como calcular a lei da gravitção universal?

ei gente eu sei que a fórmula para calcular a força entre dois objetos é F=G.m1.m2 dividido pela distância ao quadrado.OK até aí.

Mas o que eu não sei é como os resultados ficam tipo 8,9x10(-11 como expoente)

Alguém poderia me ensinar com proceder nesse cálculo

Obrigado!

Update:

sim,sei que a resposta é dada em newtons,mas como fazer essa multiplicação

Comments

• Não entendi bem sua pergunta. Você quer saber a unidade da força gravitacional, é isto? Caso a resposta seja sim, qualquer força - seja ela de natureza elétrica, magnética, etc - sempre será dada em 'Newtons' (representado pela letra N). Por exemplo, este resultado que você mencionou ficaria 8,9 x 10^(-11) N.

Editado: Ah, desculpe. Sobre o 8,9 x 10^(-11), você pode deixar o resultado exatamente como está, ou então, proceder com a multiplicação.

8,9 x 10^(-11) é o mesmo que: 8,9 x 1/100000000000 = 0,000000000089.

Vlw e desculpe por eu entender errado sua pergunta

• Muito bem. É simples. Se você tivesse colocado alguns dados para a gente poder fazer os calculos ficaria mais facil para mim responder, mas vou fazer um calculo para você. Vamos calcular a atração gravitacional que o sol realiza sobre nossa terra. Sabemos que a massa da terra é M = 5,98 x 10 elevado a vigésima quarta potencia kg (24), e a massa do sol é m = 1,99 x 10 elevado a trigésima potencia kg (30) e a distancia da terra ao sol é D = 1,5 x 10 elevado a decima primeira potencia metros (11).

F = G. M . m / D2

F = 6,67 x 10 -11 . [5,98 x 10 24(expoente)] . [1,99 x 10 30 (expoente)] / (1,5 x 10 11)2, pelo que entendi da sua pergunta esta é a parte que você não entendi. É isso mesmo?, pois bem, vamos continuar.

Quando você se deparar com multiplicação que envolve potencias você conserva a base e soma os expoentes e para a divisão você conserva a base e diminui os expoentes (caso as bases sejam iguais), no caso do seu problema você vai multiplicar 6,67 x 5,98 x 1,99 e depois você vai somar os expoentes, ou seja,

(-11) + (24) + (30) e depois você vai dividir pela a distancia ao quadrado. Para resolver a distancia ao quadrado você multiplica 1,5 x 1,5 e depois você multiplica o expoente por 2. Pois bem, até ai espero que tenha entendido, vamos continuar com os calculos.

F = 79,37 x 10 43(expoente) / 2,25 x 10 22(expoente), estes calculos foram tirados da explicação acima, agora vamos dividir 79,37 / 2,25 e diminuir os expoentes, ou seja, 43 - 22.

F = 35,27 x 10 elevado a vigésima primeira potencia (21)N.

Executei todos os comentarios com os minimos detalhes, espero que tenha entendido, caso não deixe um comentario para que eu possa esclarecer ainda mais suas duvidas.

Espero ter lhe ajudado de alguma forma. (Junior)

Sign In or Register to comment.