Vendi um carro, o cara pagou, mas perdi o recibo...?
Pois é pessoal, é isso mesmo!
vendi o carro e nao passei o recibo para o dono, perdi o recibo e o cara desapareceu ja faz quase 2 anos, e o carro esta sem licenciamento. o CADIN esta me cobrando, e nao posso dar baixa no carro, preciso do recibo, e para ter a segunda via, preciso do carro para passar na vistoria. Mas o dono de fato desapareceu! ele me pagou tudo certinho, mas nunca mais me procurou, e agora esta vindo esta cobrança pra mim. Existe algum meio de bloquear o carro? moro em taubate -sp obrigado
Comments
Oi,
Sugiro o seguinte:
a) Registre um boletim de ocorreência o mais rápido possível;
b) Procure orientação no seu CIRETRAN;
c) Consulte um advogado;
d) Tente encontrar o comprador pelo nome em listas telefonicas online. Veja a seguinte sugestão pra encontrar alguém desaparecido:
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=200...
Veja o que diz a lei:
"O artigo 134 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) é claro sobre o ponto: caso o vendedor não informe a venda do carro mediante a entrega do documento no Detran ou Ciretran, ele passa a responder solidariamente com o comprador (verdadeiro infrator) pelas punições. Mas, se cumprir a providência referida, somente o comprador quanto à transferência do veículo é que deve arcar sozinho com a branca.
Os tribunais aliviam a responsabilidade do vendedor que não entrega o documento autenticado no órgão de trânsito. Como? De acordo com a jurisprudência unânime, uma vez que o vendedor entregou o carro ao comprador, mesmo que este nunca faça a transferência, o vendedor não responde solidariamente (conjuntamente) com o comprador pelas punições de trânsito, como diz a letra fria do artigo 134 do CTB. Mas é bom não arriscar.
Repetidamente o Superior Tribunal de Justiça (STJ) tem decidido que, a partir da venda do veículo (entrega efetiva) ao comprador, cessa toda e qualquer responsabilidade do vendedor pelos atos praticados pelo comprador, ainda que não seja feita a transferência do veículo no Detran.
Isso porque, juridicamente falando, a propriedade dos bens móveis (caso do carro) é transferida ao comprador pela simples entrega do bem e não depende de registro ou burocracias nos órgãos públicos. "
Boa sorte!
Pra bloquear o veÃculo vc precisa preencher o documento e apresentar cópia na Ciretran. Se vc perdeu o documento precisa tirar segunda via, mas para isso vc precisa do carro, pois segunda via exigi vistoria do carro. Resumindo corra atrás e ache o carro, senão vai tudo pra sua conta, inclusve pontos de multas.
arg. 134 do CBT.
Amigo ::
Para vc ter certeza de como agir, procure a CIRETRAN de Taubaté, entre em contato com algum funcionário do local, e solicite informações de como proceder.
Seu caso é sério !!
Abraço e bôa sórte.
Essa história tá mal contada, o cara comprou pagou e ñ veio buscar o recibo?? só pode ter morrido.