Por que insistem tanto na falsidade da afirmação de que leitura é fundamental? ?

Por que esses professores de português (principalmente os de colégios públicos) e os pseudo-intectuais insistem tanto que a leitura de livros (principalmente os de 100 a 200 anos atrás, como eles mais indicam) é tão fundamental, sem antes dizerem que ter conhecimentos aprofundados de Gramática, Literatura Brasileira e Mundial e de Interpretação de Textos é tão importante quanto saber diferenciar a letra "A" da "B"?

Pois, qual a diferença que existe entre não ler e ler um texto sem

entender nada, ou um livro sem entender 40% das palavras e ainda sem saber o contexto histórico e vida do autor?

E, além, por que insistem em indicar livros de 200 anos, com o português muito diferente do atual, ao invés de indicar, por exemplo, leitura diária de jornais e revistas, atuais e de renome, por estes apresentarem a linguagem dinâmica, diversificada e, principalmente, atual?

Update:

Para quem não entendeu minha pergunta vou tentar explicar denovo:

Por que superestimam a leitura, sem antes dizerem que conhecimentos de Gramática, Literatura Brasileira e Universal e interpretação de textos, além da leitura de textos com linguagem atual e dinâmica é mais importante do que ler um livro propriamente?

E além, por que, antes de indicar livros de 200 anos, não indicam livros atuais, com linguagem atuais?

Obs: não estou criticando leituras antigas... e sim sua superestimação...

Outra cosia, MAchado de Assis é mais atual que os escritores de nossa época!

Comments

  • Meu caro amigo, talves tenha uma inversão de valores, eles indicam os

    livros muito antigos primeiro,quando deveriam indicar a literatura conteporanea.E o novo leitor fica com o saco cheio, de palavras que não entende e com isso perde o tesão de ler, você tem toda a razão.

    Um grande abraço!!!

  • O buraco é mais embaixo. Feliz aquele aluno que ainda tem professores que recomendam os clássicos. Será que ainda existe esse tipo de professor? Não, eu creio que não. A mais rica formação que uma pessoa pode ter é baseada numa coisa chamada " Educação Liberal", já ouviu falar? Ela é baseda no "Trivium e Quadrivium" Com certeza que não, senão você não diria esse monte de asneiras.Procure saber do que se trata. Jornais , revistas e literatura nacional contemporânea não forma ninguém, representam o lixo do lixo. Não há outra maneira de adquirir cultura e conhecimento se não através dos livros.

  • Só é possível adquirir um conhecimento aprofundado de gramática e de interpretação de textos se você ler! Não dá pra aprender isso lendo regras de gramática ou uma lista de "Itens necessários para interpretar bem um texto". É por isso que a leitura é "superestimada", como você diz. Porque através dela é possível exercitar gramática, interpretação, ortografia, criticismo, criatividade, imaginação... Além de adquirir informações, aprender mais sobre cultura, sobre as pessoas (análise de personagens), sobre história, enfim...

    E só é possível obter um conhecimento aprofundado de Literatura Brasileira lendo os livros que formam a história dessa literatura. De nada adianta ler sobre um autor ou sobre um livro e achar que sabe algo de literatura, se não tiver lido o livro. O mais importante da literatura não é se ela faz parte do Movimento Romântico, Barroco ou Moderno... E sim o que isso significa. Afinal, um livro é uma arte, um reflexo não só da personalidade de um autor quanto da época em que ele viveu, da história que ele ajudou a construir enquanto pessoa e artista.

    Isto é: através de um livro, se aprende muito mais que gramática e interpretação, e é por isso que ler é mais importante do que aprender essas coisas isoladamente.

    Eu concordo com você que alguns clássicos têm uma linguagem rebuscada demais... Mas o que você queria? Que os professores indicassem Paulo Coelho? Eles acabam indicando autores antigos porque, infelizmente, a maior parte da produção literária nacional atual é uma porcaria e eles têm consciência que não devem emburrecer ainda mais a nossa população.

    Revistas, jornais... Tudo bem que não devemos nos alienar, mas deve-se estimular uma leitura crítica. Não podemos esquecer que a maioria deles é comprado, com notícias manipuladas. Além disso, a maioria tem mais erros de português do que um caderno de criança recém-alfabetizada.

