Quando vou poder sacar meu FGTS? Ele ficando na caixa tem algum juro?

Pedi demissão do meu trabalho. O FGTS vai ficar retido na caixa porque fui eu quem pedi as contas, mas quando vou poder retirar esse dinheiro?

Comments

• Olá!

O saldo da conta vinculada do FGTS é corrigido mensalmente com base na taxa utilizada para as cadernetas de poupança com aniversário no 1º dia de cada mês, e também sofrem a incidência de juros, que podem variar de 3 a 6% ao ano.

Além da despedida por justa causa e da extinção da empresa, as outras situações que permitem o saque do FGTS são:

1. Permanecer, por 3 anos ininterruptos, fora do sistema do FGTS (isto é, 3 anos desempregado, ou sem recolher FGTS, ou trabalhando como servidor público)

2. Aposentadoria

3. Necessidade pessoal em razão de calamidade pública ou estado de emergência no Município de residência do titular

4. Titular atingir 70 anos de idade

5. Ser portador de AIDS ou ser acometido de câncer

6. Utilização para aquisição de casa própria (o valor do saque é limitado, e a pessoa não pode ter nenhum imóvel em seu nome).

7. Morte do titular (o saldo é levantado pelos dependentes, ou, na ausência destes, pelos sucessores).

Se você tiver outras dúvidas, acesse o site da Caixa, é bem didático:

http://www.caixa.gov.br/fgts/index.asp

Boa sorte!

• Se vc for portador de HIV, Cancer em fase terminal ou se aposentar.

• Guarde a papeleira de sua demissao, apos 3 anos vc podera sacar seu fgts se tiver com a papeleira em mao ou senao nao podera sacar, se vc quiser deixar na caixa mesmo, apos estes 3 anos sera adicionado ao valor 0.67% ao mes, que e o mesmo que o rendimento de uma conta poupança.

• Ratifico a resposta do Ricardo e emendo: toda conta do FGTS, mesmo inativa(é o seu caso), recebe mensalmente a parcela correspondente aos juros e correção.

• a empresa ou organização em que você trabalhava tinha que ter lhe informado

liga lá e descubra

e não paga juros se ficar na caixa econômica federal não

Sign In or Register to comment.