Para os umbandistas, como ficam os orixás que não têm uma linha na Umbanda?

Sabemos que os orixás são raios de Deus na Terra, vibrações divinas relacionadas ao seu elemento de afinidade. Temos na Umbanda linha de Yemanjá, Xangô, Ogum...

Mas e aqueles orixás africanos que não têm uma linha na Umbanda, como Obá, Ewá, Logunedê, e outros mais? Eles são cultuados na Umbanda? Sob que fundamento?

Comments

• Esses Orixás, quais seja, Oxumarê, Ossãe, Logun-Edé, Yewá, Obá, Kitembo, Vúngi...não são cultuados na Umbanda. Mas isso não cria nenhuma alteração no desempenho, nem da Umbanda nem do Candomblé. O Candomblé, por sua vez, faz culto à essas forças e as demais, como Xangô, Ogun, Oxossi, Yemanjá, Iansã, Oxum, etc.

• bom o fundamento eu não sei, mas acredito que pela liberdade que eles tem de serem recebidos assim como a liberdade de na umbanda relacionar santos católicos aos orixas, outras linhas encontrem espaço na umbanda.

Graça e Paz.

• pq alguns terreiros preferem nao cutuar esses demais Orixas...

na casa q eu trabalho nao cultuamos...cultuamos os 7 Orixas da umbanda...

( 7 ) eh um numero cabalistico...=D

axe

• São cultuados, e entram em algumas linhagensa como a dos caboclos, dos espíritos de luz e por aí vai.

Há muito que se descobrir sobre umbanda ainda, e muito preconceito a ser vencido

• a pior cegueira é daquele que não quer ver.

• orixás são raios de Deus na Terra??

tem certeza?

Sign In or Register to comment.