Como faço para resolver o problema desse concurso?

Olá, vou fazer um concurso agora em fevereiro e, por incrível que pareça, estou com medo de passar!

Vou explicar o caso:

Trabalho numa cidade do interior da BA, ganho um salário razoável (em torno de 2700 por mês) más trabalho que só um condenado (em torno de 14 h/dia), faço mais um curso de graduação e outro de pós-graduação e ainda levo muito serviço pra casa (sou professor).

Tem um concurso numa cidade a aproximadamente 700 km da minha (do mesmo estado). Esse concurso é na minha área (sou formado em Química) para análise de águas (estação de tratamento de água), o salário é muito bom (4.100,00 de início) e sempre gostei muito de trabalhar em laboratório.

Estou em dúvida por que sou muito apegado à família, e fazendo esse concurso (e passando é claro), não poderia mais morar em minha cidade! É aí onde está o problema.

Sei que é uma decisão minha, más gostaria de uma orientação.

Abraço.

Comments

• Prezado Carlos,

Tudo na vida depende de sua consciência. Só ela pode dizer o que você deve fazer; a razão neste caso não deve apitar nada, porque só atrapalha.

Entretanto, como profissionais que somos da mesma área, permita-me que eu lhe faça algumas colocações:

a) trabalhar além de 8 horas por dia é altamente desgastante. Mesmo que esse trabalho fosse para si, considero um abuso. Isto é coisa dos velhos tempos, quando as pessoas perdiam a saúde, por falta de uma legislação do trabalho.

b) saiba que uma grande maioria dos trabalhadores deste país mora longe de sua família de origem : não há como evitar essa realidade. Eu mesmo tive que deixar minha família, por causa do trabalho. Hoje, o mesmo acontece com os meus filhos.

c) na sua decisão, leve em conta o seu futuro profissional também : este novo emprego é mais enriquecedor que o anterior em termos profissionais?

d) fazer mais um concurso em sua vida só lhe traz experiência e acúmulo de novos conhecimentos

Sucesso para você!

• Oi Carlos.