Vocês acham possível interpretar *corretamente* uma poesia?

Ou melhor, existe fórmula ou jeito certo de interpretar uma poesia?

..

Pergunto isso, pq vejo aqui muitos estudantes de letras e literatura pedindo ajuda para interpretar poesias...

Embora isso seja estudado mesmo (eu mesma estou estudando isso)... Sei lá, acho tão surreal tentar interpretar uma poesia!!

Será possível interpretar de forma tão racional e baseado em "regras e mais regras", algo que foi escrito de forma tão pessoal, por um poeta que pensou, sentiu, ou viajou naquelas palavras?

Para mim, interpretar uma poesia é incorrer num erro, e mais do que isso, acredito que cada um dá a uma poesia a interpretação que determina o seu coração, a sua alma, a sua percepção, no momento em que a lê e a sente.

O que você pensa disso?

..

Obrigada às respotas sempre educadas!

Beijos e bom final de semana a todos!! ^^

..

Comments

  • Não creio, podemos sentir a arte poetica em nos, mas interpreta-la, seria como interpretar a alma.

  • oi NAT

    Poesia pra mim é um "sonho", que o poeta nos presenteia, como eu poderia interpretar o sonho de alguém. O que posso e faço é tentar sentir, mas so meu jeito, como vc mesma disse... de acordo com meu estado de espírito naquele momento.

    beijos

  • Quem pede ajuda é porque não entendeu. Ler uma poesia e transportar-se para a alma do poeta, conjugar seus sentimentos, descobrir seus segredos. Racional não lê poesia é irracional.

  • eu creio amiga que so quem escreve uma poesia pode interpretala corretamente beijos

    amiga estou com problemas no pc por isso nao estou participando muito

  • Como se tratam de emoções expostas através de palavras, essas emoções devem reagir no leitor da poesia de maneira muito íntima, então não dá para estabelecer um padrão para interpretar algo tão pessoal.

  • NAT

    Ignoro estudos sobre o assunto, então vai aqui minha opinião de super mega leiga, ok?