Caderneta de poupança, rentabilidade média?
Assim, eu sei qeu poupança não rende quase nada no Brasil, é o pior investimento que se pode fazer pois, a pesar de ser seguro, não rende nada. Mas, me respondam
1º Quanto a poupança está rendendo em média?
2º Agora que as grandes economias estão em crise, a rentabilidade pode ser afetada?
3º Hoje cortaram um ponto a taxa Selic (corte quase impercepitível na economia real!!), isso pode fazer alguma diferença ou a Selic não está relacionada com a poupança??
Comments
1º Quanto a poupança está rendendo em média?
A rentabilidade da poupança varia de acordo com a inflação no período mensal anterior, consequentemente oscila elgo em torno de 0,65 a 1,20% a.m. Mesmo havendo deflação tena a garantia de rentabilidade positiva mínima de 0,5% que é a TR.
2º Agora que as grandes economias estão em crise, a rentabilidade pode ser afetada?
É como eu disse, isso dependerá de como as medidas do governo afetarão a inflação. A pouco, por exemplo, o governo diminuiu os juros para 12,75%, uma medida que se associada com o aumento do crédito e anúncio de maiores gastos pelo governo poderá aumentar as pressões inflacionárias, consequentemente poderá ter um aumento em sua rentabilidade. Mas isso não é algo positivo (não em se tratando de poupança), pois o aumento da inflação significa perda do seu poder aquisitivo, o dinheiro estando na poupança apenas preserva este poder de compra, portanto independente da rentabilidade da poupança o ganho tende a ser o "plus" da TR, ou seja 0,5% a.m.
3º Hoje cortaram um ponto a taxa Selic (corte quase impercepitível na economia real!!), isso pode fazer alguma diferença ou a Selic não está relacionada com a poupança?
Explicado na pergunta acima, ou seja, o efeito é indireto e imprevisível de forma precisa, mas independente do que aconteça o dinheiro investido tem o seu poder de compra preservado.
Não concordo que a poupança seja "o pior investimento que se pode fazer" esta é uma questão de ponto de vista, uma questão de perfil de investidor. Se és completamente avesso ao risco tal modalidade é indiscutivelmente a melhor aplicação, caso contrário, podes arriscar-se a perdes 30, 40, 50% na Bolsa. Investimento é algo muito relativo.
Valeu?
Barbosa.
rende em média 0,65% - a Selic não está relacionada a poupança.
Caro amigo:
A poupança hoje não tem rentabilidade muito inferior ao fundos de investimento. Ela rende em média 0,65% que é a TR + 0,5%. A poupança é uma aplicação segura e a crise e a redução da taxa selic em nada afetarão sua rentabilidade.
em media a poupança paga 0,6 % am, 0,5 de juros mais uma variavel de taxa..