A Espada e a Pedra, qual a verdade?
Gente afinal aquela velha historia da espada fincada na pedra que Artur puxou e fez-se rei é uma criação do cinema ou isso faz parte mesmo da lenda do Rei Artur? eu sei que eu posso estar entrando no terreno do que se pode admitir como verdade de um conto ficticio mas queria saber se existe tal resposta.
So mais uma perguntinha, o nome Pendragon era o sobrenome do Artur e de seu pai Uther ou era so um titulo dado as grandes reis da Britânia?
Comments
Faz parte da lenda do Rei Arthur sim. Seria concedido o trono do império da Grã Bretanha, segundo a lenda, ao bravo que conseguisse erguer a espada (Excalibur) que havia sido fincada numa pedra. Arthur conseguiu tal façanha e fora coroado, posteriormente, como rei da Grã Bretanha.
Quanto ao nome Pendragon (filho de dragão) era o título dado ao rei com mais influência e poder na antiga Britânia. Uther foi nomeado Pendragon pelas tribos bretãs pagãs (não-cristãos), através de um ritual. Este nome não possuia vínculo familiar ou sucessão de parentesco, pois quem determinava sua nomeação eram os druidas.
Leia mais sobre o ciclo arturiano. O filme As Brumas de Avalon mostra isso de uma forma bastante interessante também. Se puder, recomendo que assista-o.
Abraço!