Alguem pode me ajuda? URGENTE!!!!!!!! Vale pontos!!!?

3. Indique o período inteiramente correto quanto à pontuação.

a) Passados os primeiros dias de recuperação o médico, buscando animar o doente disse-lhe que talvez, em mais uma semana, viesse a lhe dar alta.

b) Fosse pelo cansaço, fosse pelo desânimo, o fato é que: não pude ler toda a bibliografia da prova, que deveria fazer, dali a três dias.

c) Diante do juiz o advogado reiterou, que seu cliente ainda não reunia as mínimas condições para depor, em tão complicado processo.

d) É possível que, contrariando todas as expectativas, o candidato venha a renunciar, em benefício, segundo dizem, da maior união no partido.

e) Tirei o passaporte, compareci à agência de turismo, e para minha surpresa me disseram que, as passagens para a Espanha, já haviam sido vendidas.

4. A frase construída de forma inteiramente correta é:

a) Não apreciei o filme que tantos dizem ter gostado.

b) A exposição a que resolvi prestigiar era um desastre.

c) A peça cuja execução ele mais se esmerou foi a de Mozart.

d) Ainda que comigo venham a discordar, editarei o livro.

e) Não é um romance por cujo estilo me sinta atraído.

5. ...... ela aparente ser uma pessoa dócil, não a provoque, ...... a ovelhinha não se transforme numa tigresa. A frase acima ganha sentido completo e lógico preenchendo-se suas lacunas, respectivamente, com as expressões:

a) Desde que - a fim de que

b) Muito embora - desde que

c) Dado que - muito embora

d) Ainda que - para que

e) Mesmo que - em vista do que

6. Assinale a alternativa em que a conjunção marca a relação indicada entre parênteses:

a) Ele saiu, quando eu cheguei (explicação).

b) Ouvimos um ruído, porque havia gente nos fundos da casa (conclusão).

c) Estudamos com afinco, de modo que conseguimos ser aprovados (concessão).

d) Ele era artilheiro do time, todavia não marcou nenhum gol no campeonato (oposição).

9. "O amor não só faz bem como alimenta". A palavra grifada é uma conjunção:

a) coordenativa adversativa.

b) subordinativa integrante.

c) coordenativa aditiva.

d) subordinativa comparativa.

Comments

Sign In or Register to comment.