Cláusula de contrato vale ou não vale?

Gostaria de saber se a cláusula de contrato é nula em alguns casos específicos.

Existe um caso de uma auto-escola que não quer devolver meu dinheiro, até por que eu assinei um contrato que dizia que eles não iriam devolver o meu dinheiro em hipótese nenhuma, eu tinha feito um pacote de carro e moto terminei a de carro mas não quero mais fazer a de moto, como não utilizei o serviço de moto eles deveriam devolver meu dinheiro referente a mesma, conversei com um advogado e ele me disse que essa cláusula é nula pois eu não utilizei o serviço, gostaria de saber mais informações sobre esse caso e o que fazer se realmente essa cláusula for nula?

Comments

  • Veja o que dispõe o artigo 51 do Código de Defesa do Consumidor:

    São nulas de pleno direito, entre outras, as cláusulas contratuais relativas ao fornecimento de produtos e serviços que:

    IV – estabeleçam obrigações consideradas iníquas, abusivas, que coloquem o consumidor em desvantagem exagerada, ou sejam incompatíveis com a boa fé ou a equidade.

    Essas cláusulas são nulas e cabe uma ação para declará-las como tal, mas isso somente através de advogado.

    Todavia, apesar de vc ter direito a entrar com essa ação, veja o que realmente compensa, tanto em termos financeiros quanto em trabalho de ir nas audiências etc. (mesmo sendo Juizado de Pequenas Causas).

    Eu entendo sua "raiva", mas fica a seu critério processar ou não a auto-escola. Certamente vc ganharia a ação.

  • Certas cláusulas são desconsideradas pelos juízes,principalmente se trouzerem vantagem excessiva para uma das partes,ou se ferirem alguma lei.

    Dê uma olhada em

    www.vaiprocurarseusdireitos.com.br

    Consumidor

  • Trata-se de uma "Cláusula Abusiva" do Código de Defesa do Consumidor! Pelo que vc me disse, ela é Nula sim!

    Consulte seu advogado para tomar as medidas cabíveis!

    Abraço!

Sign In or Register to comment.