Uma palavra de incentivo, de ajuda, por favor?
Esse ano prometi a mim mesma q eu iria mudar. Minhas atitudes, ações, modo de pensar, agir. Sou muito anciosa e resulta numa baita crise de enxaqueca (faço tratamento). Carrego o mundo nas costas, os problemas dos outros pego p/ mim. Preciso mudar. Tbém vivo preocupada (sem necessidade).
O q fazer? Respostas sensatas por favor.
Obrigada.
Bom fim de semana a todos.
Comments
Li todas as respostas que vc recebeu aqui e concordo com todas elas. Vc precisa realmente botar a sua "casa mental" em ordem. Procure colocar-se em primeiro lugar em sua lista de prioridades, pois se vc não se cuidar quem irá fazê-lo??? Ninguém, não é?
Tome as rédeas de seus sentimentos, pois nós devemos dominá-los e não o contrário! Busque apenas o que te faz feliz, e ajude o seu próximo sem se prejudicar pq senão do que vale?
Repense em tudo que te faz sofrer e jogue todo esse lixo na privada e dê a descarga, vc não tem obrigação de carregar peso morto e muito menos a bagagem dos outros, pois é cada um com a sua!
Se liberte para que possa ser feliz, pois a vida passa rápido d+!!!!
Boa Sorte e Seja Feliz!!!!!
Beijinhos
Prof.Wi,
Querida, não estou entendendo direito.
Com o passar dos anos, notei que se é mais fácil ser FELIZ, do que complicar nossas vidas.
Ser esponja dos problemas de quem amamos, não nos ajudará em cooperar em nada.
E, realmente nos fará muito mal.
Sempre fui um pouco assim.
Passei a notar, que eu realmente era a problemática, eu me agredia, eu não conseguia me ver e nem me sentir bem comigo mesma.
Mas coisas aconteceram, sou avó e comecei a ver que sofri a toa e tanto tempo.
A vida é uma benção, agradeço a Deus, por ela e sempre, independente de se algo ruim esta acontecendo, continuo agradecendo.
Tudo que poderia me fazer feliz, parecia uma culpa. Se o outro está sofrendo, porque estou feliz?
Aprendi, que cada um é um e nada fará isso mudar.
Respeitar os sentimentos dos outros, ajudar se podemos, escutar uma dor alheia com paciência, mas sempre ter certeza que não é nossa, isso pertence a outro, por mais que os ame.
Comecei a pensar menos, nos problemas (sempre existirão, para todos), deixar as preocupações para a hora em que acontece, se ansiosa, canto, coloco uma linda música que me desligue, pois é inútil martelar algo antes, no se pré-ocupar, já fica claro, que é um pré, pode nem acontecer.
Se dê valor, respeite a vida linda que recebeu de DEUS, relaxe, respeite que o problema NÃO é seu e sim do outro.
Só vc. pode ser feliz, só vc. conseguirá isso e acredite sozinha. Sempre com fé, sem ela é meio difÃcil.
Isso está dentro de vc., assista filmes lights, doces, não veja tanto jornal escrito ou falado, se dê o direito de respeitar-se nos seus momentos de estar sozinha, com vc. mesma, repensar o quanto és privilegiada em tantos aspectos, só vc. estando bem, poderá ajudar o outro, senão será só um peso, bem pesado para vc. e para os que a cercam.
Se dê o direito de fazer o que quer, como quer e por que quer, com consciência lógico.(rsrsrsr)
Sem necessidade ficar preocupada, demonstra que não estás contente com vc. mesma.
Não sei sua idade, mas viva, viva bem, não queira carregar o mundo em suas costas, não é seu esse problema.
Ame-se, corte o cabelo, faça uma maquiagem, compre uma coisa nova para vc., se dê ao luxo de se amar e curtir essa linda vida, que passa rápido e temos que ver sempre o lado bom que ela nos proporciona.
Seja feliz, a felicidade está dentro de vc. é só pegá-la.
Fique bem, DEUS a abençoe e sempre.
â¥PAZâ¥
Sugiro a vc se preocupar com vc da forma como vc se preocupa com seus amigos:
- Faça uma atividade fisica regular (sugiro artes marcial - dá disciplina, alegria, bons amigos e seu corpo agradece),
- alimentação saudável (se ainda não faz consulte um nutrólogo ou nutricionista - não é questão de emagrecer ou engordar e sim de estar com a mente em dia),
- cuide bem das suas horas de sono
- se vc sentir sentir necessidade, faça psicoterapia, embora eu ache que, no seu caso, basta vc ser amorosa consigo mesma o quanto vc é com seus amigos que vc resolve o problema. Ou seja, pare de pegar os problemas dos outros para si e preste atenção na sua vida.
