Veterinários: Qual é o motivo de duas cadelas que sempre brincaram juntas começarem a brigar?

Tenho duas cadelas e um macho. Uma delas e o macho são irmãos e os criei desde pequenos. Eles têm pouco mais de um ano. Já a outra cadela peguei na rua há uns 4 meses ou menos. Após um período separada dos meus cães (estava com sarna), a nova cadela se juntou aos outros e, de cara, foi muito bem recebida pela outra. Sempre brincaram, sem brigas. O que pude observar é que as brigas começaram quando a cadela de rua entrou no cio. Ela se irritava à toa se a outra cadela chegasse perto. Depois, a outra entrou no cio, e tudo voltou ao normal entre elas. Mas depois tudo voltou com maior força. Elas se agarraram duas vezes e se machucaram pra valer. Não entendo o que aconteceu já que sempre brincaram muito. OBS.: O meu cão macho cruzou com a cadela de rua, mas não pegou a outra (que entrou no cio depois). Não sei se isso tem alguma relação.

Outra coisa, a minha cadela sempre foi a líder aqui em casa, ela é um pouco maior que o macho e é mais bruta nas brincadeiras. Se um cão late pro grupo na rua, ela é a que defende. Às vezes acho que pode ser que ela esteja querendo se impor à cadela de rua e ela não deixa. Mas não entendo por que isso acontece só agora? Como posso resolver isso? Não gostaria de dar a cadelinha de rua.

Update:

Acabei de me surpreender ao ver a minha cadela rosnar para o irmão só porque ele tentou chegar perto de mim enquanto eu dava atenção a ela. Isso não aconteceu nunca antes. Na verdade ela sempre era a que tinha que cair fora porque ele não deixava ela chegar perto de mim. Nossa tá tudo uma bagunça!

Comments

  • Hum..novata?dicazinha:procure saber mais sobre os animais que deseja adotar antes de fazer isso.

    é muito simples:sua cadelinha Lila era a fêmea dominante da casa,as coisas giravam mais ao torno dela por ser A cadelinha da casa.Tudo era DELA.Se ela entrasse no cio o namoradinho era só dela.O seu crainho,ela não tinha de dividir com uma irmã.Agora ela se sente mesnosprezada,acha que a outra pode tomar o lugar dela,e ela também e bem mais jovem(animais com mais de um ano não se acostumam com outros..não adote mais).Não é tensão-pré-menstrual, ela sente que a outra está no lugar dela,e vai fazer muita coisa pra tudo voltar ao lugar.Até o cãozinho ficou só com a "novata"!

    Você terá de deixar a Lila no lugar dela(ou que ela acha que é o lugar dela)

    Mesmo se tudo voltar ao que era antes,o cãozinho pode brincar mais com ela,ou qualquer coisa assim,e,mesmo que não seja preferência,é o que ela vai achar.A Lila pode estar em depressão..anteção,depressão pode matá-la.

    Se não conseguir que ela seja a dominante o mais rápido possível,terá de dar a outra cadelinha..

    e,mesmo que consiga,a outra que vai ficar mal,pois a Lila fará de tudo para que ela fique em segund lugar.Não brincarão mais e não serão amigas.O melhor é dar a "novata" pro bem das duas.

    Beijos e boa sorte

  • As cadelas estão disputando o macho. Isso acontece, afinal elas tem o instinto de "perpetuar a especie", então como ambas estão no cio elas vão brigar pela preferencia do macho.

    Se possivel, castre-as, assim vc tera cadelas mais calmas, evita cêncer de mama, evita gravides indesejada,etc.

    Outra coisa, cães vivem em matilha, e é como uma familia, em que tem o lider (pai de familia), e vai descendo a hierarquia. Provavelmente elas estão brigando tbm pela ordem de hierarquia, uma novata no meio de veteranos deveria ser a com "menor grau de hierarquia" e provavelmente ela não esta aceitando a situação.

    Até isso do carinho tem a ver, o certo é agente fazer carinho por ordem, os que são mais respeitados deverem receber carinho primeiro, ate chegar no ultimo, mas nem todo mundo percebe essa "ordem", então te aconselho a não fazer carinho em um quando o outro estiver perto, pra não dispertar ciumes,ok?!

    Boa sorte.

    Bjs.

  • Me desculpe, não sou veterinária, mas crio cães há bastante tempo, crio principalmente uma raça com temperamento muito forte, o Fila Brasileiro e o que tenho a dizer é que o nosso amigo aqui encima tem toda razão, a cadelinha que está deprimida pode até morrer por causa disso, pois deixara de comer, a sua imunidade cairá causando vários problemas. Quanto à TMP, não acredito que isso afete as cadelas e sim a disputa pela liderança. Aconselho mesmo que se não puder deixá-las separadas, que se desfaça da mais nova. Não tentaria juntar as duas novamente, pois é muito difícil, senão impossível, que duas cadelas que já brigaram algumas vezes, não venham a brigar mais e se acontecer que elas briguem quando não tenha ninguém por perto, elas podem sofrer ferimentos muito graves.

  • n sou veterinaria ainda mais acho q deve ser um pouco de estrez por o cachorro n ter pegado ela e ela ter ficado apenas no cio mais vai passar

  • As fêmeas não disputam o macho, nem muito menos, tentam defender o território.

    Acontece com as suas duas cadelinhas o que acontece com a maioria das mulheres que ficam menstruadas: TPM. (vamos chamar assim, apra ficar mais fácil entender, ok?)

    Sim, as cadelas também têm problemas no cio, como nós. Nunca reparou que alfumas cachorrinhas ficam mais quietas, às vezes têm febre, ficam mais amuadas, dentre outros sintomas, quando ficam no cio?

    Então, provavelmente, a cachorrinha que já morava com você, fica com o "estopim" mais curto nesta época. O mesmo acontece com a cadelinha que você adotou. Note que, apesar de sempre brincarem, qualquer uma das duas, quando se sentir ameaçada, vai reagir para se defender: Instinto de Sobrevivência!

    Mas tem uma solução fácil. Converse com o veterinário de seus animais, explique a situação e peça para que ele receite uma medicação homeopática para aliviar os sintomas da TPM canina, o que, provavelmente, vai manter suas cachorrinhas mais calmas.

    Caso elas estejam muito agressivas e agitadas, você pode minsitrar valeriana, na medida de uma gota para cada 5 quilos de peso, pois a valeriana tem efeito calmante a anti ansiedade.

    No mais, quando elas brigarem, demonstre que você não gostou, mas continue próxima às duas, para que, além do stress, aelas ainda não venham a brigar entre elas por ciúmes de estar com você.

    Espero ter ajudado.

    Boa sorte com ambas.

  • As 2 querem competir pela atenção dos macho e as brigas, infelizmente, vão acontecer sempre que uma delas estiver para entrar no cio.

    Eu sofri muitos anos com essas brigas e uma delas acabou deixando a outra cega - ela mordia no olho quando brigava.

    O jeito de contornar isso é separar as duas quando começarem a se estranhar, ou seja, quando uma delas estiver entrando no cio. Assim elas não vão competir e nem criar ódio uma da outra.

    Penso que assim elas conviverão bem em épocas de "não cio".

    Eu não pude separar as minhas, pois moro sozinha e a que ficasse separada ficaria com raiva da outra por não poder ficar comigo.

  • Provavelmente estão precisando de umas férias uma da outra.E evite deixar elas juntas.

Sign In or Register to comment.