Pessoal, o que está acontecendo com meu melhor amigo? Depressão camuflada ou o quê? (AJUDEM-ME)?

Bem, quando o conheci, na 7ª série, ele era um garoto inteligente, crítico, criativo e não menos brincalhão; tinha lá seus surtos de infantilidade. Era meio geek, gostava de saber das atualidades, esportes, até política e outros assuntos que, embora eu não estivesse interessado, o ouvia com atenção. Ele até, em "segredo", me considerava como um rival, por eu ser sempre o 1º da sala, percebi isso depois.

Enfim, em fins da 8ª série, ele começou a estar na companhia de caras mais folgados, bagunceiros, desinteressados, e foi nesse momento que ele se afastou de mim; demorei meses pra entender o porquê desse afastamento e até hj não entendi exatamente. Pois bem, no 1º ano fomos para a mesma escola, só que ele foi pro turno da manhã e eu, por vontade própria e desestimulado a estar na mesma sala que ele, resolvi ir para a tarde. Nesse ano em que ficamos distantes, ele aprendeu novos hábitos nada bons, decaiu muito nos estudos e chegou aos extremos de usar maconha e começar a beber.

Em julho do ano passado, já na metade do 2º ano, ele (que estava no turno da noite) teve que passar para o diurno e, por capricho do destino, veio parar na minha classe. Fiquei satisfeito com isso, me reaproximei e tals, mesmo sabendo de como ele andava no momento; eu não me importei, falassem o que falassem, estivesse como estivesse, era o meu amigo. Depois de muitos conselhos da família e ultimatos, e estímulos de amigos mais próximos, inclusive eu, ele deixou as drogas. No entanto, ele não se interessa pelos estudos. Quase não passa ano passado.

Já conversei com ele, procurei estimular, mostrar toda a capacidade que ele tem e que deixou amortecida e tals, mas ele mostra não se importar ou finge isso. Eu percebo que ele fica meio cabisbaixo, como se escondesse alguma coisa lá dentro que, contudo, não diz a ninguém. Percebo que quando toco nesse assunto ele procura saltar de banda e quando vejo ele "acuado", eu paro a conversa e respeito seus sentimentos.

O problema é que eu adoraria ajudá-lo, mas ele não se abre comigo, se é que se abre com alguém. Não sei se é porque o que ele guarda seja realmente doloroso ou se é porque ele não tem confiança em mim. Afinal, apenas eu o considero meu melhor amigo, isso não é recíproco ou, ao menos, ele nunca demonstrou. Sei tb que ele teve/tem um pai muito ausente e, talvez por isso, tenha desenvolvido uma certa tendência bissexual que ele reprime a qualquer custo. Tb sou bissexual e contei isso a ele e foi assim que eu tb soube, não sei se isso tem a ver com o caso tb.

ENFIM, AJUDEM-ME!

E por favor, não me venham com piadas só porque sou bissexual e ele tb tem tendências! Eu jamais teria qualquer coisa com ele e não é disso que a pergunta trata!

Update:

Oi Demetryya. Posso sim ter contato com ela, moramos numa cidade pequena e, aliás, ele, a mãe, as tias e tals são todos meus parentes em 3º e $º grau. Mas creio que ela e a família esteja ciente da situação. A casa que ele mora é de "herdeiros", por isso moram láa mãe, algumas tias e primas e ele sempre esteve sob maior influência da tia mais velha do que da mãe. Inclusive foi a tia que um dia, na rua, pouco depois de eu ter me reproximado, que conversou bastante comigo, explicou a situação, me falou que me via como uma boa influência para meu amigo etc e tal, até porque sou bastante conhecido por aqui e Católico praticante.

Comments

• Olá entendo sua preocupação e etc,mas muitas vezes mesmo nossos amigos mudam e nao entendemos do que se trata.é triste

Do jeito que tu falastes ele realmente mudou muito,isto talvez ele tenha ficado um pouco revoltado pelo o pai ausente,reprime sua tendencia a bissexualidade e se esconder é uma coisa que dói muito e eu sei como dói.

Ele pode estar sofrendo em silêncio e pode estar sim com depressão,ja que ele nao consegue se abrir para ninguém e tenho qiase certesa que o que ele fez,deve esta querendo enganar a sí proprio de que não sofre e que é feliz por isto,novas amizades,esquecer o estudo pois nao consegue mais se concentrar,

Usou entorpecentes achando que sua vida iria melhorar e que iria voltar a ser feliz uma pessoa normal,mas nada da certo,aproveite agora que esta reaproximando dele,converse bem,jogue verde e procurando com algumas perguntas indiretas para começar a saber okay? Se tiver contato com a mãe dele,veja algum dia para você conversar com ela,ele está precisando de ajuda psicológica,se não ira acabando piorando. Espero ter ajudado

• Como ser Feliz e ter Auto-Confiança Lá nas Alturas? (risos, risos)

Veja 6 Dicas Incríveis no ebook Beabá do Sucesso

disponível para Download GRÁTIS

no blog http://www.blog.felicidadegeral.net/

• Espere,o desespero não irá ajudar,podem ser várias coisas,você enrolou demais e detalhou pouco,não dá para saber corretamente,isso pode ser apenas timidez,as pessoas mudam,ainda mais na adolescência,não creio que seja depressão,a maioria das pessoas dizem que qualquer coisa é depressão,sendo que seus sintomas são demasiadamente generializados,enfim,pelo texto não posso dizer muita coisa.

Sign In or Register to comment.