Como entrar com uma ação no JEC sem advogado contra a Sony Ericsson?

Comprei um aparelho celular Sony Ericsson W380 Purple, no dia 31/08/2008 na loja virtual Shoptime (www.shotime.com.br). O equipamento apresentou defeito com um pouco menos de um mês de uso. Entrei em contato com a Shoptime, que informou-me de que a responsabilidade por problemas no aparelho é da fabricante e não da loja. Procurei a Sony Ericsson no telefone fornecido pela Shoptime, o SAC (11) 4001-0444, e após várias ligações, fui atendido, posteriormente recebi um número de protocolo e um código para enviar o aparelho pelos correios gratuitamente, despachei no dia 10/10/2008 e este equipamento retornou 45 dias depois faltando um de seus componentes (faltou a tampa da parte traseira, a que cobre a bateria), entrei em contato novamente com a Sony Ericsson no telefone (11) 4001-0444 e solicitei a peça faltante. Após certo tempo o equipamento apresentou o mesmo defeito e novamente entrei em contato com a Sony Ericsson, e após várias tentativas e muito tempo no telefone, fui atendido, tornei a enviar o equipamento para a assistência. Durante o período que o equipamento se encontrava na assistência, voltei a ligar no telefone (11) 4001-0444 para solicitar a tampa traseira que ainda não havia chego, informaram que a peça seria entregue em breve. O tempo passou, o aparelho foi entregue com o mesmo defeito. Novamente liguei na Sony Ericsson, gastando tempo e dinheiro em uma ligação de tarifa interurbana, reenviei o equipamento para a assistência. Este foi entregue no dia 13/01/2009 com o mesmo defeito, voltei a entrar em contato com a Sony Ericsson e reenviei o aparelho pela 4ª (quarta) no dia 17/01/2009 e tornei a reclamar do componente que veio faltando que até o presente momento não havia sido devolvido.

Resumindo após enviar 4 (três) vezes o mesmo aparelho para assistência, após solicitar 3 (três) vezes a peça faltante. Após gastar tempo e dinheiro com ligações interurbanas. Estou há 5 (cinco) meses sem meu celular e agora com um agravante, toda vez que tento entrar em contato com a Sony Ericsson pelo telefone, após 40 minutos em média no atendimento eletrônico, a ligação cai ou é desligada após a minha identificação, quando entro em contato via chat no site http://www.sonyericsson.com.br/ a conexão cai antes que eu seja atendido, e todos os e-mais que envio, recebo uma mensagem automática solicitando que eu entre em contato pelo telefone. Quando entro em contato com o Shoptime informam que só podem resolver meu problema se eu enviar um laudo condenatório do equipamento fornecido pela Sony Ericsson. Já não sei mais o que eu faço.

Quero entrar com uma ação contra esta empresa... só quero receber o que é meu devolta... porém não tenho dinheiro para um advogado... Já fui ao Juizado Especial Civel de minha cidade e informaram que eu tenho que contratar um advogado, ou que eu entenda um pouco de direito e leve toda a documentação (provas) organizadas e o relato por escrito de forma juridica, mas não sei como fazer isso... COMO POSSO ENTRAR COM UMA AÇÃO CONTRA ESTA EMPRESA SEM CONTRATAR UM ADVOGADO?

Comments

• Olá! Na verdade vc não precisa relatar exatamente como um advogado, pois as ações propostas no JEC, não há necessidade de estar assistido por advogado e o requerente não é obrigado a ser conhecedor de termos jurídicos, na verdade cabe aos escreventes relatarem pra vc, por escrito, mas já que te pediram pra levar o pedido pronto, vejamos, se condigo te ajudar:

.

Você pode fazer o pedido conforme o texto abaixo e juntar todos os documentos que você tenha em mãos que digam respeito a compra do celular (notas fiscais, recibos de entrega do aparelho, etc), o texto pode ser assim:

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DO JUIZADO ESPECIAL CÍVEL DA CIDADE DE ________.

Nome do requerente, nacionalidade, estado civil, portador do RG nº _______, inscrito no CPF sob o nº_________, vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, expor e requerer o quanto segue:

(Relatar os fatos, da forma que vc descreveu aqui mesmo).

Não obstante todas as tentativas amigáveis do Autor em obter a reparação do dano, as Ré se nega em realizá-lo, não restando outra alternativa senão valer-se do judiciário para a obtenção de sua pretensão.

Ante o exposto, requeiro a quantia de R$ --------------(colocar valor pago pelo celular), acrescido de juros e correção monetária, na forma da lei, mais valor a ser estipulado por Vossa Excelência, por danos morais, tendo em vista o desgaste psicológico sofrido por todo o tempo em que tentei a reparação do defeito no aparelho celular.

Nestes termos,

Peço deferimento.

Local e data.

Nome por extenso e assinatura sobre o nome.

Espero ter ajudado! Boa Sorte!

Abraços.

• BOM DIA, COMPREI DOIS Z3, A QUATRO MESES, ESTAVA USADO OS DOIS NO RIO, SO QUE UM DERREPENDE ABRIU A TAMPA ONDE CONECTA O CABO USB AI ENTROU AGUA, NA MESMA HORA TENTEI TIRAR A AGUA, O APARELHO ESQUENTOU MUITO E DESLIGOU, ENTREI EM CONTATO COM A SONY, MANDEI O APARELHO PARA ASSISTENCIA TECNICA, PASSOU DEZ DIAS, O APARELHO VOLTOU SEM REPARO E ANDA POR CIMA COM PERDA DA GARANTIA, MAIS EU TENHO TESTEMUNHA QUE A TAMPA ABRIU SOZINHA, COMO DEVO PROCEDER, SERA QUEM TENHO CHANCE CONTRA A SONY

• Para entrar sem advogado é só vc chegar lá no juizado, vc vai preencher um formulário, vai pagar uma taxa boba e o resto eles fazem.

Porém, EU, SE FOSSE VOCÊ, entraria com advogado e pediria danos morais, pelo tempo, transtorno, valor das ligações feitas, o dinheiro da gasolina para ter ido até os correios e mais pela frustração de não poder ter usado o celular nesses 5 meses.

Ainda diria que deixei de ir a festa de amigos, pois tentaram contato comigo pelo celular e não conseguiram e por ai vai.

No Juizado especial eles vão te dar um valor MUITO baixo, já com advogado... a coisa muda.

• EMBORA EU SEJA UM POUCO LEIGA NO ASSUNTO, ACREDITO QUE VOCÊ DEVERIA ACIONAR PRIMEIRAMENTE O PROCOM, AFINAL COM RAZÃO VC ESTÁ.

LÁ ELES TENTARAM FAZER UMA ACORDO, POSTERIORMENTE ESSE NÃO SATISFAZENDO SUAS NECESSIDADES VC ENTRARIA NO JEC.

Sign In or Register to comment.