Ajudar uma pessoa é contrária à doutrina do espiritismo?
Uma vez que reencarnamos para pagar nossos pecados, se alguém nos ajuda está interferindo nesse "ciclo".
Segundo a doutrina espírita também não deveria existir cadeias, já que (como disse antes) reencarnamos justamente para pagar nossos pecados e se nos acontece alguma coisa de ruim é porque merecemos, como por ex: Uma criança que é abusada, o espiritismo diz que ela mereceu já que estamos sempre pagando por pegados de nossas vidas passadas.
Comments
Dizer que a prática da caridade contraria a doutrina dos espíritos é revelar total desconhecimento de um dos mais importantes axiomas espíritas: "Fora da caridade não há salvação".
Entenda primeiro o significado da palavra caridade. Caridade não é somente dar esmolas. Caridade é “fazer ao próximo o que gostaríamos que o próximo nos fizesse”, ou seja, não enganar, não roubar, não adulterar, não desrespeitar, não ser violento, é matar a fome de alguém, é vestir alguém, é calçar alguém, é evangelizar alguém, é retirar alguém do vício, é não julgar, é levar uma palavra de consolo, é um sorriso sincero, é um abraço afetuoso, é cuidar do idoso, dos animais, da Natureza, do planeta, enfim, é respeitar e cuidar de tudo o que Deus criou, inclusive nós mesmos que também somos criação Dele.
Como disse Emmanuel “salvação” não é ganhar o reino dos céus; não é o encontro com o paraíso após a morte; salvação é libertação de compromisso; é regularização de débitos. E, fora da prática do amor (caridade) de uns pelos outros, não seremos salvos do resgate das complicações criadas por nós mesmos, através de brigas, ofensas, violência, exploração, desequilíbrios, frustrações e muitos outros problemas que fazem a nossa infelicidade.
Quando fizermos da caridade a nossa lei, e da solidariedade nossa norma de conduta, nos converteremos em agentes do bem na Terra. A mesma luz que acendermos para os outros purificará a nossa alma. Em I Pedro, 4:8 diz: “O amor cobre a multidão dos pecados”, quer dizer que todo o bem que estendermos ao próximo diminuiremos a multidão de erros que cometemos no passado e no presente. Só assim estaremos salvos, livres de resgates, muitas vezes dolorosos, aflitivos através das reencarnações. Reencarnaremos quantas vezes for preciso até que paguemos o último centavo de nossos débitos com a lei divina, e nos reconciliemos com todos os nossos desafetos do passado.
Pense nisso!
Completamente equivocada!
O objetivo da reencarnação não é pagar pelos pecados, mas evoluir. Nós só não encarnaremos mais, quando chegarmos em um grau muito elevado perto da perfeição (sim, antes da perfeição nós já cessamos o ciclo), e mesmo depois de muito evoluídos para este planeta, reencarnaremos em outro, pois estamos muito longe da perfeição, existem qualidades que desconhecemos. É claro que não se muda um vaso de lugar sem que se tenha conseqüências, daí o "Cárma" e "Dárma"(esses nomes são budistas, mas o conceito é o mesmo). E nem todo sofrimento está ligado ao cárma, isso é um equívoco de alguns espíritas que não estudam a doutrina.
A caridade é uma máxima e, é ensinada pelo Espiritismo. Já foi dito "não fazei as coisas só pela razão mas, também pela emoção". Devemos aliviar os fardos de nossos irmãos só pelo prazer de fazer o bem.
O espiritismo jamais irá dizer que mereceu...
Apenas tenta mostrar que nada é por acaso, e também não é contra a existência de cadeias....
Para se ter noção muitas coisas que acontecem em nossas vidas nem precisa ser de vidas passadas pode ser do agora medos acumulados, ações do dia a dia.
Logo teria que ler mais sobre os ensinamentos do Espiritismo, que vem apenas contribuir de forma que o homem se aperfeiçoe e não continue agindo de forma igual ou seja mesmo ciclo...
Porém não existe essa ideia que tal pessoa mereceu ou que não deveria existir cadeias.
Não, é uma caridade a aqueles que sofrem. Se cada um pensasse e ajudasse no outro, esse mundo seria feliz. Temos sofrimentos, mas temos a inteligência, dada por Ele, para descobrir meios, para suplantarmos, esses problemas.
Como o caso de uma pessoa, que nasceu sem os braços, acaba usando a boca os pés, podendo abrir portas e até dirigir carros. E é feiiz e serve de exemplo, para nós, que nascemos sem deficiência e reclamamos da vida.
Veja essa matéria abaixo:
Vitória, trata-se de uma interpretação deveras simplista...
Segundo o espiritismo a encarnação tem com o objetivo de fazer cada um de nós chegar à perfeição. E esta encarnação para uns é uma expiação; para outros é uma missão
Dessa forma NÃO há como saber que aquele ato decorre, REALMENTE de expiação ou de um ato decorrente do livre arbítrio do ofensor, gerando, possivelmente novos débitos cármicos...de toda sorte, a expiação só ocorrem em mundos primitivos como a Terra, onde os espíritos creem que só sofrendo o que fizeram podem pagar por seus erros, quando só o perdão e o arrependimento bastam...
Mas ainda nesta hipótese, o círculo precisa ser quebrado "dando a outra face", como ensinou o Mestre, aliás outro mestre -Mahatma Gandhi - bem disse: "Olho por olho, e o mundo acabará cego"....
Fique claro, as chamadas "expiações" não vem da sociedade, ou de outros espíritos para o sujeito que cometeu o crime, mas antes, é um movimento interior, de arrependimento, que leva ao indivíduo que cometeu a falta querer reparará-la por meio do arrependimento. É sempre voluntário...claro, existem os movimentos de vinganças, de obsessões e de retaliações, mas estes sempre decorrem de erro e NUNCA levam a reparação da falta, antes, só faz aumentar o ciclo cármico, tais coisas ocorrem em mundo primitivos como a Terra.
Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz.
Onde houver ódio, que eu leve o amor;
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão;
Onde houver discórdia, que eu leve a união;
Onde houver dúvida, que eu leve a fé;
Onde houver erro, que eu leve a verdade;
Onde houver desespero, que eu leve a esperança;
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria;
Onde houver trevas, que eu leve a luz.
Ó Mestre, Fazei que eu procure mais
Consolar, que ser consolado;
compreender, que ser compreendido;
amar, que ser amado.
Pois, é dando que se recebe,
é perdoando que se é perdoado,
e é morrendo que se vive para a vida eterna.
Amém.
Deus Seja Louvado!
Estas questoes ja foram abordadas nos livros da codificacao.
Estude.
Viver em harmonia é respeitar o espaço do próximo .