O inferno é a sepultura ou um lugar de tormento consciente?

Em Mateus 5:29 Jesus refere-se ao "corpo" sendo "lançado no inferno", e o salmista fala de "ossos" sendo "espalhados à boca do Seol [inferno]" (SI 141:7, R-IBB). Jacó falou que suas "cãs" desceriam ao inferno [Seol] (Gn 42:38; cf. 44:29,31, R-IBB). Entretanto, Jesus referiu-se ao inferno como um lugar para o qual a alma vai depois da morte, ficando conscientemente em tormentos (Lc 16:22-23). O "inferno" é apenas a sepultura, como as Testemunhas de Jeová e algumas outras seitas ensinam?

Comments

  • A palavra portuguesa “inferno” originalmente não dava nenhuma idéia de calor ou tormento, mas simplesmente denotava ‘lugar coberto ou escondido’. Compreendia isto? O termo era muito similar ao significado do “seol” hebraico e do “hades” grego. Afirma o glossário de uma versão francesa com base na tradução de Louis Segond, revisão de 1910, sob a expressão “habitação dos mortos”: “Esta expressão traduz a palavra grega hades, que corresponde ao seol hebraico. É o lugar onde se localizam os mortos entre [o tempo] de sua morte e sua ressurreição (Luc. 16:23; Atos 2:27, 31; Rev. 20:13, 14). Certas traduções têm traduzido erroneamente esta palavra como inferno.”

    Ecl. 9:5, 10: “Os viventes estão cônscios de que morrerão; os mortos, porém, não estão cônscios de absolutamente nada . . . Tudo o que a tua mão achar para fazer, faze-o com o próprio poder que tens, pois não há trabalho, nem planejamento, nem conhecimento, nem sabedoria no Seol,* o lugar para onde vais.” (Se não estão cônscios de nada, é óbvio que não sentem dor.) (*“Seol”, “Xeol” ou “Cheol”, IBB, BJ, BMD; “a sepultura”, Al, So; “inferno”, Dy; “região dos mortos”, MC.)

    Jó 14:13, Dy: “[Jó orou:] Quem me dera isto: que me protegesses no inferno,* e me escondesses até que passasse a tua ira, e me fixasses um tempo em que te lembrarias de mim?” (O próprio Deus disse que Jó era “homem inculpe e reto, temendo a Deus e desviando-se do mal.” — Jó 1:8.) (*“Sepultura”, Al; “região dos mortos”, CBC, “Xeol”, BJ; “Cheol”, BMD; “Seol”, IBB, NM.)

    Atos 2:25-27, PIB: “Davi . . . diz a seu respeito [de Jesus Cristo]: . . . porque não abandonarás a minha alma no inferno,* nem deixarás que o teu Santo experimente a decomposição.” (Não indica o fato de Deus não ‘abandonar’ Jesus no inferno que Jesus esteve no inferno, ou Hades, por pelo menos algum tempo?) (*“Inferno”, ABV, “morte”, ALA; “mundo dos mortos”, NTI; “região dos mortos”, BV; “Hades”, Al, BJ, VB, NM.)

    Assim, então, as referências a hades e seol nas Escrituras não apóiam a existência dum lugar de tormento após a morte. Nem podem as referências a “Geena” (traduzidas “inferno” em várias versões) ser usadas para apoiar a idéia do tormento consciente após a morte. A Bíblia não diz que Deus atormentara os lançados na Geena, mas diz que Deus “pode destruir na Geena tanto a alma como o corpo”. (Mat. 10:28) Sendo o fogo o meio mais cabal de destruição usado nos tempos bíblicos, o “fogo” da Geena representa aptamente a destruição completa.

    Quanto ao “lago de fogo” mencionado em Revelação 20, tal “lago” é explicado no versículo 14 como sendo, não literal, mas símbolo da “segunda morte”. Todos que provam a “segunda morte” permanecerão em suas garras “para todo o sempre”. (Rev. 20:10) Note que o versículo 14 diz que “a morte e o Hades” mesmos são “lançados no lago de fogo” (Rev. 20:14) É óbvio que a morte e o hades não têm consciência, mas podem ser destruídos, e o fogo representa isso.

    Pode-se ver, assim, que o ensino dum inferno ardente não se baseia na Bíblia. É simples resultado de o homem não querer aceitar o fato de que a morte acaba com toda existência consciente. Tal ensino tem distorcido a Deus como sendo cruel e ocultado o que Ele deseja dos a quem aprova. Jeová Deus não deseja que o sirvam apenas por temerem horrível castigo, mas por causa de seu profundo amor a Ele. (Jer. 9:24; Sal. 97:10; 119:104, 128, 163; 1 João 4:8-12) O amor é muito mais dissuasivo quanto ao erro do que o medo do castigo. (Rom. 13:8-10) Aos que desejam agradar a Ele, Jeová Deus apresenta a oportunidade de obterem a vida eterna. Milhões se habilitarão a aproveitar essa oportunidade por meio duma ressurreição. — João 5:28, 29; 17:3.

  • Naomy,

    O inferno é um lugar de tormento consciente, ou seja é aqui!!!

    Nesta vida e na terra pagamos o preço dos nossos atos, não teria sentido sofrer horrores após a morte carnal.

    Eu vejo desta forma.

    bjs

    t mais

  • Amada, o inferno é=a sepultura e os mortos estão mortos, não inconsciente. Eu sou muslim shi'a e estudo a Torah que o islamismo tem o direito de usar por que foi fundado por 1 semita/hebreu/árabe. Faltam alguns anos p/ que meu aprendizado sobre o Koran seja concluído.

