qual é a diferença entre ser agnóstico ou ateu?

descobri essa palavra recentemente e ainda não entendi completamente.

°°°° seria um ateu politicamente correto?

°°°°um semi ateu que deixa uma margem para a possibilidade de um deus?

°°°°uma palavra menos forte que ateu para evitar preconceitos contra si?

°°°°tem origem em alguma filosofia ou algo do gênero?

obs- não vejo a pergunta como ofensiva porem se entender assim,

aceito criticas.

Update:

prguntona - esta estranho porque voce desapareceu da minha lista de amigos ,

tento te adicionar novamente e vc diz não aceitar novos amigos,vc ainda aparece como fã

mas ai eu não recebo suas perguntas, essa descobri ao acaso.

Comments

• O ateu não acredita em deus ou deuses, em divindade alguma. O agnóstico não está nem aí se tem deus ou não, ele não se mete. É simples... o agnóstico está preocupado apenas com as questões de sua realidade. E o ateu reforça seu pensamento de que deus não existe. Pro agnóstico se existe ou não, tanto faz. Agora existe o neo ateu que está preocupado em provar que não deus existe. Ateismo ou agnose não é religião, importante não confundir. Agnósticos não possuem crença.

• Agnóstico é aquele q acredita q a existência ou não existência de deus ou deuses é algo q não pode ser provado.

Portanto, um agnóstico não acredita por exemplo no deus de Abraão, ou qualquer outro deus, mas também não é ateu.

Porque não se pode provar q não exista deus. seria algo como "não sei se deus existe..."

Já os ateus acreditam q deuses não existem de forma nenhuma.

E se não pode ser provado sua existência como pode ter gente dizendo q recebeu graça divina, q fala com deus e o escambau???

• O agnóstico acha difícil acreditar que exista um deus, mas não descarta a possibilidade e os ateus não vê essa dificuldade, é claro pra ele que deus não existe.

Abs!!!

• Eu sou agnóstico (teista) "sinistro" .

Isso significa, para mim:

1) agnóstico: não sei quem ou o que é Deus. Por isso, não critico aqueles que creem, nem aqueles que não creem. Mas defendo-me dos ataques de ambos os lados.

2) teista sinistro: vários usuários me apelidaram assim. Como a maioria "pensa que" agnóstico é um sujeito "em cima do muro", achei interessante que percebessem "algo sinistro" em minhas considerações "defeituosas", já que critico bastante ateus e teistas 'cheios de razão' aqui no Y!R. O adjetivo "sinistro" faz jus ao que um agnóstico realmente deveria aparentar, ok? Por isso coloquei "sinistro" como um "distintivo" para aqueles que compreendem o "agnosticismo" como "inércia intelectual".

3) Teista: tai, um conceito estranho para quem não entende, nem compreende agnósticos:

- Minha "religião" é "cósmica", como conceituada pelo agnóstico Einstein.

- Meu credo é: dubito ergo sum.

- Meu "hino de louvor" é: "...eu prefiro ser...essa metamorfose ambulante (...) do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo...

- Meu mandamento é: "...caminante, no hay camino...";

- Minha doutrina é "espiritista" e minha ética é 'humanista secular", com a variante de que não viso a perfeição, santidade nem muito menos "reforma íntima": sou mais "instintivo" que racional.

E apesar de 'teista', pergunto-me às vezes:

"...Deus? Que é isto?..."

Se não sei "o que é isto", não tenho motivos para me preocupar com sua existência ou inexistência, influências, penas e punições.

No entanto, respeito muito a ética cristã e a ética atéia, pelo menos a "teorética" (pois na prática, a teoria é outra, em ambas).

• Agnostico está entre o ateismo e o teismo, ou seja, ele não ve um motivo para desacreditar, mas também não ve um motivo para acreditar em deus.

• Agnóstico é aquele que não acredita nem desacredita em Deus, ele apenas tem que ver para crer...

Já o Ateu é aquele que não acredita em Deus..

beijos......

• agnósticos ficam na duvida e ateus tem uma certeza que seres superiores não existem!

• Agnóstico, palavra originada do termo"gnose", conhecimento, ser agnóstico é admitir a probabilidade de existir um ser superior, porém não possuem o "conhecimento" para defini-lo. Algo próximo da alternativa "B", sem um fundo religioso pré determinado.

• agnósticos não tem certeza sobre deus, apenas acreditam em alguma força criadora, alguma força superior. e as vezes até entram em duvida se essa força existe mesmo. mas não acreditam de jeito nenhum no deus do juízo final.

basicamente um semi-ateu, como tu falou.

• Ateu não acredita em DEUS ,OU DEUSES, AGNÓSTICOS são em cima do muro.

Sign In or Register to comment.