Irmãos Católicos, vocês têm o costume de distribuir doces no dia de São Cosme e Damião?

Esse costume de distribuir doces também é dos católicos? Qual é a posição da Igreja a respeito disso? Ela incentiva?

Quando eu era criança, muitas pessoas distribuíam doces no subúrbio do RJ e acho que muitas delas eram católicas.

Esse é um costume porque São Cosme e Damião são santos protetores das crianças?

Update:

Marcus Freire, eu nunca vi tanta besteira junta.

Comments

  • Os católicos e também os espíritas. A mãe-de-santo de um terreiro perto de onde eu morei na minha infância era assídua distribuidora de doces no dia de São Cosme & São Damião. Além disso havia uma vizinha kardecista que também distribuía e, claro, os católicos. Todos os doces eram doces na inocência de minha infância, e todos me tratavam tão bem que até hoje lhes sou grato pelos doces que recebi nesta data festiva. E viva São Cosme! Viva São Damião!

    CLAYTON.

  • Quando eu morava no RJ eu adorava essa época....adorava mesmo....

    Fez parte da minha infância.... e era uma alegria, de verdade!

    Beijos!

    Shaiya!

  • Essa ñ é uma prática católica e sim umbandista. Mas no RJ, de onde sou natural, é comum as pessoas, mesmo as que ñ são da umbanda distribuir doces, apenas pelo prazer de ver uma criança feliz por ganhar um doce.

    Outras pessoas, como foi o caso de minha mãe, fazem promessas para os santos e em retribuição doam doces no dia 27 de setembro.

    Eu era uma criança muito doente, e minha mãe fez promessa para que eu melhorasse, e a fé dela me curou.

    Eu hj moro em MG e aki onde moro ñ se distribui doces, o padre nem toca no assunto, a igreja não reconhece essa prática como católica.

  • Meu amigo, sou católica de berço e desconheço sobre a distribuição de doces pela Igreja no dia de Cosme Damião. Participei de algumas festas com essa tradição, mas elas foram promovidas por centros de Umbanda.

    Bjs em seu coração

  • Sou católica de berço., e sempre distribuí doces pra garotada1 Amava fazer isso, fazer a alegria da criançada! Fiz sim, e naum me arrependo.

  • Olá

    Apesar de ser católica, desconheço esse costume. Creio não ser uma prática universalmente seguida. Aqui, em Portugal, por exemplo, não existe!

    Um abraço.

  • 26 de Setembro (ICAR)

    Há relatos que atestam serem originários da Arábia, de uma família nobre de pais cristãos, no século III. Seus nomes verdadeiros eram Acta e Passio.

    Estudaram medicina na Síria e depois foram praticá-la em Egéia. Diziam "Nós curamos as doenças em nome de Jesus Cristo e pelo seu poder".

    Exerciam a medicina na Síria, em Egéia e na Ásia Menor, sem receber qualquer pagamento. Por isso, eram chamados de anargiros, ou seja, inimigos do dinheiro.

    Cosme e Damião foram martirizados na Síria, porém é desconhecida a forma exata como morreram. Perseguidos por Diocleciano, foram trucidados e muitos fiéis transportaram seus corpos para Roma.

    Foram sepultados no maior templo dedicado a eles, feito pelo Papa Félix IV (526-30), na Basílica no Fórum de Roma com as iniciais SS - Cosme e Damião.

    O dia de São Cosme e Damião é celebrado também pelo Candomblé, Batuque, Xangô do Nordeste, Xambá e pelos centros de Umbanda onde são associados aos ibejis, gêmeos amigos das crianças que teriam a capacidade de agilizar qualquer pedido que lhes fosse feito em troca de doces e guloseimas. O nome Cosme significa "o enfeitado" e Damião, "o popular".

    Estas religiões os celebram no dia 27 de setembro, enfeitando seus templos com bandeirolas e alegres desenhos, tendo-se o costume, principalmente no Rio de Janeiro, de dar às crianças (que lotam as ruas em busca dos agrados) doces e brinquedos.

    Texto da Wikipédia.

    Dizem que Doum, seria uma imagem de Cosme e Damião menor que quebrou e o lojista colocou entre os Dois... Aliás nas imagens da Umbanda há sempre três...(seria o irmão morto antes)...

    Nosso Terreiro, distribui...

    Axé da Umbanda a todos.

  • Realmente, não tenho certeza, mas parece ser um costume da umbanda, como diz Marcus Freire. Contudo, que mal há em dar doces às crianças e divulgar esses dois grandes santos?

  • O padre de minha cidade distribui pirulitos para os menininhos...

  • Distribuo saquinhos de doce para as crianças, é uma farra que elas fazem, que me recompensa muito ver a alegria estampada em suas faces.

Sign In or Register to comment.