Para que serve a missa de sétimo dia?

Por que tem que celebrar uma missa de sétimo dia para quem morre? E se for no oitavo dia, qual o problema?

Comments

  • A missa de 7º dia é um costume brasileiro, derivado ainda dos tempos antigos quando não haviam transportes nem estradas, nem aviões, em que era difícil para um membro de uma familia chegar a tempo do enterro do defunto.

    Como somos um pais tropical não se pode manter o defunto insepulto por mais de 24 horas, assim somos todos enterrados no dia seguinte.

    Em nenhum outro país se celebra a missa de 7 dia.

    A Missa então era celebrada para reunir a familia e aqueles que não chegaram a tempo do enterro, e , juntos celebrarem a memória do parente que morreu.

    Não tem nada mais que isso, nada esotérico, nada cabalístico.

    Se não puder ser no 7º pode ser no 8º, a da minha mãe foi aliás no 8º.

    O importante é reunir toda a familia e rezar juntos pela alma daquela pessoa que Deus chamou para sua Glória.

  • Eu acho que é pq deus criou o mundo em sete dias,sei lá,mas isso nao muda a vida espiritual do morto em nada,o que ele tinha que decidir céu ou inferno ele fez em vida,qual caminho escolher,dai pra frente só ele mesmo,nenhuma vela ou reza vai salvá-lo ou purificá-lo pra onde ele tem que ir.

  • Excelente pergunta era uma dúvida que estava escondida na minha cabeça e de que eu não tinha tomado conciência!

  • se fosse missa do oitavo dia,você estaria questionando agora,Qual o problema de a missa ser no sétimo dia.

  • Rezar para mortos é mais uma heresia dos católicos.

  • Olá. primeiramente na missa de corpo presente, de setimo dia, na minha cidade não passa cesta de oferta. A cesta de oferta dá quem quer e quanto puder, desde moedinhas de um centavos, e já participei da caritas, recolhiamos o ofertorio e não era muito não, sorte que tem dizimo senão não daria para pagar as despesas da paroquia. voltando ao assunto. é veridico que não precisa ser de setimo dia, pode ser de tres dois, um. Mas aqui no Brasil virou um costume, rezar a de corpo presente no dia do falecimento e de setimo dia, tem até a missa de um mes de falecimento. Então, ela serve para acalmar e enviar benções ao falecido, para que o caminho dele seja mais leve, e até mesmo para pedir perdão a Deus pelos erros do falecido. isso é o que sei espero que tenha ajudado.

  • Na Bíblia, a simbologia dos números atribui ao sete e seus correlatos, os significados de “totalidade, plenitude, completação ou perfeição” (Mackenzie, 1983: 873). A referência ao número sete e seus derivados (setecentos, setenta, sétimo), aparecem na Bíblia, em diversos livros, somando um total de 662 vezes, segundo o dicionário de Concordância Bíblica (Sociedade Bíblica do Brasil, 1975: 955). Destarte, diversos relatos, como por exemplo, a narração do livro do Gênesis (2, 2), mostra que Deus levou sete dias para criar o mundo e, quanto terminou, vendo que era bom, perfeito, descansou. Portanto, no paralelismo desta passagem com a missa do sétimo dia, simboliza que aquela pessoa, após cumprir sua missão nesta terra, poderá agora também descansar.

  • no oitavo dia ficaria mais caro

  • Custume Hindu de Celebração aos mortos ...

    mais uma doutrina pagã da madre Igreja ...

  • para aigreja arrecadar mais dinheir pro nazista bentoXVI

Sign In or Register to comment.