O cinema é mesmo a sétima arte?

1ª Arte - Música

2ª Arte - Dança/Coreografia

3ª Arte - Pintura

4ª Arte - Escultura

5ª Arte - Teatro

6ª Arte - Literatura

7ª Arte - Cinema

Sempre tive ressalvas quanto ao termo “sétima arte” atribuído ao cinema. Eu o vejo mais como um aglomerado de todas as outras artes. Um filme envolve música, coreografia, cor, volume, representação e (claro) palavras. Nenhuma outra das chamadas sete artes consegue englobar as outras seis.

Seria mais justo classificar o cinema como “a soma das artes”, ou é ele apenas mais um de uma lista de sete?

Opinem.

Comments

  • Gosto muito de cinema, mas acredito que seja sim a sétima arte, distinta das demais.

    Por exemplo, em relação a literatura, o que o cinema faz é uma representação da literatura, uma encenação da mesma, mas não é a literatura. O cinema, antes, transforma a arte escrita da literatura em uma arte própria, representada e filmada. O cinema de alguma forma se relaciona com a literatura, mas não se pode dizer que a engloba.

    Em relação à dança, pintura, escultura e o teatro, também ocorrem transformações (mais sutis, em relação a literatura) no momento de representá-las em filmes. E pelo simples fato de serem representações, já não são as artes em si, mas um retrato delas.

    A única das seis artes que o cinema engloba com perfeição é a música, mas isso não é exclusividade sua, já que a dança e o teatro também a englobam.

    Acho que a chave pro que eu quero dizer é que o cinema, ao transformar as artes para adequá-las a sua própria arte, já não pode ser chamado de uma soma delas, ou mesmo de nenhuma delas individualmente. Só a música mesmo.

    O cinema representa as outras artes, mas só na medida que transformadas por ele, portanto, não as é. A exceção da música.

    ...

    Uma pergunta muito boa de se fazer depois seria "qual das sete artes você mais aprecia"?

    Eu, no momento, não sei responder.Fico entre três!

  • O cinema é a sétima arte, justamente por ser uma junção das outras seis artes. Penso que seja ''a soma das artes''. O cinema é uma arte maravilhosa que engloba todos os povos e fascina tantos públicos diferentes.

  • O video game é a maior das artes, pois além de ter tudo o q o cinema tem ainda nele podemos controlar o personagem principal.

  • As artes foram classificadas conforme o seu surgimento na história da humanidade. Assim para que surgisse a dança primeiro apareceu a música e assim por diante. Mas essa classificação é discutível, pois como o cinema surgiu antes da fotografia (a oitava arte)? Quanto ao cinema ser um soma de outras artes eu concordo com você, mas não em tirá-lo da lista, até porque o cinema não é o único com esta característica. A história em quadrinhos, chamada nona arte, é uma mistura de pintura e literatura. E artes como a música se inspiram em outras para serem criadas.Tchaikovsky, por exemplo, fez música inspirado numa história clássica da litaratura infantil, A bela adormecida. Seja o cinema junção de uma ou mais formas de arte, acostumei me a chamá-lo de a sétima arte. O importante é não negarmos sua importância cultural na história da humanidade.

  • Eu também sempre pensei assim. O cinema é a arte completa e a mais complexa (que envolve mais fatores para a realização).

  • Concordo com o puxa vida....

    c sabe que fico chateada....alias gostaria até da sua opiniao...vc poderia me explicar, exemplo os infiltados (coreano) original, dai copiam e ganham oscar, é o mesmo filme.... pq entao o filme original nao ganhou como melhor filme estrangeiro...entende o que eu digo??????

    Já viu oldboy...um bom filme, inteligente..o ator é maravilhoso, o filme é meio bizarro, mas ja copiaram e Will smith ta fechando...adivinha senão vai pro oscar...e o coreano maravilhoso perde sua bela atuação!

  • Algumas vezes o cinema retrata tudo isso.Afinal não é atoa que vemos adaptações de livros,peças teatrais etc.Mas questionar essa opição que o cinema tem,seria também questionar porque Holywood ainda é a capital do cinema?

    Caramba!Eu vejo poucas vezes diretores e roteiristas estrangeiros ganhando merecidamente uma estatua no Oscar.Enquanto diretores e roteiristas sem criatividade levarem bilhões de dolares para casa sem fazer absolutamente nada.

    Então digo que o cinema atual não se inclui na sua teoría,E sim deveria continuar no lugar onde está.Simplesmente as outras artes anteriores refletem o que a criatividade humana traz.E isso o cinema atual faz muito pouco.

    P.S valeu pela pergunta.E se cuida cara,Não quero ver você discutindo de novo.Não que isso seja dá minha conta!!!!!!!!!!!!

Sign In or Register to comment.