Cientistas obtêm MARCO na FÍSICA com COLISÃO de PARTÍCULAS?

Acelerador conseguiu fazer feixes de prótons trombarem a energia recorde. Megatúnel de 27 km é o maior experimento da física de todos os tempos.

Cientistas anunciaram ter conseguido nesta terça-feira (30) às 8h06 (hora de Brasília), pela primeira vez, a colisão de feixes de prótons no acelerador gigante de partículas LHC. “Muitas pessoas esperaram muito tempo por este momento, mas sua paciência e dedicação está começando a render dividendos", comemorou Rolf Heuer, diretor-geral da Organização Europeia para Pesquisa Nuclear (Cern, na sigla em francês, a instituição responsável pelo LHC).

O maior experimento científico do mundo consiste em colidir partículas no nível mais alto de energia já tentado, recriando as condições presentes no momento do Big Bang, que teria marcado o nascimento do universo, 13,7 bilhões de anos atrás.

O Grande Colisor de Hádrons (LHC), situado em um túnel subterrâneo circular de 27 quilômetros de extensão sob a fronteiro franco-suíça, começou a circular partículas em novembro passado, depois de ser fechado em setembro de 2008 por causa de superaquecimento.

A experiência teve sucesso depois de duas tentativas frustradas durante a madrugada. De acordo com os pesquisadores, ela abre portas para uma nova fase da física moderna, ajudando a responder muitas perguntas sobre a origem do universo e da matéria.

As colisões múltiplas a uma energia recorde (7 TeV, ou 7 trilhões de eletronvolts) criam "Big Bangs em miniatura", produzindo dados que milhares de cientistas passarão anos futuros analisando.

Acelerar prótons a 7 trilhões de eletronvolts significa que eles correm a 99,99% a velocidade da luz (cerca de 300 mil km por segundo), ou 11 mil voltas por segundo no megatúnel de 27 km.

FONTE:

http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL1550336...

Update:

P.S - Cesar G:

Me desculpe, mas eu não estou aqui para ensinar interpretação textual para ninguém.

A pergunta é fácil de identificar pelo ponto de interrogação que fica sempre no final de uma frase.

Exemplo: Cientistas obtêm MARCO na FÍSICA com COLISÃO de PARTÍCULAS?

Comments

  • Aposto que sim, Anderson. Pode ser que aconteça o mesmo do Projeto Genoma em que investiram 3 bilhões de dólares e 10 anos de trabalho pensando que no dia D, quando o mapa do DNA estivesse completo, iniciaria uma corrida para se curar todas as doenças, porque se acreditava que cada gene mutado produz uma doença. Hoje fazem 10 anos que temos o mapa e não se resolveu nenhuma doença, o projeto frustrou, isto porque se descobriu que Não é um gene>uma doença, mas sim muitos genes arranjados numa network, e detectar uma network ainda não se consegue. Então talvez o mesmo aconteça com o tão esperado mapeamento da infraestrutura nas origens do Universo. E eu aposto que vai acontecer mas sou suspeito a falar porque até mesmo tenho uma cosmovisão contraria publicada no website abaixo. Acho que não vai dar certo porque no sentido de elucidar os mistérios da existência do Universo os fenômenos naturais relacionados a este evento são estudados num método dominado pela doutrina matemática, e não penso que a matemática sozinha seja a linguagem da Natureza. Acho que está faltando a este método o acréscimo da cosmovisão biológica vital, que as origens do Universo estão relacionadas às origens da vida, e estes fenômenos não podem ser elucidados dentro dos limites da matemática. Então aposto que os cientistas ficarão agora 10 ou mais anos estudando os resultados da colisão, remendando a teoria, frustrados. Mas fazer o que? Ciência é como evolução natural: acerta-se num resultado final através dos erros, eliminando-os, no processo "trial and error". No entanto, se algum cientista envolvido na equipe resolvesse considerar as sugestões de meus modelos, onde o Big Bang teria sido uma réplica primitiva de um evento de fecundação, e onde este Universo desponta como sendo uma produção genético-computacional, talvez se conseguisse resultados mais rápidos, assim como meus modelos estão sugerindo um monte de soluções para os resultados do genoma, mas sendo apenas um brasileiro, jamais farei com quem tomem conhecimento deles. Abraços...

  • Sim, isso foi um marco na Ciência.

  • GALERA RESPONDEM AMINHA PERGUNTA POR FAVOR

    http://br.answers.yahoo.com/question/index;_ylt=Ap...

  • Isso alegrou o meu dia!

Sign In or Register to comment.