Teoria dos conjuntos?

No colégio X, fez-se uma pesquisa com duas perguntas apenas: Gosta de Física? Gosta de Química?

86 responderam sim à primeira pergunta; 75 sim à segunda; 23 responderam sim às duas, e 42 responderam não às duas. Quantos alunos o colégio possui?

( Eu tentei resolver da seguinte maneira:

c=42

a = 86-23 a=63

b = 75-23 b=52

a+b+c=157 errado~~)

A resposta é 180 alunos, porém eu não consigo resolver. Alguém pode me dar uma ajuda?

Comments

• Você deve somar 4 coisas:

sim, sim

sim, não

não, sim

não, não.

No caso, você esqueceu de somar o "sim, sim"

• Vamos lá.

Você só tem que saber que a Escola tem gente que diz sim para uma matéria, outra diz sim para a segunda matéria. Da mesma forma, uns dizem não para uma matéria e outros não para a outra.

Note que a quantidade de alunos dessa escola é igual aos que disseram sim para a primeira matéria + os que disseram sim para a segunda matéria + os que disseram não para a primeira matéria e + os que disseram não para a segunda matéria. Assim você teria:

N(A U B) = N(A) + N(B) - N(A intercessão B), em que N é o número de elementos, A é a primeira matéria e B é a segunda matéria.

Assim, você terá:

N(A U B) = 86 + 75 + 42 - 23 ----> a sequência é esta: número de alunos que disseram sim à primeira matéria (86) + número de alunos que disseram sim à segunda matéria (75) + número de alunos que disseram não às duas (42) - número de alunos que disseram sim às duas (23). Note que esses 23 disseram sim às duas, mas eu já tinha a quantidade dos que disseram sim à primeira (86) e à segunda (75). Então eu tenho que tirar esses 23 p'ra não contar em dobro, ok?

Assim:

N(A U B) = 86 + 75 + 42 - 23 = 180.

OK?

Adjemir.

• É simples: você usa aquele fórmula N(A u B) = NA + NB - N(A int B). Ao fim você soma com os que responderam não às duas. Ou seja, o número N será:

N = 96 + 75 - 23 + 42

N = 180.

Pronto!!!!

• Bom... o que você está fazendo está correto, porém você só diminuiu o 23 dos dois que responderam sim e não somou depois.

Fica assim:

c = 42

a = 86-23 = 63

b = 75-23 = 52

a + b + c + 23 = 180

Sign In or Register to comment.