    Mas tem uma coisa que concordo com você: se os professores passassem mais livros atuais, talvez as pessoas lessem mais no nosso país. Melhor aprender a gostar de ler lendo CREPUSCULO, e depois ir descobrindo por si mesmo que isso é lixo, do que ser obrigado a ler livros antigos e considerados "chatos" e ficar com trauma de leitura para sempre.

  • É importante o hábito da leitura desde cedo, quem tem esse hábito sabe falar, escrever e conversar muito melhor, a leitura ajuda no conhecimento da nossa língua, se tiver alguma palavra que não saiba o significado, é só consultar o pai dos burros, além da leitura nos manter informados sobre os acontecimentos do mundo.

    Mas o que ler depende de cada um, os interesses das pessoas são variados, se vc não gosta de Machado de Assis, simplesmente não leia Machado de Assis. Procure algo que te interesse para ler.

    Eu amoooo ler. Quando começo a ler, esqueço da vida, vou pra outro mundo, é como se tivesse assistindo um filme na minha mente e eu fizesse parte dele.

  • quem tem amor a leitura não se tortura com livros de décadas passadas,e não tem como vc conhecer o autor sem conhecer suas obras,faça assim filtre o que te interessa e leia ,não precisa criar todo esse alvorço.

  • Outra pergunta com objetivo óbvio de causar polêmica, mas que se perde num amontoado de argumentações desencontradas (para não dizer tolas).

  • E quem provou esta falsidade ao mundo? Você?

  • Oiii!

    Bem, eu acho que os professores insistem em livros antigos para que os alunos valorizem nossa cultura, para manter vivo os clássicos dos maiores autores brasileiros... já reparou que a maioria dos livros são de autores brasileiros?

    E acho que a melhor maneira de tornar seu vocabulário rico é lendo... você pega um livro de difícil leitura e o acompanha com o dicionário, pronto, você verá na prática a colocação na frase, o significado real...

    A vida do autor e a gramática são ensinados no ensino médio sim, pois eu lembro! rs, lembro de regras de acentuação da 4ª série (eu lembro pq sou nova), o problema é que essas partes fundamentais da gramática são lecionados pouquíssimas vezes, deveriam ser repetidos, nem todos vão lembrar as regras da 4ª série como eu. Sem falar que os alunos são bem desinteressados, daí deveria ser repetido inúmeras vezes, rs

    É claro que é bom se manter informado, mas acho que a maior utilidade de ler atualidades é quando se presta concurso ou vestibular.

    Apenas minha opinião

    Bjs :)

  • Porque clássicos são imortais. Não há mal algum em ler livros com uma linguagen erudita.

    ;-)

  • Leitura atual de revistas e jornais já uma coisa obrigatória, tanto para o estudante do ensino fundamental quanto para o vestibulando e também para todo mundo. Ninguém precisa ser obrigado ou mandado ler alguma notícia ou crônica em revistas jornais, pois para o bom estudante e cidadão bem informado, isto já é sub entendido.

    Ler livros é fundamental sim, principalmente os que você não entende, porque são estes que ão enriquecer o seu vocabulário e exercitar sua mente para a capacidade de interpretar textos.

    Quando mais se lê, mais aumenta o vocabulário, a capacidade de compreensão, memorização e comunicação.

    E existem duas razões para alista de leitura ser feita principalmente de livros antigos, como de Machado de Assis e Euclides da Cunha: primeiro: estes são os livros que cem no vestibular, livros nacionais sim, com português arcaico sim, mas que refletem o modo de pensar e a cultura de épocas diferentes, além da própria história brasileira. Segundo: estes livros são cultura pura, com vocabulário e escrita erudita. Ler qualquer livro de Machado de assis "enriquece" o cérebro, faz bem para a mente.

    Vai ver você está reclamando por nunca ter realmente lido um livro bom assim. Se tiver lido, analise a obra com mais cuidado, ou será que você não se interessou pelos tantos temas tratamos em Dom Casmurro, Os sertões ou A Morte e a Morte de Quincas Berro D'água?

    Se não quiser, tudo bem, leia a lista dos mais vendidos da Veja ou o livro que você quiser, o importante mesmo é a leitura.

    Agora, se me permite dizer, pseudo-intelectual é aquele que lê Saramago ou Freud, não entende nada (porque não leu o suficiente para ter o vocabulário necessário) e sai por aí debatendo sobre filosofia e noções de certo e errado sem ter razão nenhuma.

Sign In or Register to comment.