Dever de casa: EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA... alguém se habilita? rsrs?
A UNESCO considera que um dos pilares para a educação em nosso século é fazer com que o aluno "aprenda a conhecer". Aprender a conhecer é muito mais importante do que acumular conteudos. Você concorda? Justifique
Update:Clave... vc entendeu o x da questão, e era justamente isso que eu precisava, respostas fora do academicismo, de linguagem simples, onde a pessoa expresse o que entende!
Como postei em outras perguntas, estou ajudando a uma amiga - e com mta preguiça de pensar! srsr - pra melhorar, estou sem os livros, que direcionam para a resposta que os professores querem aprovar, por isso agradeço a vcs, que me ajudam a visualizar o foco da questão!!
Ricardo, Karlos, sempre presentes... vcs são ótimos!!
Obrigada mesmo!
Comments
Amiga, não sei o que é aprender a conhecer. Desde a mais tenra idade eu aprendi e acumulei conteúdos. E garanto a você que a dureza e o rigor das escolas em decorar tabelas, tabuadas, ainda nos deixavam inocentes contra a crueldade humana, apesar das palmatórias, mas não precisávamos aprender muito mais do que os livros ensinavam. Nosso lazer era puro e perfeito, fazíamos e inventávamos nossos próprios brinquedos, se as condições financeiras não permitissem algo melhor. A tecnologia ainda se limitava aos transistores e velas... e com vagar os transistores e velas foram sendo deixados de lado. Os discos bolachões e os compactos, simples ou duplos, que guardávamos com o maior amor, foram substituídos pelo CD, que foi substituído pelo que foi substituído pelo que será substituído pelo... e assim caminha a humanidade.
Tenho saudade da boneca de palha de milho, da bola de meias, dos carrinhos de rolimã, do esconde-esconde, do caçador, do tempo em que ainda achávamos que as "camisas de vênus" eram balões de gás mais leves e menores... Será que éramos mais estúpidos do que são hoje os jovens que mal saem para a vida o fazem de maneira a se aparecerem frente aos mais velhos, tidos como caretas e antiquados e hoje são obesos em sua grande maioria, por se alimentarem e viverem em frente a um computador com jogos mortais? Será que valíamos menos porque não existiam doenças incuráveis além da tuberculose e da lepra, e quando aparecia algum rapaz com a doença da "gotinha matutina" a cidade toda ficava sabendo e ele era internado para se tratar, doença esta tida como doença das "mulheres de rua", e hoje a promiscuidade e a sodomia são opões, garantias individuais de liberdade de expressão e de vida que devemos respeitar? Se era preciso uma informação maior e a tempo, os megafones saíam às ruas... hoje basta um clique e a informação vem de todas as partes do mundo ato contínuo, em questão de micronésimos de segundos... do espaço sideral... e por que é que hoje os alunos são agressivos e malcriados, surram os professores, os amigos, os pais, se eles têm tudo o que nunca sequer sonhávamos um dia existir? Quando o sul-africano Dr. Barnard fez o primeiro transplante cardíaco, que maravilha! Hoje se opera por vídeo!!!! E quando assistíamos Guerra nas Estrelas, Perdidos no Espaço, The Jacksons, Patrulha Estelar, Viagem ao Centro da Terra, quem diria que tudo aquilo seria real um dia? Eis aí tudo o que imaginávamos ficção científica!
Será que aprender a conhecer é mais importante do que acumular conteúdos? Você concorda? Justifique!
Perdoe, amiga, posso ter sido prolixa e não ter respondido o que você queria...
Beijão.
Concordo. Acumular conteúdo, o aluno seria uma espécie de 'papagaio', ou seja, só aprende aquilo que as pessoas ACREDITAM ser o certo. Não porque ele raciocina a respeito do assunto.
Agora ao aprender a conhecer ele irá PROVAR porque tal conceito é o certo. E em suas próprias palavras irá explicar melhor o aprendido, sem ficar preso a dogmas e conceitos.
Exato.
Conhecimento é uma coisa e informação é outra.
A informação pode estar em qualquer lugar, como num computador que está cheio de informação e é composto por um sistema de informação e daà vem o nome informática e/ou tecnologia da informação.
Já o conhecimento é aquele adquirido com as experiências e somente seres que pensam podem passar por experiências e até por isso eu tenho lá minhas dúvidas se é apenas o ser humano que pensa. Observe que os animais irracionais podem ser treinados e servirem de guia para cegos, atrações circenses, etc.
Sim a informação por "decoreba" está por fora e não resolve nada.
Exemplo: A pessoa passa a vida estudando que fumar é prejudicial, mas se forma em medicina e fica viciado em fumar.
Outro exemplo: Aprendemos que devemos andar pela calçada, mas muitos não respeitam isso e por isso muitos acabam prejudicando o trânsito de veÃculos. O mesmo acontece quando se estaciona veÃculos na calçada, ou seja, a mesma pessoa que decorou para um vestibular que isso não é legal acaba cometendo o erro na vida real.
Devemos aprender para a vida e não apenas para "engavetar" as informações.
Conhecimento é ser alfabetizado. Ter apenas a informação e não saber usá-la é ser analfabeto funcional.
KKK
Um pouco de filosofia também é bom.
Um ótimo FDS para todos.
Até mais.
A modernização da educação brasileira
A educação brasileira precisa ser modernizada, e para isso se faz necessário o uso da tecnologia, desde que se mantenham os princÃpios de humanização dos estudantes. à de grande importância a reforma educacional, pois estamos em um mundo moderno que cobra a capacidade do ser humano de saber lidar com diversos tipos de tecnologias e acumular informações, para que este não venha a ser excluÃdo pela sociedade.
As novas tecnologias são essenciais e indispensáveis para a educação, e por isso devem ganhar espaço efetivo na sala de aula. Computadores com acesso à internet e televisões, são exemplos de tecnologias que podem facilitar a aprendizagem na sala de aula.
Muitas escolas brasileiras possuem tais tecnologias, mas não conseguem transformá-las em um método de facilitação de aprendizagem, e as deixam trancadas em salas isoladas e longe do manuseio de alunos e professores.
A tecnologia é uma maneira de revolucionar a educação. O acesso à internet não exige exagero mental, e os professores precisam saber lidar com este meio que pode facilitar e induzir a aprendizagem. Estamos em um paÃs em desenvolvimento que precisa ter professores que saibam lidar e ensinar através da tecnologia para formar cidadãos preparados para essa sociedade moderna.
Nossa, tenho raiva de pessoas que não se esforçam pra fazer seus próprios deveres. Ainda mais um fácil desse.