3 substâncias liquídas que não se misturam?

eaee galeraa, eu queria algumas dicas de 3 liquídos q ñ se misturam

Comments

• Eu diria:

AGUA

OLEO (VEGETAL, p. ex.)

MERCURIO

Se colocar gasolina (bem APOLAR) pode acabar dissolvendo o oleo, tambem meio apolar.

• A presente prática tem por finalidade demonstrar propriedades de misturas heterogêneas (misturas que apresentam duas ou mais fases e os componentes da mistura são perceptíveis). O professor pode ainda introduzir o conceito de solubilidade de substâncias, destaque o aspecto do corante se dissolvendo em líquidos.

Material

Óleo vegetal

Álcool

Água

2 variedades de corante alimentício

1 proveta (frasco cilíndrico alto)

Observação: a proveta pode ser substituída por um frasco com formato parecido.

Procedimentos

Vá adicionando ao recipiente quantidades pequenas e iguais de cada um dos líquidos, utilize a seguinte ordem:

1. Água contendo gotas de corante

2. Óleo vegetal

3. Álcool contendo gotas de corante

Nota: A ordem de adição dos líquidos é importante para que estes não se misturem. Os corantes de cores diferentes acrescentados à água e álcool têm a finalidade de diferenciar estes líquidos um do outro.

Resultados

Ao final do experimento, o recipiente conterá os diferentes líquidos separados em camadas, como na imagem a seguir:

Repare que nenhum dos líquidos se misturou. Líquidos que não se misturam entre si são chamados de imiscíveis. Mas esperem, o álcool não é miscível com a água? Sim, por que então eles não se misturaram dentro do recipiente? O álcool não se mistura com a água porque a camada de óleo separa os dois líquidos.

• A presente prática tem por finalidade demonstrar propriedades de misturas heterogêneas (misturas que apresentam duas ou mais fases e os componentes da mistura são perceptíveis). O professor pode ainda introduzir o conceito de solubilidade de substâncias, destaque o aspecto do corante se dissolvendo em líquidos.

Material

Óleo vegetal

Álcool

Água

2 variedades de corante alimentício

1 proveta (frasco cilíndrico alto)

Observação: a proveta pode ser substituída por um frasco com formato parecido.

Procedimentos

Vá adicionando ao recipiente quantidades pequenas e iguais de cada um dos líquidos, utilize a seguinte ordem:

1. Água contendo gotas de corante

2. Óleo vegetal

3. Álcool contendo gotas de corante

Nota: A ordem de adição dos líquidos é importante para que estes não se misturem. Os corantes de cores diferentes acrescentados à água e álcool têm a finalidade de diferenciar estes líquidos um do outro

Mas esperem, o álcool não é miscível com a água? Sim, por que então eles não se misturaram dentro do recipiente? O álcool não se mistura com a água porque a camada de óleo separa os dois líquidos.

• Acho que água,óleo e gasolina, mas não tenho certeza, vale a pena pesquisar.

• aguá, oleo e gasolina.

• seja diferente dos outros e coloque agua e mercurio.

• Agua, leite e oleo.

Sign In or Register to comment.