Pra você, qual a melhor época do ano para se fazer uma boa observação do céu?

Pra mim é essa que estamos. É quando eu consigo ver Orion, por exemplo, que eu gosto muito. Entre outors como Marte, Cruzeiro do Sul...

Update:

Observação com uso de aparelho. Teléscópio, binóculo...

Comments

  • Eu gosto mais do céu de Verão. Entre Dezembro é Março, é quando podemos observar as constelações mais brilhante, logo no inicio da noite:

    • Órion, Cão Maior, Gêmeos, Touro, Perseu, Cão Menor

    A meia-noite nós podemos ver outras constelações brilhantes

    • Cruzeiro do Sul, Centauro, Ursa Maior

    Com um pouco de boa vontade, no entanto, ainda encontramos uma nebulosa difusa, a Nebulosa de Órion – M42, e vários aglomerados abertos de estrelas:

    • M45 - Plêiades

    • Mel 25 – Hiades, a “cabeça” do touro, na constelação de Touro

    • Cr 70 - Três Marias

    • M41 – Aglomerado aberto ao sul de Sirius

    • NGC 4755 – Aglomerado da Caixinha de Jóias, no Cruzeiro do Sul

    • M44 – Aglomerado do Presépio, em Câncer

    Com o auxilio de um binóculo podemos observar alguns dos aglomerados globulares mais brilhantes:

    • Omega Centauri – NGC 5139

    • 47 Tunacae – NGC 104.

    Mas tambem gosto do céu de Inverno. Entre Junho e Setembro, é quando podemos observar, logo no inicio da noite, aglomerados abertos, famosos, como o M6 e M7 - Em Escorpião. Tambem é nessa época que podemos apreciar a faixa leitosa que corta o céu em um espetáculo de milhões de estrelas, a Via-Lactea, logo no inicio da noite.

  • Depende da região do país. Em geral épocas secas e frias são as melhores, mas não pode ser tão seca quanto o centro-oeste onde levanta muita poeira no ar e tem as queimadas. No sul, onde eu moro, é no inverno que o céu fica mais cristalino, principalmente após a passagem de uma frente fria que vem o ar frio e seco atrás. Uma chuva rápida é bom para limpar a atmosfera, mas não pode ficar muito úmido e abafado.

    .

  • As madrugadas de inverno, que oferecem um bom campo de visão e costumam ser mais claras.

    Além disso, demora mais a amanhecer :D

    Abraços! Se quiser se corresponda comigo sobre Astronomia: [email protected]

  • No Verão é a melhor época para ver o céu porque não á tantas nuvens!

    Mas pesquise os acontecimentos como eclipses....

    Voce vai achar o dia, hora exacta, ano....

    Xau

  • Em janeiro pois da pra observar: orion, cao maior, touro, cao menor, gemeos, auriga, perseu, carina, pupis, vela e etc...

  • nas estações de inverno e outono quando a terra esta mais distante do sol(com preferencia ao inverno),pq quando esta mto perto como no verão o brilho e luz do sol ofusca a luz de outras estrelas.

  • Chiquérrimo, eu prefiro o inverno. Não há tantas estrelas esplendorosas como no verão, mas o ar é mais seco e não há tantos mosquitos. Beijos, flores nos vasos.

  • Eu sempre achei que as noites claras de inverno são lindas. Apesar de eu não gostar de frio.

  • Gosto de todas as estações pq cada uma tem uma nova tendencia de modaa para seguiir e gastaar mtoo!!

    Mas axu q para observar o céu... Qlqr uma de noite, pq de dia tem mtoo sol as vezes e dóói o olho!

  • Prefiro ver a noite mesmo!

Sign In or Register to comment.