Não basta querer mudar, tem que mudar.
Durante anos vivi assim, sem férias sem folga cuidando do que é dos outros e deixando minha vida do lado. Um dia conheci alguém que me falou em hipnose, fui experimentar e gostei muito,so que passei a viver uma vida life, larguei trabalho viajei, tomei banho de mar nú em Maceió, hoje trabalho por conta, e só trabalho quando tenho vontade, o que é difÃcil, enfim levo uma vida muito melhor que antes, e sabe mais? não falta dinheiro.
Quando eu corria atras do dinheiro ele fugia de mim, parei de correr e ele veio balançando rabinho e lambendo minha mão.
O maior inimigo é o medo, todos estamos aqui para viver plenamente.
Quem tem que gostar de você, é você mesmo.
acho que você precisa urgentemente de um homem que te apóie,que te aprecie,que seja seu guia, que te acorde sempre com um beijo, que prepare o seu cafe, que lave suas roupas, que seja o pai dos seu filhos....
e vc....so continue a trabalhar e traga a ele seu salário.
Eu sofro com antecipação por anciedade. Eu queria muito te dar uma solução e dizer blá blá blá blá... maaass eu tbm sofro de anciedade. as vezes acontece algo.. ai eu digo para alguém: Não to nem ai.... mas no funco eu estou mallll.... Ai penso comigo mesma: Poxa, como eu não queria ligar p isso..... mas parece impossivel. Mas estou tentando uma tecnica, não sei se vai funcionar...
Eu procuro cuidar mais de mim... ex: fazer unha, cabelo, ando sempre arrumada (cada lugar, pede uma roupa, não ando parecendo uma árvore de natal).. mas eu acredito que quando vc cuida mais de vc, a auto-estima eleva, acredito que isso é muito bom, para varios problemas nosso... Nos sentir bonita, nos deixa radiante...
SE VOCE DELEGAR TAREFAS PARA OUTRAS PESSOAS DE CONFIANÃA SE SENTIRA MENOS SOBRECARREGADA
Busque a Deus, o coleque sobre todos seus planos,tenha atitude e reconheça que sua vida pode ser muito melhor se voce tiver uma atitude diferente,vai vi vontades de refazer erros, mas resista, é muito dificil, mas depois voce verá que veleu a pena,fica com Deus.
E boa sorte
Olá, Professora
Você disse que faz tratamento. Tratamento para enxaqueca? Para ansiedade?
Enfim.. é preciso investigar as CAUSAS da ansiedade e também tudo aquilo que tem dificultado a sua mudança de atitude.
Como fazer isto?
Com a ajuda de um profissional.
Investigar e aprender a lidar com as causas (e não apenas com os sintomas) é algo que exige disposição e coragem.
Não sei se você fez ou faz psicoterapia, mas, se não experimentou esta possibilidade, recomendo que considere a possibilidade de procurar um psicólogo (a), pois isto pode ser bastante proveitoso e pode ajudar nesta situação.
Psicoterapia é coisa para pessoas frágeis?
De forma alguma. Ao contrário, é preciso ter muita força e coragem para buscar ajuda e se dispor a lidar com acontecimentos difÃceis da vida quando na verdade o desejo é esquecê-los. Converse com pessoas que fazem ou já fizeram terapia e verá que elas não tem nada de frágeis, ao contrário, são muito fortes.
Fazer psicoterapia significa que sou incapaz de resolver os meus próprios problemas?
à um grande equÃvoco pensar que fazendo terapia não é você quem vai resolver seus problemas. O psicoterapeuta irá ajudá-lo a refletir sobre eles, e assim VOCà alcançará soluções mais criativas e eficazes para solucioná-los.
O processo psicoterápico busca facilitar a procura de si próprio. Este percurso pode ajudar a pessoa a tornar-se mais autêntica na relação consigo própria e com os outros para que assim seja cada vez mais capaz de superar os dilemas, tensões, paradoxos e desafios do viver.
A Psicoterapia também tem por objetivo promover o encontro consigo próprio para assumir a sua existência e projetá-la mais livremente no mundo e, assim, aumentar a autoconsciência, aceitar a liberdade e ser capaz de usar as suas possibilidades de existir.
A Psicoterapia é espaço privilegiado para o crescimento pessoal, desenvolvimento de habilidades e ampliação da consciência de si e do mundo. Trata-se, portanto, de uma importante ferramenta na promoção da saúde, uma vez que o homem é um ser bio-psico-social sempre em busca de si e de um sentido para o seu ser.
*Nota: esta resposta tem mero caráter informativo, mesmo tendo autoria de um profissional da área da saúde, ok?
Espero ter contribuÃdo.