagã da madre Igreja ...
para aigreja arrecadar mais dinheir pro nazista bentoXVI