Como entrar com uma ação no JEC sem advogado contra a Sony Ericsson?
Comprei um aparelho celular Sony Ericsson W380 Purple, no dia 31/08/2008 na loja virtual Shoptime (www.shotime.com.br). O equipamento apresentou defeito com um pouco menos de um mês de uso. Entrei em contato com a Shoptime, que informou-me de que a responsabilidade por problemas no aparelho é da fabricante e não da loja. Procurei a Sony Ericsson no telefone fornecido pela Shoptime, o SAC (11) 4001-0444, e após várias ligações, fui atendido, posteriormente recebi um número de protocolo e um código para enviar o aparelho pelos correios gratuitamente, despachei no dia 10/10/2008 e este equipamento retornou 45 dias depois faltando um de seus componentes (faltou a tampa da parte traseira, a que cobre a bateria), entrei em contato novamente com a Sony Ericsson no telefone (11) 4001-0444 e solicitei a peça faltante. Após certo tempo o equipamento apresentou o mesmo defeito e novamente entrei em contato com a Sony Ericsson, e após várias tentativas e muito tempo no telefone, fui atendido, tornei a enviar o equipamento para a assistência. Durante o período que o equipamento se encontrava na assistência, voltei a ligar no telefone (11) 4001-0444 para solicitar a tampa traseira que ainda não havia chego, informaram que a peça seria entregue em breve. O tempo passou, o aparelho foi entregue com o mesmo defeito. Novamente liguei na Sony Ericsson, gastando tempo e dinheiro em uma ligação de tarifa interurbana, reenviei o equipamento para a assistência. Este foi entregue no dia 13/01/2009 com o mesmo defeito, voltei a entrar em contato com a Sony Ericsson e reenviei o aparelho pela 4ª (quarta) no dia 17/01/2009 e tornei a reclamar do componente que veio faltando que até o presente momento não havia sido devolvido.
Resumindo após enviar 4 (três) vezes o mesmo aparelho para assistência, após solicitar 3 (três) vezes a peça faltante. Após gastar tempo e dinheiro com ligações interurbanas. Estou há 5 (cinco) meses sem meu celular e agora com um agravante, toda vez que tento entrar em contato com a Sony Ericsson pelo telefone, após 40 minutos em média no atendimento eletrônico, a ligação cai ou é desligada após a minha identificação, quando entro em contato via chat no site http://www.sonyericsson.com.br/ a conexão cai antes que eu seja atendido, e todos os e-mais que envio, recebo uma mensagem automática solicitando que eu entre em contato pelo telefone. Quando entro em contato com o Shoptime informam que só podem resolver meu problema se eu enviar um laudo condenatório do equipamento fornecido pela Sony Ericsson. Já não sei mais o que eu faço.
Quero entrar com uma ação contra esta empresa... só quero receber o que é meu devolta... porém não tenho dinheiro para um advogado... Já fui ao Juizado Especial Civel de minha cidade e informaram que eu tenho que contratar um advogado, ou que eu entenda um pouco de direito e leve toda a documentação (provas) organizadas e o relato por escrito de forma juridica, mas não sei como fazer isso... COMO POSSO ENTRAR COM UMA AÇÃO CONTRA ESTA EMPRESA SEM CONTRATAR UM ADVOGADO?
Comments
Olá! Na verdade vc não precisa relatar exatamente como um advogado, pois as ações propostas no JEC, não há necessidade de estar assistido por advogado e o requerente não é obrigado a ser conhecedor de termos jurídicos, na verdade cabe aos escreventes relatarem pra vc, por escrito, mas já que te pediram pra levar o pedido pronto, vejamos, se condigo te ajudar:
.
Você pode fazer o pedido conforme o texto abaixo e juntar todos os documentos que você tenha em mãos que digam respeito a compra do celular (notas fiscais, recibos de entrega do aparelho, etc), o texto pode ser assim:
EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DO JUIZADO ESPECIAL CÍVEL DA CIDADE DE ________.
Nome do requerente, nacionalidade, estado civil, portador do RG nº _______, inscrito no CPF sob o nº_________, vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, expor e requerer o quanto segue:
(Relatar os fatos, da forma que vc descreveu aqui mesmo).
Não obstante todas as tentativas amigáveis do Autor em obter a reparação do dano, as Ré se nega em realizá-lo, não restando outra alternativa senão valer-se do judiciário para a obtenção de sua pretensão.
Ante o exposto, requeiro a quantia de R$ --------------(colocar valor pago pelo celular), acrescido de juros e correção monetária, na forma da lei, mais valor a ser estipulado por Vossa Excelência, por danos morais, tendo em vista o desgaste psicológico sofrido por todo o tempo em que tentei a reparação do defeito no aparelho celular.
Nestes termos,
Peço deferimento.
Local e data.
Nome por extenso e assinatura sobre o nome.
Espero ter ajudado! Boa Sorte!
Abraços.
BOM DIA, COMPREI DOIS Z3, A QUATRO MESES, ESTAVA USADO OS DOIS NO RIO, SO QUE UM DERREPENDE ABRIU A TAMPA ONDE CONECTA O CABO USB AI ENTROU AGUA, NA MESMA HORA TENTEI TIRAR A AGUA, O APARELHO ESQUENTOU MUITO E DESLIGOU, ENTREI EM CONTATO COM A SONY, MANDEI O APARELHO PARA ASSISTENCIA TECNICA, PASSOU DEZ DIAS, O APARELHO VOLTOU SEM REPARO E ANDA POR CIMA COM PERDA DA GARANTIA, MAIS EU TENHO TESTEMUNHA QUE A TAMPA ABRIU SOZINHA, COMO DEVO PROCEDER, SERA QUEM TENHO CHANCE CONTRA A SONY
Para entrar sem advogado é só vc chegar lá no juizado, vc vai preencher um formulário, vai pagar uma taxa boba e o resto eles fazem.
Porém, EU, SE FOSSE VOCÊ, entraria com advogado e pediria danos morais, pelo tempo, transtorno, valor das ligações feitas, o dinheiro da gasolina para ter ido até os correios e mais pela frustração de não poder ter usado o celular nesses 5 meses.
Ainda diria que deixei de ir a festa de amigos, pois tentaram contato comigo pelo celular e não conseguiram e por ai vai.
No Juizado especial eles vão te dar um valor MUITO baixo, já com advogado... a coisa muda.
EMBORA EU SEJA UM POUCO LEIGA NO ASSUNTO, ACREDITO QUE VOCÊ DEVERIA ACIONAR PRIMEIRAMENTE O PROCOM, AFINAL COM RAZÃO VC ESTÁ.
LÁ ELES TENTARAM FAZER UMA ACORDO, POSTERIORMENTE ESSE NÃO SATISFAZENDO SUAS NECESSIDADES VC ENTRARIA NO JEC.