    Não existe inferno de fogo, isto foi incluído depois que Dante Alighieri escreveu a A Divina Comédia (Inferno — Canto VI), portanto é 1 assimilação popular, 1 lenda.

    Todo padre, pastor, reverendo, sheike, rabino sabem que isto é mentira e também sabem que não existe vida após a morte já que o corpo é alma vivente. Gêneses 2:7

    Ah e todo muçulmano também sabe disto, pois até o pastor de cabras é letrado p/ que possar ler o Koran e, sabemos também que somos herdeiros de nossos atos e que tudo que fizermos. bom ou mau, retornará p/ nós e p/ o ¹/² ambiente.

    As praças de execução dos países islâmicos são a prova disto e de que o salário do pecado é a morte. Somos 1 povo que abomina o pecado e não ama o pecador. Se 1 filho meu cometer crime hediondo eu, meu esposo e meus outros filhos iremos p/ a forca junto com ele.

    .

  • SE A PESSOA ÍMPIA MORRE ESTÁ NO INFERNO DE FOGO,ENTÃO PORQUE HAVERIA NECESSIDADE DELA RESSUSCITAR E SER JOGADA NO LAGO DE FOGO E SOFRE PELA SEGUNDA VEZ???A PRIMEIRA JÁ NÃO SERIA O BASTANTE???,JÁ QUE A MESMA JÁ ESTAVA SOFRENDO POR CAUSA DOS SEUS PECADOS???.QUERIA QUE UM PASTOR,PADRE OU RABINO ME EXPLICASSE ISSO!.

    OUTRA COISA,QUANDO O LADRÃO MORREU NA CRUZ,JESUS DISSE "EM VERDADE TE DIGO HOJE ESTARÁ COMIGO NO PARAÍSO"!.SÓ QUE JESUS MORREU E RESSUSCITOU AO TERCEIRO DIA,E DEPOIS ELE DISSE A MARIA MADALENA QUE NÃO O TOCASSE PORQUE ELE JESUS AINDA NÃO TINHA SUBIDO AO PAI,ENTÃO O LADRÃO NÃO FOI AO CÉU NAQUELE DIA!.CORRETO??.O QUE JESUS QUIZ DIZER É QUE NO FUTURO QUANDO HOUVESSE A RESSURREIÇÃO O LADRÃO SERIA RESSUSCITADO E IRIA PARA O PARAÍSO!.PORQUE TAMBÉM JESUS FALOU PARA O LADRÃO, "ESTARÁS" QUE SIGNIFICA FUTURO E NÃO PRESENTE!.OU SEJA SERIA RESSUSUSCITADO SOMENTE NA RESSURREIÇÃO!. SE JESUS TIVESSE DITO ASSIM " EM VERDADE TE DIGO HOJE VAI ESTAR COMIGO NO PARAÍSO"!.ISSO INDICARIA PRESENTE E NÃO FUTURO,MAS O JESUS FALOU ESTARÁS QUE É FUTURO!.PELO MENOS EU TENDENDO DESTA FORMA!.

    POR ISSO,ACHO QUE INFERNO É SEPULTURA!.E TAMBEM TEM MUITAS PASSAGENS QUE FALAM QUE A MORTE É UM SONO,OU QUE DESCE AO SILENCIO,"SE DESCE AO SILENCIO ENTÃO NINGUEM ESTÁ QUEIMANDO,CORRETO???.SÓ ACREDITEM NO QUE ESTÁ ESCRITO E NÃO NOS HOMENS,PORQUE HOMEM PODE ENGANAR UM AO OUTRO,MAS A PALAVRA DE DEUS É A ÚNICA VERDADE!.

    KLAUS!.

  • O Lucas 16: 23

    Reconhecemos, neste caso, que a palavra inferno refere-se a Hades, no grego, (Seol, sepultura) certo ?

    Analisando-se o contexto, verificamos que trata-se de uma parábola, como admite o próprio João Ferreira de Almeida, no início desta, antes do versículo 19.

    Se você não sabe distinguir o que é uma parábola ,o que posso fazer ?

    .No dicionário , o significado da palavra parábola é; narração alegórica que envolve verdade importante.

    Qual era a verdade importante que Jesus ilustrava naquela ocasião ?

    “O ‘homem rico’ representava os fariseus. (veja o versículo 14.) O mendigo Lázaro representava o povo judeu comum que era desprezado pelos fariseus, mas que se arrependeu e cujos membros se tornaram seguidores de Jesus. (veja Lucas 18: 11; João 7: 49; Mateus 21: 31, 32.) A morte deles também era simbólica, e representava uma mudança de circunstâncias. Assim, os que outrora eram desprezados passaram a ter uma posição de favor divino e os que anteriormente pareciam favorecidos foram rejeitados por Deus, ao passo que eram atormentados pelas mensagens de julgamento proferidas pelos que eles haviam desprezado. – Atos 5: 33; 7; 54.

  • Inferno é um monte de crente (evangélico) reunido gritando e berrando...

  • não sei... creio eu q a sepultura!

  • O INFERNO QUER DIZER INFERIOR, ELE PODE SER A SEPULTURA OU LUGAR DE TORMENTOS PARA A ALMA CONDENADA POR DEUS.

  • Olha, vocês tem que decidir de uma vez por todas:

    Alma e espírito existe ou não?

    Uns de vocês dizem umas besteiras e outros outras asneiras!!!

    Assim fica difícil de entender a cabecinha doente de vocês se nem vocês sabem no que acreditam... AH, EU ACREDITO NO CRISTO VIVO... Tá, e a alma vai ou não para o céu e inferno???Existe alma? Existe um espírito? Ou tudo é coisa do Diabo??? Decidam-se!!!

Sign In or Register to comment.