Vocês acham possível interpretar *corretamente* uma poesia?

Ou melhor, existe fórmula ou jeito certo de interpretar uma poesia?

..

Pergunto isso, pq vejo aqui muitos estudantes de letras e literatura pedindo ajuda para interpretar poesias...

Embora isso seja estudado mesmo (eu mesma estou estudando isso)... Sei lá, acho tão surreal tentar interpretar uma poesia!!

Será possível interpretar de forma tão racional e baseado em "regras e mais regras", algo que foi escrito de forma tão pessoal, por um poeta que pensou, sentiu, ou viajou naquelas palavras?

Para mim, interpretar uma poesia é incorrer num erro, e mais do que isso, acredito que cada um dá a uma poesia a interpretação que determina o seu coração, a sua alma, a sua percepção, no momento em que a lê e a sente.

O que você pensa disso?

..

Obrigada às respotas sempre educadas!

Beijos e bom final de semana a todos!! ^^

..

Comments

  • Não creio, podemos sentir a arte poetica em nos, mas interpreta-la, seria como interpretar a alma.

  • oi NAT

    Poesia pra mim é um "sonho", que o poeta nos presenteia, como eu poderia interpretar o sonho de alguém. O que posso e faço é tentar sentir, mas so meu jeito, como vc mesma disse... de acordo com meu estado de espírito naquele momento.

    beijos

  • Quem pede ajuda é porque não entendeu. Ler uma poesia e transportar-se para a alma do poeta, conjugar seus sentimentos, descobrir seus segredos. Racional não lê poesia é irracional.

  • eu creio amiga que so quem escreve uma poesia pode interpretala corretamente beijos

    amiga estou com problemas no pc por isso nao estou participando muito

  • Como se tratam de emoções expostas através de palavras, essas emoções devem reagir no leitor da poesia de maneira muito íntima, então não dá para estabelecer um padrão para interpretar algo tão pessoal.

  • NAT

    Ignoro estudos sobre o assunto, então vai aqui minha opinião de super mega leiga, ok?

    Para interpretar corretamente uma poesia acredito ser necessário que o leitor tenha passado por sentimento semelhante ao que o poeta expressa.

    Ninguém sente a dor e a alegria de ninguém outro...

    Um beijo

  • Amiga Nat!

    Sim é possível desde que elas gostem, para aqueles que não vêem muita graça em poesias..... é difícil interpretá-las e entende-las. Não digo que é porque a inteligência seja inferior ou algo parecido, nada disso, é que realmente aquilo que não nos interessa, não encontramos vontade em ler e repensar. E como podemos mudar esta situação? Será possível que algo que não nos atrai possa nos convencer a estudar sobre? Acredito que sim! Temos que gostar e sentir o que nos toca a alma...e as poesias ajudam na interpretação de texto, são obras de antigos autores extremamente importantes para a literatura brasileira... devemos pensar em o que realmente será bom para o nosso bem estar psicológico. Gosto de poesias e felizmente as poesias fazem parte de muitos momentos de minha vida, seria bom se todos tivessem paciência para ler e interpreta-la com o coração.......e sugar as palavras com emoção de quem a escreveu!!!!!!

  • Eu acho um pouco dificil, pq as poesias demonstram as emoções de quem as escreve, e nem sempre dá pra saber o que ele tava sentindo quando escreveu, tem poesias que , assim como a biblia possui uma dezena de interpretações!

  • Sempre é possivel. cada poema tem sua interpretação

    e todas são corretas, visto que muitos deles nos fazem viajar

    e a mente humana não é coerente. Assim como um grupo de pessoas podem ver uma mesma paisagem e cada uma focar em um detalhe. o poema é igual cada um viaja em uma emoção diferente. Por isso que pra mim todas as interpretação são corretas e cada poema pode nos levar a uma emoção mais profunda.

    http://leilanelopes26.spaces.live.com/

  • Eu não sei...sinceramente não sei interpretar ,acho que se ler com atenção cada um interpreta de um jeito ,mas o que o autor msm quiz passar...fica um pouco difícil.

    As vezes a poesia é mais simples e dai eu gosto mais...

    Abç !

Sign In or Register to comment.