Conceitos de dinâmica, tenho uma duvida cruel!?

Um sistema mecânico é formado por vários corpos puntiformes, quando se pergunta:

Qual a intensidade da força resultante no sistema?

Posso entender que a intensidade da força resultante solicitada é a intensidade da resultante das FORÇAS EXTERNAS que atuam individualmente em cada um dos corpos do sistema?

Sim ou não, caso a resposta seja não me corrija e justifique conceitualmente

Comments

  • É sim, mas lembre que é a SOMA dessas forças externas sobre cada objeto. Mas se fossem milhões de objetos, como você faria? Simples, isso é resolvido com estatística, calculando uma média das forças para ter-se a resultante, isso é a base da termodinâmica.

    Mas no caso de poucos objetos, é só 'somar vetorialmente' cada força externa sobre cada objeto do sistema.

  • NÃÃAÕOO!!!!!!!!!!!1) Força resultante e o somatório de todas as forças que agem em um corpo, considere um bloco em uma mesa quando voçê empurra esse bloco para direita vç esta aplicando no bloco um força F para direita, no entanto há uma força contrária a esse movimento a força de atrito para ( esquerda). pela segunda lei de newton F=M.A temos que a aceleração tem o mesmo sentido da aplicação da força resultante F, daí que o bloco se moverá para a direita pia essa força é maior do que a força de atrito derivando temos;

    Fr=m.a

    F-Fat= m.a

    ou seja será a resultante no bloco será a força F( que vç aplicou no bloco ) menos a força de ( atrito contrária ao movimento)

    A força resuntante e aplicada ao conjunto ou seja a todos os corpos juntos com se fossem um só corpo. e não em apenas um. E por isso que se chama força resultante!!!!!!!!!!

Sign In or Register to comment.