Irmãos Católicos, vocês têm o costume de distribuir doces no dia de São Cosme e Damião?
Esse costume de distribuir doces também é dos católicos? Qual é a posição da Igreja a respeito disso? Ela incentiva?
Quando eu era criança, muitas pessoas distribuíam doces no subúrbio do RJ e acho que muitas delas eram católicas.
Esse é um costume porque São Cosme e Damião são santos protetores das crianças?
Update:Marcus Freire, eu nunca vi tanta besteira junta.
Comments
Os católicos e também os espíritas. A mãe-de-santo de um terreiro perto de onde eu morei na minha infância era assídua distribuidora de doces no dia de São Cosme & São Damião. Além disso havia uma vizinha kardecista que também distribuía e, claro, os católicos. Todos os doces eram doces na inocência de minha infância, e todos me tratavam tão bem que até hoje lhes sou grato pelos doces que recebi nesta data festiva. E viva São Cosme! Viva São Damião!
CLAYTON.
Quando eu morava no RJ eu adorava essa época....adorava mesmo....
Fez parte da minha infância.... e era uma alegria, de verdade!
Beijos!
Shaiya!
Essa ñ é uma prática católica e sim umbandista. Mas no RJ, de onde sou natural, é comum as pessoas, mesmo as que ñ são da umbanda distribuir doces, apenas pelo prazer de ver uma criança feliz por ganhar um doce.
Outras pessoas, como foi o caso de minha mãe, fazem promessas para os santos e em retribuição doam doces no dia 27 de setembro.
Eu era uma criança muito doente, e minha mãe fez promessa para que eu melhorasse, e a fé dela me curou.
Eu hj moro em MG e aki onde moro ñ se distribui doces, o padre nem toca no assunto, a igreja não reconhece essa prática como católica.
Meu amigo, sou católica de berço e desconheço sobre a distribuição de doces pela Igreja no dia de Cosme Damião. Participei de algumas festas com essa tradição, mas elas foram promovidas por centros de Umbanda.
Bjs em seu coração
Sou católica de berço., e sempre distribuí doces pra garotada1 Amava fazer isso, fazer a alegria da criançada! Fiz sim, e naum me arrependo.
Olá
Apesar de ser católica, desconheço esse costume. Creio não ser uma prática universalmente seguida. Aqui, em Portugal, por exemplo, não existe!
Um abraço.
26 de Setembro (ICAR)
Há relatos que atestam serem originários da Arábia, de uma família nobre de pais cristãos, no século III. Seus nomes verdadeiros eram Acta e Passio.
Estudaram medicina na Síria e depois foram praticá-la em Egéia. Diziam "Nós curamos as doenças em nome de Jesus Cristo e pelo seu poder".
Exerciam a medicina na Síria, em Egéia e na Ásia Menor, sem receber qualquer pagamento. Por isso, eram chamados de anargiros, ou seja, inimigos do dinheiro.
Cosme e Damião foram martirizados na Síria, porém é desconhecida a forma exata como morreram. Perseguidos por Diocleciano, foram trucidados e muitos fiéis transportaram seus corpos para Roma.
Foram sepultados no maior templo dedicado a eles, feito pelo Papa Félix IV (526-30), na Basílica no Fórum de Roma com as iniciais SS - Cosme e Damião.
O dia de São Cosme e Damião é celebrado também pelo Candomblé, Batuque, Xangô do Nordeste, Xambá e pelos centros de Umbanda onde são associados aos ibejis, gêmeos amigos das crianças que teriam a capacidade de agilizar qualquer pedido que lhes fosse feito em troca de doces e guloseimas. O nome Cosme significa "o enfeitado" e Damião, "o popular".
Estas religiões os celebram no dia 27 de setembro, enfeitando seus templos com bandeirolas e alegres desenhos, tendo-se o costume, principalmente no Rio de Janeiro, de dar às crianças (que lotam as ruas em busca dos agrados) doces e brinquedos.
Texto da Wikipédia.
Dizem que Doum, seria uma imagem de Cosme e Damião menor que quebrou e o lojista colocou entre os Dois... Aliás nas imagens da Umbanda há sempre três...(seria o irmão morto antes)...
Nosso Terreiro, distribui...
Axé da Umbanda a todos.
Realmente, não tenho certeza, mas parece ser um costume da umbanda, como diz Marcus Freire. Contudo, que mal há em dar doces às crianças e divulgar esses dois grandes santos?
O padre de minha cidade distribui pirulitos para os menininhos...
Distribuo saquinhos de doce para as crianças, é uma farra que elas fazem, que me recompensa muito ver a alegria estampada em suas faces.