Vale a pena trocar de estado por uma universidade federal?

Boa noite galera, eu estou concorrendo ao sisu, e acredito que tenho chances de passar, mas meu curso é na federal do Mato Grosso do Sul, divisa com sao paulo, vcs acham que vale a pena ir pra la, eu tenho muito essa vontade, ou seria melhor eu continuar aqui, manter meu emprego e entrar numa facul particular??? O que acham? 10 pontos e 5 estrelas

Comments

  • Po cara, eu acho assim. Tem gente que não tem problema deixar a familia, amigos tudo pra traz pra ir estudar em outro estado, se esse é o seu caso eu te aconselho a ir, deve ser bem legal. Mais também por outro lado, se tiver uma faculdade particular tão boa quanto a federal que você passou eu ficaria com a particular mesmo. To concorrendo ao SISU também no curso de economia na UNIFESP e torcendo pra pelo menos 7 pessoas desistirem e eu conseguir a vaga kkk BOA SORTE PRA GENTE !!!

  • Vale a pena sim, principalmente se for cursos caríssimos como: medicina, direito ou engenharia. Outra coisa que você pode não estar sabendo. No Brasil, a maioria das empresas renomadas nem olham os currículos de pessoas que se formaram em universidade particular. E isto é feito na moita. E o prejudicado não tem como recorrer. Se essa pessoa for de cor negra, a situação piora mais ainda. Nesse sentido a sociedade é cruel. Sem estratégia é difícil viver.

    Fiquei sabendo de uma história de um cara que cursou engenharia em uma universidade particular, enviou o currículo para um empresa e nunca foi contratado. Um cara que se formou na USP enviou o currículo do mesmo curso e dentro de uma semana foi contratado. Depois ficou sabendo que aquela empresa só contratava pessoas formadas em universidades estaduais ou federais.

  • bom, dependendo da particular, elas sao tao boas quanto as federais. Mas o ensino nas federais, geralmente é melhor. Se vc acha q compensa fazer essa mudança, então faça. Isso também depende do curso. Eu moro em MG e só mudaria de estado, se eu conseguisse um curso bacana como direito, medicina ou engenharia. Mas veja sua situação e compare. Boa sorte!

  • Como falaram antes, depende da qualidade do curso. Tenho uma amiga que cursa Ciências Econômicas numa particular aqui do sul, a PUCRS, e o curso dela tem conceito 4 no ENADE. Tenho um amigo que estuda na federal do Paraná que fica em Curitiba e o mesmo curso é conceito 3 no ENADE. Um bom exemplo de uma particular superando uma pública.

    Pesquise sobre a qualidade do seu curso na federal do Mato Grosso do Sul, veja a infraestrutura do local e o custo de vida também. Se onde você mora o curso, a infraestrutura e o seu emprego vão te manter melhor, fique por aí mesmo. Mas também, pagar uma particular não é fácil. Se você puder, pegue uma bolsa de 50% no PROUNI!

Sign In or Register to comment.